JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 06 de abril de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Raquel Ribeiro #FICADICA 22/03/2020

TODOS JUNTOS

Está bonito de ver órgãos públicos e privados ligados à área da saúde se organizando para atender a TODA população sem distinção. Um verdadeiro esquema de guerra está sendo colocado em prática para conseguir atender a toda demanda dos infectados da Covid-19 em Uberaba. Os hospitais e clínicas de atendimento eletivo, serão divididos por especialidades para que todos tenham atendimento e assistência em qualquer tipo de doença sem qualquer distinção. Ainda será divulgado oficialmente como ficará esta divisão, o que se sabe é que todos estão trabalhando para conseguir atender a demanda da nossa cidade e região. Gestantes, Cardíacos e Pacientes Infectados com Covid-19 cada um terá um local específico de atendimento que em breve será divulgado. A todos os profissionais da saúde envolvidos nos trabalhos, fica aqui nossa torcida e sincero agradecimento. Aos leitores desta coluna, caso tenham doenças pré-existentes ou uma idade um pouco mais avançadinha, curtam o conforto do seu sofá, deixem que os jovens saiam quando necessário e se precisarem jogar conversa fora, eu estou aqui, eu sempre estou por aqui!
 
ORGANIZANDO TUDO
Para a rainha da organização, uma temporada em casa significa: mutirão da organização! Duvido que você não tenha uma gaveta de escritório para organizar, um armário de tranqueiras para se livrar e desocupar espaço. Todo mundo tem! Conversei esta semana com as minhas amigas da @tudoorganizado.com.br e a dica de hoje é delas. Que tal começar pelos armários de roupas? Separe as peças que já não servem mais. Separe também aquelas que precisam de pequenos reparos. Depois separe as roupas por tipo: camisetas manga curta, camisetas manga longa, pijamas, calças, e assim por diante. Acomode em gavetas e prateleiras, dividindo por cores. Para as peças que amassam muito, providencie cabides. Guarde sempre o que for conjunto, junto. Ao final não se esqueça de etiquetar as gavetas e prateleiras, isso facilita e muito a manutenção da arrumação. E se você quiser arrasar e otimizar espaço, pode utilizar na hora de dobrar as peças, gabaritos de dobras que as meninas da @tudoorganizado.com.br tem disponíveis para venda com entrega à domicílio. 
 
 
TEM DESAPEGO AI?
Se você resolver mesmo seguir a dica e organizar a vida, com certeza vai ter por ai uma caixinha do desapego. E se por acaso estiver por ai alguns itens em bom estado que você não queira mais, o pessoal da Associação de Acolhimento ao Idoso Anjos do Bem de Uberaba quer. Eles fazem um trabalho muito bacana, tem um bazar permanente que funciona através das doações das pessoas. Então se você separar uma sacolinha por ai, seja o que for: utensílios de cozinha, roupas, roupas de cama, sapatos, objetos de decoração, brinquedos ou materiais escolares e estiverem em bom estado é só ligar que eles vão buscar.  É um bom jeito de passar esse período de isolamento, organizando sua casa e ajudando a quem precisa. 
 

UMA CIDADE DE SUCATA
Esta é a nova onda e uma verdadeira distração para os dias de descanso forçado. Uma maquete de uma cidade feita com material reciclado, tinta, papel, isopor e muita criatividade. Como não sabemos quanto tempo vamos ficar nesta vibe Covid-19, lá em casa a criançada começou e está a todo vapor na construção de uma cidade feita com muita habilidade manual e criatividade. Uma dica muito boa para os pequenos que não são tão pequenos assim. Eles ocupam o tempo e ainda soltam a imaginação, isso sem contar o quanto eles se divertem e podem ver o que é essencial em uma cidade para que eles possam sobreviver. Hospital, escola, banco, empresas, casas, prédios, vale tudo. Quanto mais lugares, maior o desafio de projetar e caber tudo em um metro de isopor, isso sem contar no trabalho de construir tudo com muito capricho e criatividade.
 
 
PLAY LIST
Que tal organizar suas playlists? Descobrir canções novas e melhor ainda, fazer uma playlist de tocar o coração? Eu sou suspeita, faço playlist para tudo e para os mais especiais no meu perfil do Spotify. A música tem o poder de acalmar, trazer belas e inesquecíveis recordações, além de ser uma bela porta de entrada para quem quer ganhar o coração de alguém. Então, jovem, se você tem aquela pessoa, e em tempos de Covid não tem o que fazer, faça Aquela Playlist, compartilhe e quem sabe dá bom? Se não der, é porque não era para ser, a fila anda, pelo menos você se divertiu e criou uma playlist que tocou o seu coração e quem com certeza tocará o de alguém. 
 
 
ANTES DE PARTIR
Na última sexta-feira uma super amiga me indicou um filme que é a minha cara! Balancei a cabeça e quis saber tudo dobre o tal filme. Já devo ter assistido ele pelo menos umas 3 vezes, porque sou dessas, quando gosto assisto até gravar as falas do filme. O longa chama-se Antes de Partir e eu assim como os meus, recomendo e assino em baixo. Talvez este filme fale muito do que sou a alguns poucos anos, uma lista do que não posso morrer sem realizar eu vou cumprindo, sem muita pressa, mas vou ticando ela, ano a ano. Mas principalmente, no filme tem um pedido, e quando faço ele as pessoas que mais amo, elas sempre acham que estou de deboche e assim como o protagonista do filme, não tenho como retribuir o que algumas pessoas fazem por mim, então, ao invés de pedir a elas, tento fazer com que elas façam uma única e essencial coisa na vida: Encontrem a alegria de viver! Quer saber? É maravilhoso ver, mesmo as pessoas mais difíceis, aos poucos, bem aos poucos se renderem a alegria de viver. E é cada jeito estranho de ser feliz que a pessoa tem, que me dá até medo, mas o que seria do amarelo se todos gostassem do azul, não é mesmo? Tá ai, um filme que eu recomendo, não só para assistir mas para refletir e colocar em prática: Antes de partir. Não se preocupe, você vai se emocionar, mas vai gargalhar também. Não tenho vocação para em tempos de reclusão passar dica um filme triste e sem graça. Assista e quem sabe você também não resolva encontrar a sua verdadeira alegria de viver!
 
DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia