JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 17 de outubro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Raquel Ribeiro #FICADICA 07/07/2019

TIPOS DE UNHAS
Desde muito pequena ouço que unha de mulher bonita é unha com formato arredondado. Confesso que nunca liguei a mínima pra isso, e sempre deixei as minhas bem quadradinhas, até que um belo dia... Descobri o Brasil! Unhas, quando estão quebrando muito, se modeladas no formato arredondado, quebram menos. Foi então que resolvi arredondar as minhas e pesquisar sobre os formatos de unha. Na verdade, são vários formatos diferentes que podem se adequar às suas necessidades e ao seu estilo. Uma cultura que parece inútil, mas depois de descoberta, se torna uma informação útil e a favor da beleza. Escolhi os cinco formatos mais comuns para explicar um pouco melhor para vocês. São eles:

Unha oval
É o formato mais aconselhável, pois oferece maior durabilidade e para quem gosta de unhas compridas, pois tendem a crescer mais. É indicado para mãos pequenas e gordinhas.

Unha quadrada
É o formato mais pedido nos salões de beleza, desde que a pessoa tenha uma unha bastante forte, pois tem bastante facilidade de quebrar nos cantinhos durante as atividades do dia a dia. Esse tipo de unha é ideal para dedos compridos e fininhos.

 

Unha quadrada com cantos arredondados
Esse tipo de formato de unha é ideal para quem curte beleza e praticidade, pois esse tipo de forma ajuda a proteger as unhas para não quebrar nos cantinhos e nem nas pontinhas.

Unha redonda
Esse tipo de formato é ideal para quem tem unhas fracas e que só vive quebrando. É uma ótima opção para quem gosta de deixar as unhas sempre curtinhas. Combina com todo tipo de esmalte, e esse tipo também se ajusta naturalmente com o estilo dos dedos.
 
 
Unha pontiaguda
Esse tipo de unha é exclusivo das celebridades. Conhecida também como stiletto, é o formato mais queridinho das famosas, pois permite alongar os dedos. No entanto, prejudica bastante nas atividades diárias por conta de sua ponta. É ideal para quem tem unhas bem fortes e longas.
 
 
Gostou? Que tal tentar aplicar o melhor formato para seu estilo de vida, harmonizar suas unhas com o formato das suas mãos e dedos, um segredinho de beleza que não custa nada e pode ser um charme a mais para você arrasar por aí.
 

Esta semana a mulherada ganha mais uma opção para turbinar o closet. Divina Flor inaugura loja, no próximo dia 12, no Praça Uberaba Shopping e vem trazendo peças para quem tem bom gosto, independente do estilo. Divina Flor é, com certeza, a melhor opção para a mulher moderna e antenada.
 

ROTEIRO DE BRINCADEIRAS É COISA SÉRIA E ÚTIL 
As férias estão chegando e uma das coisas mais complicadas é arrumar atividade para a criançada neste período. As férias são mais curtas, às vezes, não dá para viajar, mas o tempo da garotada precisa ser preenchido. E faça-me o favor, preencha-o com qualidade. Brincadeiras criativas, fora da rotina, que são prazerosas. Atividades que realmente marquem a infância. Para isso, é preciso ter uma mente um pouquinho criativa, mas se você não tem, não se preocupe, eu tenho para mim, para você e para a torcida do Flamengo. Que tal uma receita de bolo deliciosa, ou então uma oficina de fazer docinhos que depois podem ser vendidos na vizinhança. Que tal uma oficina de pipa ou então um pega de carrinho de rolimã? Ainda não é isso... que tal uma guerra de bexiga de água, torta na cara, ou uma tarde de jogos de tabuleiro? Aposto que pelo menos uma dessas atividades suas crianças vão adorar. Não se esqueça da caça ao tesouro, do gato mia e do stop. E se você gostou, que tal fazer um esqueminha? Tipo esquema de estudos para as provas finais só que de atividades bacanas para as férias. Aposto que seu filho vai adorar e você também vai acabar se divertindo. Mas, cuidado, corre o risco de você acabar gostando um pouco mais do que as crianças. 
 
 
MÃOS À OBRA! 
Ainda nesta pegada de férias escolares, que tal uma das brincadeiras se tornar coisa séria e saudável? Junte a criançada para pôr a mão na massa, ou melhor, na terra e fazer uma mini-horta em casa. E se você tem um espaço micro, super-resumido, não tem problema. Para tudo nessa vida tem jeito, só não tem para a morte. Com criatividade e boa vontade você consegue uma hortinha, que seja na beira da janela da cozinha. E para os que gostam de esquentar a barriga na beira do fogão, não há nada melhor que temperos fresquinhos. Então, deixa essa preguiça de lado, guarde todas as desculpas na caixinha, junte a criançada e mãos à obra. 
 
 
Veja onde há luz natural
É importante encontrar um local onde tenha bastante luz, vale qualquer lugar, pode ser uma laje da casa, um quintal, uma varanda ou até mesmo o parapeito de uma janela. O importante é ser um local que você vá todos os dias, para que consiga sempre ver a horta. Envolva a criançada nesta escolha, tudo vira brincadeira e distração.
 

 
Use recipientes para fazer canteiros
Um dos pontos a serem ressaltados em uma horta caseira é que não precisa ter terra no chão. É possível usar praticamente qualquer recipiente: caixote de feira, baldes plásticos e caixas de isopor. Até gavetas de madeira podem virar canteiros, use e abuse da criatividade e principalmente deixe a imaginação solta, pinte os recipientes, enfim invente moda.
 
 
Encontre a espécie mais adequada para plantar
Não adianta plantar rúcula se você ou ninguém da sua casa come este vegetal. Além disso, é importante levar em conta a geografia do espaço que se tem disponível para a seleção. Plantas como hortaliças, temperos e aromáticas exigem pelo menos 5 horas de sol direto por dia. Ou seja, é preciso de um espaço que receba luz mais constante e que isso não se torne um empecilho. Se sua casa não recebe tanta luz, dê um google e pesquise espécies mais resistentes e faça experiência. Também não vá querer plantar alface dentro de uma caixinha de leite, ela precisa de mais espaço. 

 
Sempre cubra o solo com matéria orgânica
O solo precisa estar sempre coberto com palha, folhas secas e restos de poda. O solo que fica exposto perde a umidade. Se você fez cenoura no almoço, jogue a casca dela em cima da sua hortinha, isso funciona, vai por mim. Mas não se esqueça de fazer a compostagem (confira no próximo Fica a Dica).
 
 
Não se esqueça da água
É preciso regar a planta todos os dias. É importantíssimo ter cuidado para não exagerar nas doses de água. E para não errar, aí vão duas dicas preciosas de vovó: para saber se a água foi suficiente, coloque a mão na terra. Outra dica superimportante é: regue sua horta ou no fim do dia, ou bem de madrugadinha, quando o sol está nascendo. Não sei muito bem o porquê disso, mas posso garantir que é sucesso. Mitos de vovó que se levados a sério fazem um vantajão na hora da colheita.
 
 
Adube com regularidade
Este é um passo muito importante para manter a planta bem nutrida.  A cada 20 dias a terra precisa ser revestida com composto orgânico, húmus de minhoca ou bokashi. 
 

 

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia