LARISSA PRATA

Um inverno infernal em meio à efervescência dos dias atuais

Larissa Prata
Publicado em 20/06/2020 às 08:28Atualizado em 18/12/2022 às 07:12
Compartilhar

Chegamos ontem ao inverno. Se bem que parece que já estamos há tempos vivendo um inverno infernal em meio à efervescência dos dias atuais, tão modernos quanto líquidos, como bem definiria Zygmunt Bauman – e aqui vai uma “nota de rodapé” para quem não conhece o filósofo polonês, pai da expressão “modernidade líquida”, como é chamada a atualidade globalizada, quando os relacionamentos interpessoais se tornam fluidos e tudo é tão efêmero quanto desconstruído (e não no bom sentido) para pessoas sem tempo para nada, atingindo não só o tête-à-tête como tudo aquilo que conhecemos da forma como conhecíamos, como a cultura, o trabalho e também o amor, entre outras definições que perderam os limites do senso comum e transbordaram em sua própria volatilidade.

O descrédito em pessoas e instituições tem afetado tanta gente, tomada de decepções e tristeza, reforçando a parte da sociedade que está adoecida, não por Covid-19, mas pela liquidez também de sentimentos e crenças. Tudo se esvai e deixa tão embaçada e míope a visão de quem até tenta, mas muitas vezes não consegue se desfazer de um sentimento nietzschiano sobre o futuro.

É exatamente em momentos como esse que devemos deixar florescer dentro de nós a gratidão. Sempre que se sentir triste, lembre tudo de bom que a vida lhe deu. Ao invés de lamuriar sobre o que perdeu, lembre-se do que de bom aconteceu, dos momentos felizes. Quanto mais pessoas entenderem a liquidez onde estamos vivendo, mais pessoas despertarão para a necessidade urgente de criarmos um mundo novo.

Afinal, tanta criança nascendo, crescendo, que um dia se tornarão adultos... como será a realidade deles quando chegarem às idades que temos hoje? Essa é uma pergunta que me faço com enorme frequência, principalmente quando olho nos olhos dos meus sobrinhos e afilhados, totalmente alheios à loucura dos dias atuais e, portanto, cheios de esperança e certezas. Façamos por eles e por todas as crianças que estão passando conosco por esse momento tão delicado que estamos vivendo. As crianças são sempre a esperança de um futuro melhor, mais respeitoso, mais bonito e melhor. Invistamos nelas nosso tempo, afinal, não tem liquidez maior do que a do próprio tempo.

Não por acaso, a coluna de hoje está repleta de crianças lindas, crescendo ou crescidas, para renovar em todos nós sentimentos de leveza e construção de um amanhã mais bonito que o hoje que estamos vivendo.

Coluna de hoje com destaque especial para o advogado Matheus Hiromu Komori Moreira, que encheu os pais, Lúcia e nosso amigo Francisco, de orgulho pela carteira da OAB. Sucesso!

ENLEVO PHOTO STUDIO

O clique mais fofo que vocês vão ver hoje! Príncipe Francisco Ribeiro Pagliaro corujando a irmã, Maria Antônia. Fofurômetro explode!

Wagner Pinheiro

Beleza em dose dupla para os irmãos Max Jr e Anne Magalhães, aniversariantes de junho que recebem o abraço (virtual) carinhoso da coluna.

Arquiteta Juliana Almeida comemorou sua data especial no dia 17 bem agarradinha aos filhos, Bernardo e Maria

Foto linda de Luiz Pessoa e Camila Nascimento com a doce Luiza, que nasceu no dia 31 de maio. Felicidades mil à família!

Isadora Miziara e a princesa Luísa em clique florido e cheio de amor pelas lentes de Marise Romano

CECÍLIA LEITE

Queridos Ana Carla e Dudu Remiggi à espera de Lis, que chega para alegrar ainda mais toda a família.

Babi Magela

Mariana Gobbo à espera de Luca em clique lindo da querida fotógrafa Babi Magela

MARISE ROMANO

Maria Teresa Araújo Oliveira Silva e Sousa, no auge da beleza de seus 16 anos recém-completados no dia 14.

Vovó Sônia Silva paparicando o netinho, Benício, na quarentena

Ismar Vicente (Marão) recebe os aplausos da coluna pelo niver amanhã, ganhando o carinho da mãe, Natália, e de seus irmãos, Gladys, Adilson, Adriana e Andreia.

Craque Raul Borges ganhou parabéns palmeirense da mamãe Licarla para comemorar seus 6 aninhos. Parabéns!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por