JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 06 de abril de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Alexandre Pereira CÁ ENTRE NÓS 24/03/2020

Posicionamento
Sobre o fechamento dos consultores particulares em Uberaba, o médico Nilo Peçanha dos Santos declarou que a suspensão do atendimento ambulatorial em Uberaba segue orientações da ANS, Anvisa e do CRM, visando evitar a circulação do novo coronavírus. O atendimento para casos de urgência será mantido normalmente nos diversos pronto-atendimentos. Seria válido que a população evitasse procurá-los em casos simples. Essa atitude evitará aglomerações e, sobretudo, o risco de contaminação e transmissão do coronavírus a funcionários e médicos das clínicas e consultórios. A suspensão irá gerar um impacto financeiro nos profissionais, mas nada é mais valioso que preservar vidas com essa atitude.

Posicionamento
A Prefeitura respondeu às reclamações sobre a exposição dos servidores ao risco de contaminação da Covid-19 ao se deslocarem para o trabalho no Centro Administrativo, apesar da suspensão do atendimento ao público. Destacou que o gestor de cada secretaria tem autonomia de organizar sua equipe para evitar aglomerações durante o trabalho, seguindo as determinações dos decretos e observando as regras de higiene, prevenção, distanciamento, uso de equipamentos, orientação, ventilação natural do ambiente, número reduzido de trabalhadores, dentre outras regras de segurança e proteção de saúde. Também já estão liberando para o trabalho home office e rodízio, para reduzir a quantidade de pessoas no mesmo local.

Mais
Só ontem o Sindicato dos Servidores Municipais defendeu o fechamento imediato de todos os setores onde há serviço administrativo interno. Foi pedido ao prefeito Paulo Piau que reveja essa decisão, já que o risco de contaminação é real, considerando que esses servidores têm que sair às ruas para ir trabalhar. E apontou sugestões para minimizar a presença do servidor nos prédios da Prefeitura, como liberar férias regulamentares, férias-prêmio, rodízio, redução de carga horária e ainda: manter um percentual mínimo para os serviços considerados essenciais para não comprometer o funcionamento da administração municipal.

Descontentamento
Usuários com mais de 60 anos mostraram descontentamento ao chegar às unidades de saúde e não encontrar mais vacinas contra a gripe em Uberaba. Um desses locais foi a UBS Dr. Valdemar Hial, no bairro Tancredo Neves. Novo estoque deve chegar nas próximas horas.

Apelo
Presidente da Câmara Municipal, Ismar Marão, fez novo apelo aos uberabenses para que permaneçam em casa. Também pediu aos proprietários de estabelecimentos comerciais que não estão autorizados a funcionar que fechem as portas. Só assim conseguiremos amenizar a Covid-19 em Uberaba.

Uso do fundo
A bancada do partido Novo em Brasília apresentou projeto destinando recursos do Fundo Partidário e Especial de Financiamento de Campanha para minimizar o impacto da crise decorrente da Covid-19. Outra proposta é a liberação do saque dos trabalhadores do valor total do FGTS.

Opinião do leitor
Aleff Madruga declara que em 2016, quando entrava para o serviço público estadual, como professor designado, criticou a postura e a falta de respeito com a categoria por parte do então governador Fernando Pimentel, do PT. Ele acredita que em 2018 os professores foram fundamentais na vitória do governador Romeu Zema, do Novo. Porém, é lamentável que mais uma vez a Educação e seus profissionais sejam colocados em segundo plano pelo governo, quando deveriam ser tratados como prioridade.

Está valendo
A Câmara Municipal de Miguelópolis (SP) aprovou e a prefeitura decretou, na sexta-feira (20), estado de calamidade e situação de emergência em saúde, por conta do novo coronavírus, proibindo turistas. Os três acessos à cidade foram bloqueados com cones e fiscais da prefeitura fazem o monitoramento. A exceção é para aqueles que possuem casas ou ranchos no município, sendo necessário comprovar a propriedade. O turista ficará sujeito à multa de R$1.210,00. Também será registrado boletim de ocorrência a ser encaminhado ao Ministério Público.

Foto/Reprodução


No último fim de semana, os turistas foram proibidos de entrar na cidade e na praia artificial, principal ponto de lazer, fechada inclusive para moradores

Ti-ti-ti
- Rede de lojas de materiais de limpeza limitou a venda de álcool gel em três unidades e máscaras em duas, recebendo elogios dos clientes.
- Abaixo-assinado começou a circular nas redes sociais pedindo a adesão das pessoas à proposta de usar os recursos do fundo partidário e eleitoral na prevenção e combate à Covid-19.
- O presidente Beto Monteiro recebeu decreto do prefeito de Delta comunicando o fechamento do Uberaba Country Clube, cumprindo determinação da Secretaria da Saúde para combate ao coronavírus.
- Circula nas redes sociais pedido de apoio às famílias que trabalham no circo instalado no interior do Parque de Exposições Fernando Costa, que suspendeu os espetáculos por causa do coronavírus. São 45 adultos e 15 crianças que necessitam de gêneros alimentícios.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia