JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 17 de setembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Alexandre Pereira CÁ ENTRE NÓS 10/09/2019

Em chamas
No sábado (7), os céus de Uberaba ficaram tomados pela fumaça de queimadas, em plena luz do dia. Praticamente todos os dias, os Bombeiros são obrigados a atender ocorrências de incêndios na zona rural, inclusive ontem. E quem paga a conta é a população, principalmente crianças e idosos, com problemas respiratórios. Os envolvidos direta e indiretamente devem ser responsabilizados pela prática desses incêndios.

Cruzada por Uberaba
Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Assis, postou nas redes sociais que o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte já é o primeiro no País a adotar o regime especial de entreposto aduaneiro, que permite o armazenamento de mercadorias e produtos importados em local alfandegado credenciado pela Receita Federal. Ele lembra que em 2013 alertou o prefeito Paulo Piau sobre ZPE e Aeroporto. É que vislumbrava algo semelhante para a cidade. Mas ainda dá tempo, afinal Uberaba é a única ZPE de Minas capaz de abraçar esse desafio no Triângulo Mineiro, mas deve tomar cuidado, pois pode perder para o município vizinho.

Previna-se
Depois de quatro semanas sem registros, Boletim Epidemiológico de ontem da Secretaria Municipal de Saúde mostrou dois novos casos suspeitos de dengue em Uberaba. Até agora, foram causadas duas mortes pela dengue em Uberaba e 18 na cidade vizinha de Uberlândia.

Uberaba está em todas
A partir de hoje, Uberaba realiza, simultaneamente, o 10º Encontro de Pesquisa em Educação, o 5º Congresso Internacional Trabalho Docente e Processos Educacionais, o 7º Seminário de Formação de Professores e 4ª Conferência Internacional de Formação de Professores, o 1º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica e a 5ª Reunião Anual da Rede de Estudos sobre Educação (REED). Os eventos são organizados pela UFTM, IFTM e Uniube. A abertura oficial será às 19 horas de amanhã, no auditório Esmeralda, no prédio da reitoria da UFTM, com entrada gratuita aos interessados, com palestra do professor Juan José Mena, da Universidade de Salamanca, na Espanha.

Cruzada por voos
Ex-presidente da Aciu, Manoel Rodrigues Neto, declara que o aprendiz de governador Zema (Novo) poderia copiar a ideia de João Dória (PSDB) para ampliar os voos em Minas Gerais. A redução do ICMS sobre a querosene de aviação possibilitou a criação de 467 novos voos no estado de São Paulo, inclusive do Aeroporto de Congonhas a Uberaba.

Mais transparência
O IFTM acatou recomendação do Ministério Público Federal de Uberlândia para disponibilizar em seu portal na internet os relatórios de produtividade dos professores. Os planos individuais de trabalho de cada professor também estão disponíveis para consulta. A instituição de ensino conta com unidades em Uberlândia, Uberaba, Campina Verde, Ituiutaba, Patos de Minas, Patrocínio e Paracatu. As publicações estão sendo feitas nos sites de todos os campi, incluindo a página da própria reitoria.

Assim não dá
O publicitário Edsey Quinello conta que está acontecendo um fato repetido na avenida General Osório, onde ele reside: construtora “rasgou” a via para implantação de alguma rede, mas não consertou os buracos, e o vento sopra a poeira na direção das casas. Os responsáveis deveriam ter mais respeito com os vizinhos, usando o caminhão-pipa durante a execução da obra. Há 2 anos, aconteceu o mesmo problema, diz o publicitário, prometendo desaguar o caso na Promotoria do Meio Ambiente.

Negociações
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção realiza assembleias, a partir de hoje, visando fechar os acordos salariais de 2019/2020. Às 10 horas, a reunião com os operários da Dahma; às 17 horas de amanhã, com os segmentos de cal e gesso, e às 18 horas de quinta-feira (12), com os trabalhadores das indústrias de cimento.

A cidade parou
O prefeito de Pratinha, John Wercollis, decretou luto oficial pela morte da médica Camila Araújo Faria, filha do ex-prefeito Toninho. Ela faleceu em acidente no domingo (8) na BR-262, entre as cidades de Campos Altos e Ibiá. Ontem, aquela prefeitura e repartições municipais fecharam as portas.

Reprodução


Camila era nutróloga e atendia em consultório particular e na UPA de Araxá, além de atuar no suporte avançado da concessionária Triunfo

Ti-ti-ti
- Os alunos concluintes dos cursos das Engenharias (todas) e da Saúde (todos, exceto Terapia Ocupacional) vão realizar o Enade neste ano. As provas serão aplicadas no dia 24 de novembro.
- Com fôlego em dia, Piau e assessores completaram a Maratona de Mountain Bike do Triângulo Mineiro, disputada em Peirópolis, no fim de semana.
- Ainda ontem, os Bombeiros combatiam queimada de grande proporção em propriedade rural na BR-050, entre Uberaba e Uberlândia. O vento tem propagado o fogo e dificultado o trabalho, em função da fumaça.
- Até carros antigos e triciclos participaram do Desfile da Independência em Uberaba.
- Clientes da Algar ficaram sem os serviços de telefonia celular na tarde de ontem, mais uma vez.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia