JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 17 de setembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Alexandre Pereira CÁ ENTRE NÓS 07/09/2019

 Posicionamento
Ex-conselheiro estadual de Saúde, Jurandir Ferreira declarou que compareceu à visita do secretário estadual Carlos Amaral ao Hospital Regional a convite. Ressaltou que não estava presente para confrontar com a gestão municipal, mas para contribuir, caso houvesse dúvidas. Não tinha, naquele momento da reunião no auditório, nada mais a ser esclarecido. É que no encontro reservado o secretário já havia feito explicações sobre o helicóptero e dito que dos 100% necessários para colocar a saúde estadual em dia, vem recebendo recursos na ordem de 30%, e que tem promessas de que possa obter um acréscimo de 30 a 40% desse valor, caso a Assembleia aprove projeto em tramitação que permitirá ao Estado obter recursos federais.

Mais
Jurandir ainda observou que não vê nenhum problema em estar do lado do vereador Mariscal, pois tem visto nele muito interesse em defender os usuários do SUS que, muitas vezes, padecem nas UPAs e/ou sofrem aguardando na fila eletrônica. Já fizeram várias reuniões de esclarecimentos. Ele gostaria é que os outros vereadores que compõem a Comissão de Saúde participassem para que cumpram seu papel de fiscalizar a saúde pública da cidade. E sempre estará à disposição de qualquer interessado em encontrar saídas para que o SUS cumpra seu papel e os usuários tenham uma assistência à altura que merecem.

Alô, Procon!
A maioria dos caixas eletrônicos das agências da Caixa Federal amanheceu ontem (5º dia útil) sem dinheiro para saques. Coincidentemente, era o dia de pagamento de empresas e do serviço público municipal. O problema tem sido constante, merecendo ações de fiscalização do Procon Uberaba.

Normalização
A Mosaic Fertilizantes informou que o Complexo de Mineração de Tapira recebeu a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) para a barragem BL-1, após nova auditoria, e voltou a operar em plena capacidade na quinta-feira (5). Simultaneamente, o Complexo Mineroquímico de Araxá retomou as operações após a aprovação do licenciamento da barragem B6, obtida em julho. Todas as autoridades públicas envolvidas nesses processos foram devidamente informadas sobre o retorno integral das operações.

Mais
Com isso, o complexo industrial de Uberaba da Mosaic normalizará a produção, afetada parcialmente desde a interdição das barragens da mineradora em Tapira. Para regularização, centenas de caminhões com areia e outros materiais de construção foram levadas de Uberaba e região para Araxá e Tapira, para a execução das obras de reforço e regularização das barragens.

Esclarecimento
O deputado federal Franco Cartafina (PP) postou nas redes sociais que o projeto que votou a favor não tratou do aumento de valores do fundo partidário. Ele antecipou que, caso esse aumento seja proposto, será voto contrário. A votação do texto-base ocorreu na terça-feira (3) sem as questões polêmicas. Só na quarta-feira (4) esses destaques foram votados, se posicionando contra.

Conservadores
Os acadêmicos do Grupo de Estudos dos Pensadores Liberais, o Movimento UFTM Livre e apoiadores realizam o 1º Foro de Uberaba Conservador, às 14h30 de hoje, no auditório do prédio da reitoria. Vão estar presentes no evento nomes do viés epistemológico liberal-conservador, como o filósofo Dennys Xavier. O evento é aberto, sendo a inscrição 1kg de alimento não-perecível, a ser doado a instituições filantrópicas.

Oportunidade
Uberaba é uma das 43 cidades onde o Senai-MG oferece cursos gratuitos. As inscrições podem ser feitas no site www.senaimg.com.br/aprendizagem até o dia 30. O processo seletivo é composto por prova de múltipla escolha de Matemática e Português. Podem se inscrever jovens de entre 14 e 24 anos, estudando a partir do 9º ano do ensino fundamental, EJA ou ter concluído o ensino médio. Os cursos têm duração entre seis meses e um ano e meio.

L.Adolfo/UFTM

 

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) comprou um novo tomógrafo de 16 canais para o Hospital de Clínicas da UFTM; incremento tecnológico permitirá aumentar ainda mais a produtividade desse tipo de exame

Ti-ti-ti
- Voluntários desencadearam a Campanha “S.O.S. Hospital da Criança”, para arrecadação de produtos alimentícios, de higiene e limpeza, além de fórmulas infantis. A arrecadação é feita na porta de supermercados.
- Reitor da UFTM, Luiz Fernando Santos Anjo nega que cortes tenham atingido os estudantes bolsistas até o momento.
- Na agência da Caixa Federal da rua Prudente de Morais, apenas um caixa eletrônico permitia saques até as 10h de ontem. Na agência da avenida Guilherme Ferreira, o problema se repetia na maioria dos caixas para saque.
- O litro da gasolina podia ser encontrado ontem por até R$4,29.
- Merece investigação do Ministério Público a ação de guinchos em blitze de trânsito na cidade. Sempre os mesmos!

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia