JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 17 de setembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Alexandre Pereira CÁ ENTRE NÓS 06/09/2019

Foto/Leitor



Mariscal e Jurandir acompanharam as falas das autoridades; um ao lado do outro

Opostos
Críticos dos problemas de saúde, o vereador Thiago Mariscal e o ex-conselheiro estadual Jurandir Ferreira acompanharam ontem, silenciosamente, a visita do secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, a Uberaba. Já o prefeito de Água Comprida, Gustavo Almeida, teria manifestado descontentamento e deixado o encontro, no Hospital Regional.

Sem duplicação
Fórum de lideranças debateu na quarta-feira (4) em Araxá o atraso na duplicação da BR-262. Pelo contrato de concessão, as obras já deveriam ter sido concluídas. A concessionária Triunfo Concebra não enviou representantes. Em nota, a empresa declarou que a negativa de financiamento do BNDES, desde 2016, impediu o cumprimento das obrigações contratuais, mas que não deixou de realizar novos investimentos de acordo com o fluxo de caixa. Uma das propostas tiradas do encontro foi suspender a cobrança do pedágio nas sete praças em Minas Gerais até que as obras sejam retomadas.

Fique atento
A Codau definiu a empresa para organização e operacionalização de concurso público de provimento de vagas e formação de cadastro de reserva, através da homologação do processo de licitação. O serviço será prestado pela Apta Assessoria e Consultoria, com percentual de desconto de 65% sobre os valores ofertados no edital. O contrato vai durar 12 meses.

Desconsideração
Não foi apenas na UFTM que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) deixou de nomear o reitor eleito pela comunidade universitária. Na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) aconteceu o mesmo, com a posse do 4º colocado na consulta pública, Janir Alves Soares. Ontem, deputados, lideranças estudantis e acadêmicas debateram a nomeação. De janeiro a agosto deste ano, seis indicações das comunidades acadêmicas foram desconsideradas pelo governo federal, com intervenções nas escolhas de reitores.

Contra
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (3) o texto-base do projeto de lei que afrouxa regras eleitorais e partidárias, ameniza punições e traz de volta a veiculação da propaganda partidária no rádio e na TV. Foram 263 votos a favor, inclusive de Franco Cartafina (PP), e 144 contrários. Nas redes sociais, uberabenses criticaram o voto do conterrâneo.

Saúde pública
É preciso saber quando o Departamento de Controle de Zoonoses vai tomar uma atitude em relação aos animais soltos no bairro turístico de Peirópolis. No mínimo, o programa de castração de cadelas deveria ser executado na comunidade, para evitar a continuidade da procriação descontrolada. Outro problema são as doenças entre os cachorros, passando de um para o outro. Neste ano, mais animais morreram por surto de cinomose.

Assim não dá
O empresário Celso Borges acionou a coluna para dizer que o absurdo das queimadas incomoda severamente milhares de uberabenses. Morador do Parque das Américas, ele acordou em casa pensando que estava pegando fogo, com a cortina de fumaça. No outro dia, falou com dezenas de pessoas de diversos bairros, que fizeram a mesma reclamação.

Cruzada por voos
Atualmente morando em Juiz de Fora, o uberabense Rodrigo Barcelos faz coro ao leitor Wesley Carvalho de que devemos valorizar mais os voos que partem do aeroporto de Uberaba. Ele não sabe se tem a ver com o anúncio do possível retorno da Passaredo a Uberaba, mas a Azul reduziu o preço das passagens que têm como origem e destino Uberaba. Ele mesmo conseguiu comprar passagem do Rio de Janeiro a Uberaba para o próximo mês por pouco mais de R$215,00 o trecho (sem as taxas). De ônibus ficaria R$88 mais caro, sem falar no gasto com alimentação e as 14 horas de rodovia. Ele torce para que a “Cruzada por voos” toque os uberabenses para que valorizem e desenvolvam Uberaba.

Oportunidade
O Hospital Regional abriu dois processos de seleção para a contratação de pessoal. As inscrições para técnico em farmácia vão até as 22 horas de hoje, no site www.hospitalmariopalmerio.uniube.br. Já as inscrições para auxiliar administrativo de saúde vão até as 22 horas de domingo (8), pelo mesmo site. Mais informações pelos telefones (34) 3334-7648 ou 3334-7649.

Ti-ti-ti
- Ícone do jornal oficial Porta-Voz não aparecia ontem de manhã na página principal da Prefeitura de Uberaba na internet. O acesso tinha que ser feito através do ícone transparência.
- Por volta das 10 horas da manhã de ontem, mais um acidente envolvendo dois caminhões aconteceu na pista simples da BR-262, na saída para Araxá.
- Nany People apresenta o stand-up TsuNany, às 21 horas de hoje, no Teatro SesiMinas.
- Ex-vereador Calixto Rosa Neto vai ser denominado nome de rua, através de projeto aprovado pelos vereadores.

 

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia