JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 17 de setembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Alexandre Pereira CÁ ENTRE NÓS 03/09/2019

Mais reações
Não são apenas os médicos que estão insatisfeitos com o ponto eletrônico na Secretaria Municipal de Saúde. Os servidores da enfermagem, psicologia e odontologia também reagiram à medida de controle de entrada e saída do trabalho. Outra reclamação se refere ao número de computadores nas unidades de saúde, que seriam insuficientes para o lançamento dos dados dos pacientes no prontuário eletrônico. Apenas nas recepções e salas dos médicos teriam os equipamentos.

Nova polêmica
A Corregedoria da Secretaria Municipal de Defesa Social vai apurar o caso envolvendo o comandante da Guarda Municipal. Gianvecchio foi abordado por agentes de trânsito no final da tarde de sexta-feira (30/08) enquanto trafegava pela avenida Guilherme Ferreira, conduzindo uma Belina. Ao ser solicitada a documentação pessoal e do veículo, ele se recusou a entregar e saiu do local da fiscalização. Boletim de ocorrência foi lavrado pelos servidores.

Pela média
A prefeitura promoveu mudança no pagamento das aulas excedentes, definindo a média do serviço anterior prestado para a definição do reembolso pelo trabalho em recessos escolares. O Sindicato dos Educadores Municipais (Sindemu) considerou a medida positiva, uma vez que impede “calote” no pagamento, como ocorreu no recesso extraordinário de fevereiro – atraso do ano letivo – e no mês de julho, tendência que se vislumbrava a partir do teor de ofício da Secretaria da Educação sobre o tema em abril.

Mais
No 1º semestre, a Secretaria negou o pagamento das horas excedentes, mesmo tendo parecer técnico e jurídico favorável ao pagamento das aulas excedentes pela média do serviço prestado (a mesma que agora embasou a mudança). Essa decisão prejudicou duplamente os professores da Educação Básica (PEBs), que ficaram sem o pagamento devido de fevereiro e agora terão médias salariais menores no recesso de julho, por conta dessa falta. Para o Sindemu, somente haveria justiça para com esses professores se a lei retroagisse a fevereiro, fazendo jus ao entendimento correto de pagamento do recesso pela média aritmética do serviço prestado.

Alerta
Mais da metade dos municípios mineiros ultrapassaram os limites prudenciais de gastos com o salário dos servidores e podem sofrer sanções que vão penalizar ainda mais os caixas das cidades. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu, na sexta-feira (30/08), alerta a 500 prefeituras: 208 por terem aplicado percentuais entre 90,01% e 95% do limite permitido com os salários e outras 292 por terem aplicado entre 95,01% e 100% do valor. Sete câmaras municipais também foram alertadas. O Legislativo nos municípios pode gastar até 6% da receita corrente líquida com pessoal.

Oportunidade
Quem pretende ter mais comodidade para parcelar multas de trânsito e dívidas similares em Minas já pode recorrer ao serviço pela internet. Do ano passado para cá, o Detran-MG credenciou nove empresas para atuar com esse tipo de serviço em endereços fixos. Neste mês, a Zapay, uma das firmas selecionadas, começou a oferecer os pagamentos também pela internet.

Opinião do leitor
Wesley Carvalho declara que, ao ler nota de leitor que teria comprado passagem aérea partindo de Uberlândia com preço mais em conta, se percebe o tanto que os uberabenses não valorizam o aeroporto local. Inclusive, quando alguém diz que viajou a partir do terminal de Uberaba, as pessoas admiram e perguntam por que razão, se por Uberlândia seria mais barato.

Rodada de visitas
Em jornada de visitas, o prefeito Paulo Piau (MDB) e secretários estiveram nessa terça-feira no Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, visando aproximação junto ao segmento. Na ocasião, o sindicalista Wolnei Cápolli protocolou carta com pedido de apoio aos trabalhos desenvolvidos pelo sindicato em favor dos trabalhadores e do resgate do bom nome dos Correios perante a sociedade, para evitar a privatização da empresa. A solicitação foi estendida à Amvale.

Foto/Facebook


Também participaram do encontro o dirigente do Sindicato dos Vigilantes, Ricardo Teixeira, e a diretora do Saaeura-MG, Gabriela Paiva

Ti-ti-ti
- No domingo (1º), o prefeito Paulo Piau fez o trajeto de Uberaba a Peirópolis de bicicleta, mais uma vez.
- Equipes do Pelotão de Trânsito voltaram com tudo às ruas de Uberaba, ontem, para cobrança do licenciamento de veículos.
- O litro do etanol foi encontrado por R$2,57 em postos do perímetro urbano no fim de semana.
- A Amvale passou a fazer suas reuniões itinerantes nos municípios filiados. A última delas ocorreu em Sacramento.
- Vão até o dia 10 as inscrições para a Conferência Municipal de Assistência Social, que acontecerá nos próximos dias 12 e 13.
- Estudantes com bolsas de iniciação científica e tecnológica se reuniram ontem na UFTM, em função dos cortes de recursos.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia