JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 20 de agosto de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Alexandre Pereira CÁ ENTRE NÓS 08/06/2019

Expansão
Centenas de operários e colaboradores trabalham em ritmo frenético para que a Rede Atacadão inaugure na quinta-feira (13), às 8 horas, sua primeira unidade em Uberaba, na avenida Santos Dumont. Será a 173ª loja de autosserviço no país, sendo a sexta em Minas. O convite, assinado pelo gerente comercial Flávio Henrique Baldan, já circula na internet.

Repercussão
Só ontem o jornal O Tempo, da capital mineira, repercutiu o arquivamento do terceiro pedido de impeachment do prefeito Paulo Piau (MDB) pela Câmara Municipal em menos de 100 dias.

Esclarecimento
Em referência à nota “Absurdo”, a direção do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Uberaba (Ipserv) enviou esclarecimento à coluna. Diz que o quadro de pessoal é de 34 servidores, e não de 50. Em relação à contratação de consultoria para a elaboração de novo organograma, salientou que esta se deu para a adequação do quadro organizacional de 6.500 ativos e 2.200 inativos, devido às exigências do projeto de Pró-Gestão, de qualificação da Secretaria de Previdência, aderido pelo Sistema Previdenciário do Município, e à necessidade de revisão das funções e atribuições, redefinindo-as e criando novos e necessários fluxos. O processo de contratação obedeceu a todos os trâmites legais e está disponível à consulta.

Expectativa
No fim do campeonato mineiro da 2ª Divisão, onde o Uberaba Sport permanece por causa do tapetão, o deputado estadual Heli Andrade (PSL) declarou na Rádio JM 95.5 FM que seu grupo apoiaria o time em 2020. No entanto, agora, na renovação da diretoria, ninguém apareceu.

Cruzada por voos
Confirmado o fim do programa Voe Minas, que subsidia viagens aéreas entre Belo Horizonte e importantes cidades do interior do Estado, como Patos de Minas, a partir de 30 de junho. A informação da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) foi dada na quarta-feira (5). O programa demandou, entre 2016 e 2019, R$18 milhões de recursos públicos. A empresa informou, também, que há tratativas, em andamento, para a continuidade e transição de rotas do Voe Minas Gerais para a iniciativa privada.

Eleição
A Associação dos Proprietários de Farmácias e Drogarias de Uberaba fará assembleia no dia 1º de agosto, às 9 horas, para a eleição e posse da nova diretoria. A inscrição de chapas foi aberta e vai até 20 de junho.

“Filiômetro”
Com 152 filiados, o Partido Novo alcançou a meta e poderá eleger o diretório municipal em Uberaba. Pelo estatuto da sigla, assim deverá lançar candidatura a prefeito no ano que vem. A revelação foi feita por Rafael Carvalho, no Facebook.

Perigo
Em pleno inverno, as queimadas começaram com força às margens das rodovias de Uberaba, nos últimos dias. Ontem, na BR-050, em pleno perímetro urbano, a fumaça colocava os motoristas em risco de acidentes. O mesmo tem ocorrido na BR-262, na altura do Residencial 2000.

Atenção
A delegada Sandra Wazir informou, através das redes sociais, que os proprietários de veículos registrados no Detran-MG, receberão o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV 2019) pelos Correios somente se quitados os débitos de IPVA, DPVAT, multas, Taxa de Licenciamento e endereço atualizado. O CRLV 2019 será exigido como documento de porte obrigatório a partir de 1º de agosto para placas de final 1 a 5 e no dia 1º de setembro, para placas de final 6 a 0.

Opinião do leitor
Wesley Carvalho entende que Uberaba poderia estar num nível de desenvolvimento maior e competindo de igual para igual com Uberlândia, caso não acontecessem exemplos como a transferência de parte da estrutura da Receita Federal e a distribuição de combustível pela Petrobras mais barato, por conta do volume comercializado. Ele diz o que ocorreu nas últimas décadas com cada prefeito; a cidade recebeu algumas indústrias com Wagner, mas com Hugo foram 4 anos de paralisia. Na sequência, governou Luiz Neto e a cidade voltou a crescer, porém, com Marcos Montes foi outra época de paralisia. Uberaba voltou a crescer com Anderson e está continuando assim com Piau. Mas essas interrupções fizeram com que Uberaba ficasse muito aquém de outras cidades da região.

Ti-ti-ti
- Acontece na noite de hoje o tradicional “Arraiá do Dino”, em Peirópolis. A animação é de Cássio Facury & Leon e Philipe & Neto. Reservas na Pousada Lago dos Dinossauros pelo (34) 99111-9681.
- Ladrões tomaram de assalto trator que estava indo para o trabalho na manhã de quinta-feira (6) na zona rural de São Basílio.
- Prefeitura pagou os salários dos servidores ontem, com retroativo de 8,8% de um mês em depósito em separado.
- Realizada pela segunda vez a Feira Gastronômica “Mônica Rodrigues”, na Praça do Quartel, quinta-feira (6).
- Secretário-adjunto teria destratado servidora ao ser entrevistado no recadastramento da prefeitura, na quinta-feira (6). Colegas ficaram boquiabertos e revoltados. Seu temperamento tem repercutido no governo por onde tem passado.

 

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia