JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 20 de agosto de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Alexandre Pereira CÁ ENTRE NÓS 06/06/2019

Absurdo
O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Uberaba (Ipserv) vai contratar, mais uma vez, empresa de consultoria para elaborar um novo organograma. O superintendente João Júnior tentou explicar que o instituto precisa de um olhar de fora para corrigir distorções, atualizar e se adequar à pró-gestão, admitindo que terá aumento de cargos comissionados. Descontentes, já que o Ipserv já possui uma equipe de mais de 50 servidores, os conselheiros solicitaram que na próxima reunião possam ver todo o processo de contratação e justificativas para a ampliação dos cargos e o estudo de impacto orçamentário e financeiro para essas mudanças.

Estratégia ou não
O advogado Vicentinho Araújo, ex-aliado de Piau, tem recorrido à instância errada (Câmara Municipal) para discutir os ditos problemas no governo municipal. Os pedidos de impeachment do prefeito têm sido vistos como “balão de ensaio”, visando ganhar espaço na mídia. O caminho correto seria o Judiciário, através de denúncias no Ministério Público. O resto é blá-blá-blá.

Faz aniversário
No dia em que completa um ano da eleição, a comunidade acadêmica da UFTM faz, às 20h30 de hoje, ato público pela nomeação do reitor eleito, Fábio Fonseca, no Centro Educacional. O receio é de que o presidente Jair Bolsonaro desconsidere a votação e nomeie como reitor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo.

Contrários
A maioria dos comerciantes da avenida João XXIII é contrária à permanência da feira livre na via, uma vez que dificulta o acesso dos clientes e reduz as vagas de estacionamento. Segundo eles, a feira já está consolidada e sua transferência para rua próxima não afetará seu movimento. Ao contrário, dará mais segurança a todos. Ainda observam que a feira na avenida pega mal para uma cidade em desenvolvimento como Uberaba.

É demais
A Associação Mineira de Municípios (AMM) tem levado a sério a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para ampliação do mandato dos atuais prefeitos e vereadores. O argumento é a crise financeira que tem dificultado os mandatos desses políticos. Uma reunião foi convocada de última hora para debater a proposição que levaria a eleição geral em 2022, buscando agilizar sua tramitação.

Cruzada por voos
O programa Voe Minas suspendeu a venda de passagens, a partir do dia 28, para oito destinos que ainda opera. A Two Flex, empresa responsável pelos voos, aguarda definição final da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). Atualmente, as operações vão de Belo Horizonte para Araçuaí, Caratinga, Diamantina, Ipatinga, Governador Valadares, Manhuaçu, Patos de Minas e Teófilo Otoni. Em abril, devido à baixa demanda, haviam sido cortados os voos para Almenara, Araxá, Patrocínio, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Uberlândia, Varginha e Viçosa.

Opinião do leitor
Edsey Quinello declarou que o ato de quase todos os vereadores abandonarem o plenário quando da leitura do pedido de cassação do prefeito restou como um conluio. Talvez os edis tenham se esquecido de que são pagos para trabalhar em prol dos interesses da cidade, e não do Executivo, como ficou evidente. Se quisessem votar contra ou a favor, seria outra história, mas a obrigação do cargo determina a presença de todos. Eles são muito bem pagos para isso, e não para fazer “teatro”. A cena foi lamentável. Conclama os eleitores a se lembrarem nas próximas eleições de quem não trabalha para o bem da cidade, mas para o bem de alguém ou de determinado grupo.

Retrocesso
A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória (MP) 867/2018, com graves alterações que resultam em retrocessos ao Código Florestal. A proposta recebeu várias emendas que alteram a estrutura central da lei e abrem caminhos para novos desmatamentos. Segundo especialistas, cerca de 4 a 5 milhões de hectares de Reserva Legal deixarão de ser recompostos, compensados ou regenerados em função da anistia promovida pelas alterações no Artigo 68.

Ilustração



Confira como votaram os deputados federais de Minas e se seu candidato está preservando o meio ambiente ou votando pela sua destruição?

Ti-ti-ti
- O Ipserv sequer resolveu ainda a auditoria a que foi submetido. O superintendente João Júnior declarou que o trabalho acabou e está sendo analisado pelo jurídico para constatar se a empresa atendeu os requisitos da contratação, para só então dar o aceite e pagar o serviço.
- Parte da frota da prefeitura estava parada por falta de combustíveis, no início da semana.
- Feti explica que compra de máquina de fabricação de gelo atende recomendação da Vigilância Sanitária, já que o produto é usado no curso de panificação.
- Tem vereador postando fotos nas redes sociais comemorando até tapa-buracos.
- Ontem, mais de 80 vagas de trabalho estavam sendo oferecidas no Sine Municipal.
- Músicos uberabenses prestaram homenagem ao colega André Novais, ontem à noite, no Cine-Teatro Vera Cruz.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia