SENTINELA

Polícias de Minas e SP se unem para investigar crimes às margens do rio Grande

Carlos Paiva
Carlos Paiva
Publicado em 10/05/2022 às 06:39Atualizado em 18/12/2022 às 22:48
Compartilhar

A PEC 53/2020

O deputado estadual Delegado Heli Grilo, nesta segunda-feira (9), caminhava pelos corredores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais com a certeza do dever cumprido, mesmo que ainda faltem alguns pouquíssimos passos para a análise definitiva do plenário. Com a presença de policiais penais, a Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou nesta segunda-feira (9), em 2º turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 53/20, de autoria do deputado Delegado Heli Grilo. O objetivo da proposta é ajustar a Constituição Estadual às inovações trazidas pela Emenda à Constituição Federal 104, de 2019, que criou as Polícias Penais federal, estadual e do Distrito Federal.

Polícia Penal autônoma

De acordo com o deputado Delegado Heli Grilo, a PEC 53 vem ajustar a Constituição Estadual à lei máxima do país. Para isso, a proposta garante que a Polícia Penal de Minas Gerais (PPMG) seja um órgão autônomo, subordinado ao governador do estado, com lei orgânica própria e o cargo de servidores preenchidos por concurso público. Segundo o parlamentar, autor da PEC 53, “é um avanço, pois agora cabe à esse braço da segurança, com conhecimento e experiência prática de Polícia Penal, cuidar dos presídios e penitenciárias com a força e a missão de manter o preso encarcerado, o que às vezes é mais difícil que leva-lo para a carceragem”.

Posse ilegal de arma de fogos

Equipe do Tático Móvel da 147ª Companhia/4ºBPM prendeu caseiro de 51 anos por posse ilegal de armas de fogo e munições, em uma fazenda, região conhecida como “Santo Antônio e Almas”, madrugada desta terça-feira (10). Ele alega que recebeu as armas de fogo como herança de seu falecido pai. O caseiro e o material apreendido foram levados e apresentados à autoridade policial no plantão da Polícia Civil. Segundo informações, a equipe do Tático Móvel fazia patrulhamento com objetivo de evitar crimes na zona rural, quando se deparou com a porteira de entrada da fazenda aberta, o que chamou a atenção dos policiais militares. A guarnição se deslocou para o interior da fazenda, acreditando na possibilidade de que poderia estar ocorrendo assalto na propriedade. E ao se aproximarem da casa sede, um homem avistou a viatura policial e retornou para o interior da casa rapidamente. Os militares desembarcaram imediatamente e abordaram o caseiro saindo da casa. Foram apreendidas uma carabina e uma espingarda.

Caos na saúde pública

Nesta segunda-feira (9) a saúde pública em Uberaba viveu o caos. Na UPA do Mirante, por exemplo, o tempo de espera era de em média 4 horas. Até mesmo quem apresentava problemas renais (cólica de rins) não recebeu o devido atendimento preferencial, pois sempre tinha um pior para ser atendido. É necessário criar um plano emergencial para situações como as que aconteceram nos últimos dias, para que assim sejam chamados médicos e enfermeiros em regime de urgência, afinal, quem tem dor, tem pressa!

Caos na saúde privada

E o caos não foi só na saúde pública. Uma mulher de 49 anos acionou a Polícia Militar no Hospital São Domingos e informou que levou sua filha para o pronto-atendimento do hospital com sintomas de Covid-19 e estava à espera de atendimento há cinco horas. Uma testemunha confirmou o relato e acrescentou que também estava ali há muito tempo. Já o enfermeiro chefe do turno disse que a segunda-feira (9) foi um dia atípico, mas o tempo máximo para atendimento de cada paciente não foi extrapolado.

Alerta aos pescadores

As polícias Civil e Militar de Minas e São Paulo investigam uma série de furtos e assaltos a pescadores e rancheiros na margem do rio Grande. No final de semana passado teve pescador à beira de barranco que ficou sem motor de barco, celular, aliança de ouro e ainda tiveram que andar 15 quilômetros para chegar até a polícia paulista. Em Miguelópolis (SP), os bandidos roubaram dois carros, carretinha e motores de barcos. Pescadores usaram os grupos de WhatsApp para alertar os colegas dos furtos de motores em canoas deixadas à beira do rio na região dos ranchos do Jonas até Água Comprida (MG).

Furto de cercas

Fazendeiro de 54 anos está preocupado com a quantidade de furto de cercas na sua fazenda, rua Professora Natalya Dayrell, nos fundos do Valim de Melo, no final da tarde desta segunda-feira (9). Ele disse que ocorreram furtos nos seguintes dias e locais: há aproximadamente 2 meses foram furtados 2.000 metros de arame farpado e há aproximadamente 1 mês foram furtados 500 metros de arame farpado. E nesta segunda-feira foram furtados 10 metros de arame liso. O fazendeiro tem razão em estar preocupado, pois é criador de gado Nelore. Ele também já teria sido vítima de furto de gado.

Tráfico de drogas

Durante apuração de denúncia anônima apontando suposto autor de assaltos a fazendas da região, policiais militares da 147ª Companhia do 4ºBPM prenderam em flagrante um desocupado, de 25 anos, suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas, rua Gibraltar, Vila Presidente Vargas, por volta das 16h40 desta segunda-feira (9). Ele disse que vende entorpecentes para sustentar seu vício em drogas. Foram apreendidos buchas e tabletes de maconha. Segundo informações, o desocupado estaria envolvido com assaltos praticados na zona rural de Uberaba nos últimos 30 dias. Na casa do desocupado, policiais militares informaram a ele o teor da denúncia. Em tom de revolta, o acusado disse que é usuário de drogas e vende entorpecentes para sustentar seu vício. Ele entregou uma bucha de maconha e disse que o restante da droga havia escondido na casa de sua tia, onde foram encontrados tabletes da mesma droga. O desocupado afirmou ainda que realiza a venda de drogas através de seu celular, onde amigos e conhecidos ligam e pedem a droga através de ligações telefônicas e aplicativo WhatsApp. O desocupado recebeu voz de prisão em flagrante e foi levado para o plantão da Polícia Civil. O celular, por onde é comercializada as drogas, também foi apreendido e entregue ao delegado.

Que delícia!

Você já experimentou os mini cachorro-louco que só a Panificadora SaboReal da avenida da Saudade tem? Não tem quem não goste! É saboroso e feito com ingredientes fresquinhos. Para acompanhar tem sucos, refrigerantes e café ou cappuccino. Panificadoras SaboReal, duas lojas: avenida da Saudade, 1411 e avenida Leopoldino de Oliveira, 2.541. Telefones: 3332-1618 e 3333-1700.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por