SENTINELA

Mulher portadora de deficiência física é barrada na vacinação

Carlos Paiva
Carlos Paiva
Publicado em 26/05/2021 às 16:28Atualizado em 19/12/2022 às 03:31
Compartilhar

Balbúrdia na Saúde Pública Até que ponto as informações relacionadas a Covid-19 que recebemos da Prefeitura de Uberaba são verdadeiras? Até que ponto o número de vagas na UTI corresponde à verdade? E a testagem, existe um protocolo ou cada enfermeiro tem o seu? Porque médicos pedem para fazer o teste e enfermeiros ignoram? Tem até casos em que médicos recomentam a vacina, mas os enfermeiros não dão a mínima, porque? Vivemos dias de total balburdia na Saúde Pública em Uberaba. São perguntas que talvez nunca teremos respostas. Mas os problemas estão batendo na porta da prefeitura e a prefeita parece alheia a tudo e a todos. Enquanto isso, a população padece e paga muito caro, muitas vezes com a própria vida. Hoje apresento mais um caso de possível negligencia relacionado a Covid-19 por parte da Prefeitura de Uberaba que deve ser investigado pela Policia Civil. 

Lutando pela vida

Uma auxiliar administrativa de 39 anos e seu marido, um servidor geral de 56, procuraram, no dia 10 de maio deste ano, a UPA São Benedito. Os dois estavam com febre, tosse, coriza, dor no corpo, entre outros sintomas, sendo que ambos foram atendidos por um médico que de imediato considerou os dois com suspeita de Covid-19. Os dois foram encaminhados para realização de exame, uma vez que não foi feito na UPA durante o atendimento médico, bem como repassadas orientações para isolamento domiciliar e receita médica com medicamentos a serem tomados.

Testagem recusada 

De posse dos documentos e encaminhamento médico para fazer o exame de Covid-19, o casal foi a Unidade Básica de Saúde Doutor Roberto Árabe Abdanur, para que fosse realizado o exame de detecção de covid-19 em ambos, contudo a enfermeira responsável pela triagem e posteriormente a supervisora do local se recusaram a obedecer ao encaminhamento médico. Elas simplesmente decidiram que não fariam o exame de detecção de covid-19, sob alegação de que a auxiliar administrativa e seu esposo já estavam com 6 dias do início da manifestação dos sintomas, portanto já havia passado do prazo para realização do teste. 

Exame positivo

Já no dia 11 de maio passado, o servidor geral teria passado mal e foi levado pela esposa para UPA São Benedito, onde de imediato foi realizado o exame (que as enfermeiras se recusaram a fazer) de Covid-19, tendo como resultado positivo, contudo o médico plantonista não teria feito outros exames, como raio-x, tendo apenas dito para que ele retornasse para casa e continuasse tomando a medicação prescrita no dia 10 maio e que o exame de raio-x não seria feito por não ser protocolo. 

Chega ao fim a luta pela vida

Por fim, no dia 13 de maio passado, o servidor geral necessitou ser encaminhado mais uma vez para a UPA São Benedito, desta vez de ambulância, onde a médica plantonista, após avaliar o caso, decidiu por interná-lo, sendo que no dia 14 de maio ele foi transferido para o Hospital Universitário Mário Palmério, onde continuou recebendo cuidados médicos, mas já não tinha muito o que fazer. O servidor geral de 56 anos ainda lutou muito contra a Covid-19 e no dia 19, segundo a esposa dele (auxiliar administrativa), veio a óbito, enquanto se encontrava entubado fora da UTI, uma vez que não havia vaga na UTI.

Assalto na Vila Estado Novo

Vendedora de 35 anos tem carro, documentos e cartões bancários tomados de assalto na rua Comendador Gomes, Vila Estado Novo, por volta das 19h50 desta terça-feira (25). Ela contou que três homens, sendo que um estava armado de revolver, lhe abordaram e anunciaram o assalto. Foram roubados: cartões bancários, documentos diversos e o veículo VW Gol, cor prata, placas OPB-7318. Eles fugiram sentido a avenida Tonico dos Santos. 

Meio quilo de maconha

Catadora de recicláveis de 55 anos é presa por tráfico de drogas, rua Avilda Cândida Araújo, Jardim Primavera, as 17h50 de ontem (25). Ela disse que a droga é de seu neto, mas ele não estava no local. Segundo registro policial, os militares chegaram até o local após denúncia anônima. Com ajuda dos cães da Rocca foram encontrados 500 gramas de maconha e uma balança de precisão. A mulher foi conduzida até a DP da Polícia Civil.

Desacato e perturbação na UPA 

Porteira da UPA do Mirante de 56 anos procurou a Polícia Militar e registrou queixa de perturbação de trabalho e desacato contra três pessoas que estavam ali em busca de atendimento médico. O fato teria ocorrido na segunda-feira (24), por volta das 21h30. Ela conta que tudo começou com uma mulher que acompanhava o pai. Depois apareceram dois homens que passaram também a ofende-la (desacata-la) e perturbar o trabalho e filmando pacientes. Logo na sequencia apareceu também um assessor parlamentar que fez uma pergunta e depois passou a fazer uma Live do lado externo da UPA. O registro policial deve ser encaminhado a Delegacia Adida ao Juizado Especial Criminal para o devido Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO). 

Furto no pátio do posto Graal

Motoristas de 50 e 52 anos registram furto de fiação elétrica de duas carretas no pátio do posto de combustíveis Graal, rodovia BR-050, região do bairro Cidade Ozanan, por volta das 7h20 desta terça-feira (25). Os dois disseram que são funcionários da Empresa de Transportes Transjordano e que as carretas e semirreboques que dirigiam pernoitaram no pátio do posto e pela manhã perceberam a falta de quatro cabos elétricos de ligação dos freios ABS e chicote das luzes entre as carretas, sendo dois de cada carreta. Um prejuízo enorme para a empresa dona das carretas e semirreboques. 

SaboReal Panificadoras!

Baguete tradição francesa - crocante por fora, com miolo macio e super saborosa passando na sua tela para te deixar com vontade de experimentar. E para te lembrar que os pães especiais estão em promoção às quartas e quintas! São vários sabores: Pão Rústico, Pão Fazendinha, Pão Italiano, Pão Ciabatta, Pão de Azeitona com Alecrim, Pão de Cacau com gotas de chocolate e raspas de laranja, Pão com Manjericão, Pão Baguete Tradição Francesa e Pão com Fermentação Natural. Panificadora SaboReal, avenida da Saudade, 1.411, (34) 3332-1618.

Baguetes é apenas um dos vários pães especiais das Panificadoras SaboReal

Recusa de vacinação vira caso de polícia 

Secretaria de 46 anos acionou a Polícia Militar no Centro de Eventos da ABCZ, local onde estava ocorrendo vacinação contra a Covid-19, e relatou que, é portadora de deficiência física (encurtamento em uma das pernas) e que foi até o local para se vacinar e estava de posse de todos os documentos que foram solicitados, mas ao ser abordada por uma enfermeira, de 49 anos, foi informada que ainda não faz jus a vacina, pois nesta etapa somente pessoas com comorbidade e possuem o BPC. A enfermeira ainda explicou que a secretaria se enquadra em outro tipo de benefício que não seria o BPC e seu direito a vacina seria em outra etapa que será realizada em outra data. No entanto, a secretaria garante possuir os documentos exigidos (relatórios médicos) em mãos e que se inclui no plano BPC e mesmo apresentando toda documentação lhe foi negada o direito de tomar a vacina.

Secretária registra queixa na polícia após ter sua documentação recusada na fila de vacinação

Governo Municipal responde

Em nota, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Uberaba informa que: “Neste momento, a vacinação está destinada para pessoas com deficiência permanente que se encontram cadastradas no BPC. Assim que essa fase acabar, começarão a ser atendidas as pessoas com deficiência permanente sem o cadastro do BPC. O Ministério da Saúde informa na nota técnica que está fazendo essas divisões de grupos devido a impossibilidade de vacinar em etapa única todo o público-alvo e o fato de as entregas das doses de vacinas Covid-19 estarem sendo feitas de forma escalonada pelos laboratórios. Além do mais, a população com deficiência permanente encontra-se, segundo o Ministério da Saúde, em situação de maior vulnerabilidade no contexto da pandemia, apresentando em muitas situações, impossibilidades de adotar medidas não farmacológicas de proteção. Dessa forma, entendendo que as pessoas socioeconomicamente mais desfavorecidas estão ainda mais vulneráveis aos impactos da Covid-19, adotou-se como critério de priorização para esse grupo o cadastro no BPC, benefício concedido às pessoas cuja renda familiar mensal seja de até ¼ do salário mínimo por pessoa”.

Sem comentários...

Aposentado de 70 anos procurou a Polícia Militar para registrar queixa de furto de seu “rodo de alumínio”, rua Episcopal, bairro Mercês, as 13h20 de ontem (25). Ele relata que o ladrão forçou o portão eletrônico e furtou da garagem o tal “rodo de alumínio”. Ainda bem que a Polícia Militar não atende mais ocorrência em casa. 

Furto na igreja

Já uma pastora de 49 anos procurou também uma unidade da Polícia Militar para registrar o furto do padrão de energia elétrica da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, rua José Carlos Rodrigues Cunha Júnior, Jardim Elza Amuí. O registro foi feito as 13h55 de ontem (25). 

Morte a investigar

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai instaurar inquérito policial para investigar a morte de um aposentado de 70 anos. A filha dele, de 36 anos, procurou a Delegacia de Plantão da Polícia Civil para requerer guia de necropsia, as 7h40 de ontem (25). Ela contou que o aposentado faleceu as 5h também de ontem (25). O delegado de plantão determinou a confecção da ocorrência policial e a expedição da guia de necropsia. Em seguida o documento foi enviado a DHPP. 

Busca e apreensão

Equipe de policiais civis saíram em diligencias para cumprir mandado de busca e apreensão expedido pelo juiz de Direito da 1º Vara Criminal de Uberaba, Ricardo Cavalcante Motta. A ordem judicial era para apreender dois carros: um VW Gol e um Toyota Corolla de placas GTO-3d78. Policiais descobriram que o carro Toyota Corolla estava em um estabelecimento comercial de vendas de peças usadas de veículos na avenida Deputado José Marcus Cherem. No local somente o Corolla foi encontrado e apreendido.  

Fotos de militares TG 11-003 Uberaba

Representante comercial teve o carro arrombado e ladrões furtaram a mala e álbuns de fotografias. O furto ocorreu rua Padre Jacinto Fagundes com avenida Fernando Costa, bairro São Benedito, as 13h30 de segunda-feira (24). O representante comercial contou que estava fazendo o check-in em um hotel, quando arrombaram o veículo Fiat Mobi (alugado). Ao retornar percebeu que tinham furtado a mala com roupas e 9 álbuns com fotografias de soldados do Tiro de Guerra de Uberaba. Conforme o registro policial, os álbuns pertencem a empresa Sakai Fotografias Ltda e que seriam entregues aos militares do Tiro de Guerra em Uberaba.

Coleção de agasalhos 

Esfriou por aí? Aqui na Sabryza Modas está bem quentinho e a coleção de agasalhos masculino também! São calças de moletons, cardigãs, casacos e blusas de manga comprida e moletom. E para os pés, meias da Lupo para não deixar o corpo esfriar. A Sabryza Modas está na rua Marques do Paraná, 1132 - mas se você não puder vir é só ligar no (34) 3321.4281 que enviamos condicional para você. WhatsApp 9-9996-5598, Instagram: sabryzamodas.

Na Sabryza Modas você encontra a coleção de agasalhos masculino  e calças de moletons, cardigãs, casacos e muito mais

Maconha e cocaína na cadeia

Policiais penais da penitenciária de Uberaba fizeram apreensão de maconha e cocaína de novo. E de novo as drogas chegaram via Sedex e estavam em filtros de cigarros. Conforme documento e material apreendido e encaminhado a Polícia Civil, desta vez as drogas (153 porções de maconha e 24 de cocaína) eram para o preso de 29 anos da cela 48 da ala “D”. 

Academia de bebês

Atenção você que é papai ou mamãe, hoje minha dica é para você. Você sabe o que é academia de bebês ou aulas de Baby Gym? Quem responde é a empresária Alessandra Camargos, fundadora e diretora da Clínica Vacinar. “As aulas da Baby Gym são atividades que estimulam o desenvolvimento integral da criança, de 2 meses a 6 anos de idade. As mesmas são planejadas para desenvolver ao máximo o potencial psicomotor, cognitivo, sensorial, emocional e social da criança. A Baby Gym oferece atividades lúdicas e multissensoriais. Lideradas pelas próprias crianças, orientadas pelos professores e contando com a participação ativa dos pais; a Baby Gym é uma experiência única para toda família”.

A empresária Alessandra Camargos, fundadora e diretora da Clínica Vacinar, fala sobre Baby Gym

Clonagem WhatsApp

Cabelereira de 47 anos procurou a 2ª Delegacia de Polícia Civil e relatou que, por volta das 13 desta terça-feira 925), recebeu uma ligação de uma pessoa que se identificou como funcionário da Vigilância Sanitária e solicitou algumas informações. Ela repassou e instantes depois percebeu que as duas linhas de celular foram clonadas e pessoas conhecidas receberam ligações solicitando dinheiro.

Dicas para não cair na clonagem

As polícias registram por dia, só em Uberaba, em média 15 ocorrências de estelionato envolvendo clonagem de WhatsApp. Aqui vão algumas dicas (site Tecmundo) para que você não caia neste golpe: -Evite compartilhar seu número de telefone em plataformas públicas. Caso precise ser contatado, a recomendação é fornecer o endereço de e-mail. -Ative a autenticação de dois fatores nas configurações da conta do WhatsApp. Dessa forma, o invasor também precisará inserir seu PIN 2FA, além do código SMS, dificultando muito o sequestro. -Nunca compartilhe o código de autenticação do WhatsApp, nem mesmo com amigos e familiares. Ninguém deve solicitar um código de verificação de qualquer tipo via WhatsApp.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por