NO BICO DA CHANCA

Era bom de bola, e de luva, o goleiro Luiz Fernando

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Roberto Moura - Ticha
Publicado em 29/11/2021 às 16:21Atualizado em 18/12/2022 às 17:14
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

Lembro muito bem que torcedores, amigos desportistas, ex-jogadores e gozadores em geral chegavam no Bar do Jarbas Cury (Quanta saudade, que chega a doer no peito amigo) e deparavam com a galeria de fotos e recortes de jornal e revistas e não viam a foto do bom goleiro Luiz Fernando, aquele que o Ataliba Guaritá Neto, o Netinho, chamava de “Borogodó” e perguntava sobre uma possível foto do goleiro. Certa vez, o próprio Luiz Fernando esteve no Bar e fiscalizou as fotos; de fato não encontrou nenhuma dele e foi cobrar do Jarbão. – “Jarbas, não estou vendo nenhuma foto minha por aqui, o que houve”? A respostas em tom de gozação foi na hora: - “Garoto, reserva não tira fotos”. Quem estava presente caiu na risada... Voltou a tocar no assunto, porque no final de semana conversando com amigos e falando sobre os bons goleiros da cidade, um deles perguntou se Luiz Fernando foi um bom goleiro. Como tive o prazer de vê-lo jogar, disse que sim. Tamanho postura, tinha boa colocação, só não se firmou como titular absoluto do Colorado porque por lá sempre tinha bons goleiros e a disputa era de muita qualidade. Mas ele chegou a ser titular do USC e defendeu a camisa do Independente, o Azulão do Bairro Yanque. Na foto do USC, o leitor vai sentir que o time era dos melhores: começa com Luiz Fernando; Veran, Fabinho, Peticonit, Belmar (ainda preciso falar sobre este lateral que foi criado no Bairro do Grande Abadia), Dílson, ponta direita de muita qualidade; driblava fácil; Naim sempre rápido e presente na área, Gilberto atacante que veio por empréstimo do Cruzeiro, Toinzinho o supercraque, o Garoto de Ouro. Isso mostra que o goleiro questionado nunca foi passado para trás, quando teve oportunidades foi cumprir sua missão e defender as bolas inimigas. Até mesmo, em 1972, nas partidas festivas que fizeram parte da inauguração do Uberabão, ele foi o goleiro titular do Independente e brilhou como nunca: a mulherada não tirava os olhos da meta cadete. Luiz Fernando fez parte daquele jogo em que Guerrara fez o primeiro gol marcado à noite no Uberabão. Encontrei a foto, a coluna publica, isso para tirar dúvidas. Luiz Fernando sempre presente; Carlinho Babão, Ivan, Marco Aurelio, Vadinho, Jarbas Cury, Ronaldo massagista; Carlão pela direita Guerrara, o grande Tapuia, que ainda vou falar sobre este moço, que sempre esteve presente nos jogos do IAC, isso desde a base. Jackson um dos craques de bola que dava verdadeiro show nos gramados. Pela ponta esquerda, o driblador Zé Humberto, o Macaquinho. Show de bola. Na verdade, o assunto foi para lembrar do Luiz Fernando, que na verdade foi um goleiro de nível. Um dia vou contar sua verdadeira história, mas o assunto foi mesmo sobre as fotos estampadas no Bar do Jarbas, que deixou saudades e momentos inesquecíveis.

Com a formação do Uberaba SC

Com a formação do Independente

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Coisas da bola e desculpas esfarrapadas:

Depois de sofrer o segundo gol, o treinador do Flamengo se desculpou:

--- O meu time joga girando como o carrossel holandês, só que gira sempre pra trás e gol para o adversário...

Depois da derrota para o Palmeiras um torcedor do Mengo foi filosof

--- As partidas de futebol são o vinho da vida de muito torcedor fanático; e a derrota e a do seu time é a ressaca...

O futebol do Flamengo nas mãos do treinador Renato Gaúcho fica menor do que as letrinhas do catálogo de telefone...

Depois de ter feito dois gols na partida de sábado contra o Boston City, um repórter conversou com William Mococa e perguntou da sua felicidade naquele moment

--- Estou feliz, fiz dois gols contra um time americano, que nem o nome eu sei falar...

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Na atual situação não sei quem quer aparecer mais: a “cantora” Anitta, ou o árbitro que apitou o jogo do USC contra o Boston. Pelo visto e bem analisado, acredito que o senhor João Luiz Gomes Neto gosta muito de aparecer: como gosta de soprar o apito.

E foi como eu escrevi na coluna de sábado que a bola pune. Não deu outra, por causa das ironias e falta de profissionalismo de Renato Gaúcho, principalmente no jogo combinado contra o Grêmio, não deu outra: Mengão pagou pelo pecador. É isso.

Parabéns aos torcedores do Botafogo, o Glorioso de “General Severiano” pelo título do Brasileiro da Serie “B”. Foi na base da organização, garra e inteligência. Sua torcida comemora com toda felicidade, e com razão. Foi uma batalha e guerra vencida.

O ano não foi bom para o Vitória da Bahia, que foi parar na Serie “C”; para o Guarani que foi tipo semáfor apagava e a acendia. Pior mesmo foi o Vasco da Gama que viu seu futebol definhar de tal maneira que ainda não encontraram explicação.

No Brasileiro da Série “A”, a batalha continua. A briga pelo G4 ainda tem Flamengo, Palmeiras e Corinthians, e pelo andar da carruagem vai ficar nisso. Outros clubes se aproximam para compor o G8 que devem estar na Libertadores de 2022.

Com título definido a favor do timaço da Atlético-MG a briga na parte de baixo envolve Grêmio que ainda sonha em se safar. Outros clubes como Atlético-GO, Bahia que vem sofrendo e o próprio Juventude. A semana pode ser de definição. Haja coração.

Quatro partidas estão marcadas para hoje, apenas uma envolve a parte da degola. Em Caxias, o Juventude vai jogar tudo para vencer o Bragantino, que luta pela Libertadores. Flamengo x Ceará; Coelho e Chape, Cuiabá e Palmeiras também jogam.

A coluna só tem a parabenizar os atletas do Uberaba Tênis Club que brilharam no final de semana. No atletismo com Cintia Braga ficando em segundo lugar. No vôlei de praia conquistando títulos. Na verdade, UTC ainda vai apresentar muitas novidades.

Com toda sinceridade, não esperava que o Araxá fosse ser eliminado dentro do “Fausto Alvin”. Foi a grande surpresa dos jogos da volta da semifinal. A reação do América de Teófilo Otoni já era esperada. O Manchester segurou o Santarritense.

Na verdade, agora América-TO; Varginha, Manchester e Uberaba estão a duas partidas do modulo II. Saber jogar fora de casa e uma disposição tática como mandante é de fundamental importância. Chegou o grande e esperado momento de secar o bagaço.

O bom futebol e o equilíbrio tático do USC foram de fundamental importância na vitória de 3 a 1 sobre o Boston City. O time de Bruno Barros soube como jogar e decidir a situação. Para o próximo jogo, o que preocupa é o desfalque de Martinelli. Luiz Eduardo deve se recuperar, e Douglas é outro que fica fora. É trabalhar. TRAVA.

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por