NO BICO DA CHANCA

Nelson Curitiba: jogador que marcou os anos 50

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 17/09/2021 às 20:26Atualizado em 19/12/2022 às 01:51
Compartilhar

Curitiba com a camisa do Vasco

Guarda de lembrança a camisa do Deportivo Cali

TOQUE DE PRIMEIRA

Filho que tem até hoje a emoção de falar sobre seu pai, que foi um craque de bola e fez muitas torcidas vibrar com seus gols e jogadas. A coluna fala um pouquinho daquele moço, que nasceu em 1931 na cidade de Ouro Fino, depois sua família mudou para Machado e de lá foram para São João da Boa Vista, onde viveram por uns 20 anos. Mas, no mundo da bola, Nelson Curitiba foi casado com dona Elza Pereira Curitiba, começou a dar seus primeiros “chutinhos na pelota” no time do Palmeirinhas daquela cidade. Curitiba jogou em vários clubes, inclusive, aqui no pedaço, ou seja, Triângulo Mineiro vestiu as camisas do Uberaba e Uberlândia. Jogou no juvenil do América Carioca e teve como companheiro o supercampeão Zagallo, que juntos serviram o exército em 1949/50. Em 1951 foi jogar no Botafogo de Ribeirão Preto. Depois seguiu sua vida de futebolista por vários clubes: No Rio de Janeiro, nos anos 1953/54, vestiu a camisa do Vasco da Gama. No ano seguinte foi para o Bahia. Sua trajetória de 1956/57/58 foi XV de Jaú; Cruz Preta de Alfenas, onde viveu seu melhor momento. Ainda jogou no Brasil de Pelotas, Batatais, Uberlândia e Uberaba, que segundo a lenda, colocou o craque Walter Celani, o Tati no banco de reservas. Recebendo convite de amigos, foi para a Colômbia, onde defendeu o Deportivo de Cali. Por lá, exatamente em 1964, encerrou sua brilhante carreira de jogador de futebol. A pendurada de chuteiras foi com 33 anos de idade. Nelson Curitiba, tivesse vivo estaria com seus 90 anos. Sua esposa, dona Elza está com seus 83 anos de idade. Essa união matrimonial foi na cidade de Alfenas. Essa história é uma lembrança contatada pelo um filho apaixonado e sempre teve o pai como ídolo. Bruno Curitiba, que reside em Ituiutaba. É um pedaço da história do papai.

No vestiário do USC

Foto com seu time

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Karrapixo explica a situaçã

--- Karrapa, você tem economizado água e energia?

--- Claro. Tomava banho todos os sábados, agora estou pulando um...

Os clubes, Cruzeiro de Minas Gerais e Vasco do Rio de Janeiro, no Brasileirão B estão parecendo aquela do “bolim-bolacho”: Um dia estão por cima e os outros estão por baixo.

Diz o ditado popular que a ordem dos fatores não altera o produto. É puro engano. Durma hoje com Maria José, e amanhã com José Maria. Você vai notar facilmente a diferença...  

A mulher vai ao relojoeiro reclamar e tem resposta mal-educada:

--- Olha, meu relógio caiu no chão e parou.

--- E a senhora queria que ele saísse correndo?                     

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444. 

BOLA DE MEIA

 A vereadora Lu Fachinelli teve seu requerimento aprovado pela câmara, mas ainda não teve aprovação da prefeita Eliza. O documento é sobre a liberação de publico nos jogos do USC no Uberabão. Acho que seria uma boa. Umas 500 pessoas ajudariam.  

Parece que conseguiram derrubar Edgard Silva, da presidência da Funel. Não sei se foi puro interesse ou maldade. O bom é que o competente Marcelo Vilela assume o cargo. É trabalhar com os pés no chão e tudo dentro dos limites. Sorte amigo Marcelo.

A rodada da quinta-feira pelo Brasileiro “B”, não foi nada daquilo que Cruzeiro e Vasco pretendiam. A Raposa lutou, mas não conseguiu vencer o Operário e culpa a arbitragem. O Vasco foi castigado com gol de empate em cima da hora. Descuido.

E por falar na dupla Vasco e Cruzeiro, amanhã, as duas equipes duelam em São Januário. Pode ter mais reclamação. Coritiba defende a liderança. Esta tarde no “Nilton Santos”, o embalado Botafogo recebe o Náutico. A parada vai ser torta. Sem favorito.              

A quarta rodada do quadrangular final do modulo II tem o Democrata de Valadares na liderança e o Nacional de Muriaé em segundo. Ambos visitam Villa Nova e Tupynambás. Acredito, que faltando três rodadas nada ainda está decidido. Bobeou...

Mais uma rodada do Brasileiro da Série “A” e só jogaços estão na pauta do calendário. E começa com Chapecoense recepcionando o Palmeiras. Duelo equilibrado no Paraná. O Galo pegando moleza, vai fazer o Sport “botar ovo” no Mineirão.

Bahia tem tarefa difícil frente ao Bragantino. Ceará, em grande fase espera pelo Santos, acredito no equilíbrio. No Sul, Internacional vai ter que jogar muita bola para vencer o Fortaleza. No Morumbi, o São Paulo passa por cima do Atlético-GO.

Acredito no favoritismo do Corinthians diante do América. Como, também na igualdade entre Cuiabá e Fluminense. Mais uma vez Flamengo e Grêmio partem para mais um duelo, desta feita pelo Campeonato. Ambos precisam da vitória. Bom jogo.   

Uberlândia precisa de um resultado positivo amanhã, contra o Nova Mutum. Outro empate leva a decisão da vaga para os pênaltis. Jogo difícil para o Verdão. São 32 equipes brigando para chegar as oitavas de final. Boa tem a situação mais complicada.

O Araxá que teve ótimo começo com vitória para cima do Uberaba SC, vai até Itaúna enfrentar o Inter de Minas. As equipes do Poços de Caldas e Varginha jogam em casa e são favoritas diante Figueirense e Atlético-TC. É a “carne de pescoço” da Segundona.    

Uma coisa é certa: o time do Uberaba SC para o jogo desta tarde tem no mínimo duas estreias e mudanças na escalação e maneira de jogar. O pensamento está focado na vitória. Paulo Henrique é a esperança de gols. É vencer, outro resultado, complica. TRAVA.        

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por