NO BICO DA CHANCA

O famosos craque da década de 60: Valtinho

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 26/02/2021 às 18:21Atualizado em 18/12/2022 às 12:25
Compartilhar

Walter e Dequinha

Valtinho e Reinaldo

TOQUE DE PRIMEIRA

Tempos mudam, jogadores mudam, nomes mudam, direção muda e muitas outras coisas envolvidas no futebol mudam, mas a saudade daquilo que foi feito, com trabalho, bom futebol e a maioria com amor à camisa que veste, também muda. Mas em meados da década de 60, vimos muita coisa mudar e para a melhor. Digo em termos de futebol jogado dentro de campo com seus valores. A coluna de hoje publica duas fotos, e nas duas está Walter Gulart, o famoso craque Valtinho. Esse jogava por amor à camisa, foi, e ainda é torcedor do Colorado. Lembro que quando saiu do Independente e foi morar no Boulanger Pucci, ele disse: “Recebi o melhor presente da minha. Jogar onde gosto, morar na casa junto da bola e a poucos passos do gramado, é tudo que sonhei”. Reinado, atacante que chegou ao USC para substituir o centro avante Zé Luiz recebeu todo apoio do Valtinho, que estava brigando pela posição da camisa 7. Que foi do Fausto e do Machadinho. Por ali a amizade era tudo, pois todos falavam a mesma língua e tinham o mesmo objetivo. Na outra foto Dequinha posou ao lado do nosso Valtinho. Época em o ex-volante do Flamengo saiu do Rio de Janeiro para defender alguns times do interior do Brasil. Meses depois, Dequinha chegou no Uberaba SC, mas como treinador. Como já conhecia o talento do companheiro Valtinho, tirou ele da ponta direita e colocou no meio campo. Não foi surpresa alguma. Muitos criticaram, mas depois acabaram rendendo ao talento do craque. Reinaldo e Dequinha, escreveram seus nomes na história do USC.

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

A Associação dos genros sacanas criou dez frases para sogras:

1ª- Pior do que coice de burro, só praga de sogra. – 2ª- Olhe para a sua sogra como se fosse uma estrela no céu: bem longe. – 3ª- Sogra, milho e feijão, só debaixo do chão. – 4ª Adoro a sogra da minha mulher. – 5ª Passei a gostar do mar depois que minha sogra morreu afogada. - 6ª- A pior formiga do jardim da minha vida é minha sogra. – 7ª- Casei com minha cunhada para economizar sogra. – 8ª- Sogra, por mais leve que seja, é carga pesada. – 9ª- Sogra não é parente, é castigo. – 10ª- Fui enganar o diabo, ele logo percebeu. Fui enganar minha sobra, o enganado fui eu.

Frase do zagueiro Fabão, quando foi jogar no Flameng

“A partir de agora o meu coração só tem uma cor: Vermelho e Preto”. (Fabão, quando chegou no Flamengo).

Pelo modo que saiu de campo na quinta-feira, depois de jogo contra o Bahia, a diretoria do Santos não gostou do que a baiana tem...

Sei lá, mas tudo leva a crer que Cruzeiro, Vasco, Botafogo e Coritiba, neste brasileirão só vai ver seus concorrentes de primeira só no ano que vem.

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Sinceramente, lamentei a queda do Vasco. A do Botafogo nem tanto, pois não fez por onde. Mas o Gigante da Colina teve bons momentos, inclusive frequentou a liderança. Houve mudanças e problemas administrativos. Com isso a torcida sofre.   

Goiás e Coritiba foram dois gigantes dos seus estados que não tiveram equilíbrio para sustentar a competição. Todos sabem que as dificuldades foram inúmeras, e clube sem alicerce certamente não sustentariam a permanência na primeira divisão. É pensar.

Fortaleza se safou, pelo saldo de gols, mas foi outro time que caiu de produção. O Sport chegou a fazer o impossível e venceu jogos incríveis. Mereceu a permanência. E o Bahia, depois de muita luta, deixou para resolver nas duas últimas rodadas. Vitórias.  

Quem está vibrando como nunca é o Ceará que vai jogar o Torneio Internacional. A Sul Americana passa a pertencer o clube. O Bragantino é outro que vez por merecer jogar a Sula, fez uma campanha equivalente a uns 70% de aproveitamento. Muito bom.         

A surpresa maior foi apresentada pelo Fluminense. O tricolor carioca, mesclado, jogou muita bola, ficou na quinta colocação e com vaga direta na Libertadores. Essa molecada de Xerem foi show de bola. Sem dúvida, merecem nota máxima.

Lá no topo, Flamengo campeão; Internacional, vice, Atlético Mineiro e São Paulo mereceram a posição. Todos, durante a competição tiveram um diferencial. A dança da matemática foi um verdadeiro samba entre eles. A diferença de pontuação foi mínima.   

O Flamengo chegou a frequentar a zona de rebaixamento. Sua subida foi gradativamente. E na única vez que conquistou a liderança foi para ser o campeão. E no futebol, quando as coisas se encaixam o sucesso vem. O Corinthians fez parte dessa conquista emocionante na última rodada. Enquanto Hugo falhava, Cassio fechava o gol.    

Nota negativa do certame mais disputado dos últimos anos foi a atuação do VAR, que mesmo embora acertando a marcação, gerava desconfiança. A gozação continua sendo a tônica dos seguidos erros. Olha que foram muitos. É preciso de acertar alguma coisa.

Parabéns ao Flamengo pela conquista do bicampeonato. Foi o oitavo Brasileirão, que dá ao rubro-negro, o título de maior vencedor da competição. Olha, não sei apontar algum craque do Campeonato, mas Cuca foi o melhor técnico e Weverton foi o goleiro de maior destaque. Claudinho, do Bragantino, também brilhou e foi o artilheiro.          

Hoje começam os estaduais, que estão mais ligados a nós. No Mineiro, o Uberlândia recebe o Cruzeiro; a Caldense recepciona o Tombense. O América fica por conta do Boa Esporte. No Paulistão tem duas partidas envolvendo clubes do interior. E por falar em jogão, amanhã, em Porto Alegre, o Grêmio recebe o Palmeiras, partida que começa a decidir a Copa do Brasil. TRAVA.      

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por