REGINALDO LEITE

GP da Áustria: Vitória dupla de Leclerc

Reginaldo Baleia Leite
Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 15/07/2022 às 16:34Atualizado em 18/12/2022 às 20:40
Compartilhar

O circuito de Red Bull Ring foi palco da 11ª etapa do campeonato desta temporada. Em 2020, no auge da pandemia, essa pista recebeu duas etapas em sequência, GP da Estíria e GP da Áustria, e esta receita foi repetida em 2021. Ano passado Max venceu as duas etapas e demonstrou que tinha tudo para reprisar o resultado desde sexta-feira. Porém, no domingo, os deuses do esporte conspiraram a favor deste e Leclerc venceu.

Sprint - Esta etapa foi palco da segunda corrida Sprint de 2022 e Interlagos será terceira, inovação introduzida ano passado. Nas etapas com Sprint, o que normalmente é o TL 2 de sexta se torna a classificação dessa corrida curta no sábado. O TL 3 de sábado se torna o TL 2, onde são feitas as simulações para domingo. E o que seria a classificação se torna a Sprint.

Dupla. Os dois carros da Mercedes sofreram danos consideráveis na classificação, após saírem da pista e baterem nas barreiras de proteção. O estranho foi que Lewis e Russell bateram quase que ao mesmo tempo e em sequência. Max conquistou a pole, com margem pequena sobre Leclerc. Nessa corrida (Sprint) de 23 voltas, Max venceu; para alegria da grande torcida holandesa presente. Leclerc, Sainz Jr. Russell e Ocon completaram o Top Five.

Fogo amigo. Na entrevista após a vitória da corrida de sábado, Max agradeceu a grande torcida e declarou que seus pneus chegaram ao fim no limite. Leclerc, ao ser entrevistado, relatou que seus pneus ainda estavam bons e que poderiam estar melhores se não tivesse que se defender de Sainz Jr. no início, e que também esperava ser competitivo no domingo. *Por outro lado, o chefe da equipe vermelha, Binotto, já havia declarado que ordens de equipe só aconteceriam depois da Bélgica, ou seja, somente ao final de agosto. Para alegria da equipe taurina e da agora da mineirinha Mercedes.

Diferente. No domingo, Max largou bem e se manteve em primeiro, chegando a abrir mais de um segundo após duas voltas. Ainda nas primeiras curvas, Perez tocou em Russell e saiu da pista, e abandonaria antes do final. Leclerc, em poucas voltas, se aproximou. Logo depois, vimos um Verstappen até tranquilo relatar no rádio que não conseguiria se manter na ponta por muito tempo. Realmente não demorou muito. Leclerc tentou ultrapassar, mas sem sucesso. Já na segunda investida de Leclerc, Max nem tentou se defender, algo diferente em se tratando dele. No entanto, foi uma manobra inteligente. Pois, se perdesse tempo lutando, perderia terreno para Sainz Jr também, já que este também se aproximou. Estamos diante de um piloto mais cerebral do que aquele que víamos até 2021.

Inverso. Nas primeiras etapas deste campeonato víamos a Red Bull sofrendo com o desgaste de pneus e logo depois o jogo se inverteu, a Ferrari é que não conseguia economizar os pneus. Já nesta prova, a Ferrari foi bem no consumo de pneus e os taurinos penaram. Outra situação que nesta etapa se inverteu foi a velocidade de reta, onde os taurinos sempre reinaram e agora foram os carros vermelhos.

Três. Leclerc e Max nesta etapa estavam em momentos de paradas distintos. Max parou cedo, voltou em sétimo e foi se recuperando. Leclerc parou treze voltas depois. E por essas paradas distintas o monegasco ultrapassou Max em duas ocasiões, totalizando três ultrapassagens. Os carros vermelhos estavam dominantes, já que Sainz Jr. estava sempre por perto e ia também superar Verstappen, quando sofreu uma quebra da unidade de potência.

O melhor. Desviando o olhar dos ponteiros vimos ótimas e belas disputas. Houve momentos em que estavam disputando quatro pilotos, Tsunoda, Zhou e Alonso. Não demorou muito e Ocon entrou na roda. Foi muito bom de assistir esses pegas. Logo depois, Magnussen se juntou à turma e efetuou uma ultrapassagem dupla sobre Alonso e Zhou. Logo após, Lando Norris também conseguiu uma bela dupla ultrapassagem. Vimos Schumacher ultrapassar Lewis no início. O inglês foi se recuperando aos poucos e ultrapassou as duas Hass que estavam à sua frente, evoluindo até a P3. Por falar em Hass, elas estavam muito bem nesta pista. Mick Schumacher foi P6, sua melhor posição na F1. Depois ter largado na P9, Magnussen terminou na P8. Russell foi penalizado em 5 segundos pelo toque com Perez e ainda finalizou no quarto posto. Apesar dos desmandos dos comissários, foi prazeroso assistir à essa corrida.

Empate. A equipe Alpine vem numa crescente. Ocon conseguiu em quinto, terminou a Sprint em sexto e na corrida principal fechou na P5. Alonso foi P8 na classificação. No domingo, largou em último no grid, penalizado, e à frente apenas de Bottas, que largou do Box. Ao final, fechou na P10. Na McLaren, Norris foi sétimo, após ter alinhado em décimo; e Ricciardo largou na P11 e chegou na P9. No mundial de construtores Alpine e McLaren estão empatadas com 81 pontos.

Sem disfarces. Mattia Binotto, manda chuva da Ferrari, foi flagrado pelas câmeras após a vitória dramática de Leclerc com uma aparência amarga. E aí fica a interrogação, seria por perder uma dobradinha de sua equipe ou seria por seu piloto querido ter abandonado e ainda ter que largar do final do grid na próxima etapa. Após a vitória inglesa, Sainz Jr estava a apenas dez pontos de Leclerc e sabia que a equipe não interviria a favor de Leclerc até Spa. A diferença entre os pilotos vermelhos agora soma trinta e sete pontos contra Sainz Jr.

O titulo. A vitória dupla de Leclerc seria pelo fato de que agora a Ferrari é praticamente obrigada a ajudar o piloto do carro 16, já que Sainz Jr. está muito atrás. Após três meses, o monegasco se reencontra com a vitória. Foram três meses de quebras e erros da sua equipe que o afastaram da linha de chegada e possibilitou a Max ter agora 38 pontos de vantagem. Sainz Jr. está 75 pontos atrás do líder Verstappen.

A próxima etapa será na França, no Circuito Paul Ricard que tem 5,842 quilômetros na cidade de Le Castellet no domingo, 24 de julho. Onde a Mercedes espera lutar pela vitória.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por