REGINALDO LEITE

Gp de Portugal - DE NOVO

Reginaldo Baleia Leite
Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 06/05/2021 às 11:21Atualizado em 18/12/2022 às 13:36
Compartilhar

Foto/Internet

A terceira etapa do calendário da F1 foi realizada no final da semana passada. Como era esperado, o incrível traçado nos proporcionou boas disputas, sendo a melhor deste ano. Vimos muitas brigas pelas posições intermediárias e pela ponta, culminado com a segunda vitória de Lewis e sua W12 negra nesta temporada.

1º TEMPO. Pessoalmente, esperava que o resultado fosse outro. Na classificação vimos Max fazer a melhor volta, no entanto, anulada pelos comissários. Assim a pole ficou para Bottas, Lewis ficou em segundo, Max com o terceiro posto e na sequência Perez e Sainz Jr. pela primeira vez na frente de Leclerc. Um surpreendente 6º de Ocon, seguido por Norris. E assim, Lewis não conseguiu sua pole de número 99.

Tudo indicava que Max teria condições de lutar pela ponta após ser o melhor em velocidade pura na classificação. Porém na corrida, não foi bem isso que aconteceu, e novamente Lewis conseguiu ser o melhor vencendo a etapa. Nada contra o inglês, pelo contrário, mas pelo esporte e a competitividade.

COMPORTADOS. A largada foi normal com os ponteiros mantendo suas posições. Ao término da segunda volta vimos um Safety car. O incrível Kimi Räikkönen, que realizou umas das melhores primeiras voltas da história em 2020, fez uma lambança ao término de sua segunda volta em 2021 enchendo a traseira da Alfa de seu companheiro de equipe, Giovanzzi, na grande reta. O tipo de situação que tira o sono de qualquer chefe de equipe.

REINÍCIO. A prova se reiniciou na volta 7. Bottas se manteve na ponta e Verstappen espertamente ultrapassou Hamilton, assegurando o segundo posto. Mas Hamilton não demorou muito para se entender com seu carro, e encontrou o equilíbrio e eficiência, ultrapassando Max quatro voltas depois.

MAIS UMA. Posteriormente, na vigésima volta, Lewis superou Bottas. É incrível como o inglês se adapta às situações de pistas adversas (pouca aderência dos pneus). Já Verstappen conseguiu ultrapassar Bottas na volta 37 logo após os trabalhos nos boxes dos dois. E assim foi até a bandeirada, acabando as disputas pelas três primeiras posições.

RESUMINDO. Não foi aquela senhora corrida que todos aguardavam, mas mesmo assim vimos muitas ultrapassagens no total.

OSSO DURO. A situação de Daniel Ricciardo na McLaren chama a atenção da maioria do paddock e dos fãs do esporte. É certo que o australiano é do ramo e já venceu muitos bons companheiros de equipe como Vettel e Max. Mas até aqui, Lando Norris tem massacrado o coringa do bem do Grid da F1. Certo é também que Hulkenberg dificultou a vida dele nos primeiros GPs na Renault, mas em seu segundo ano na equipe mostrou seu talento. Norris não é Hulkenberg e Ricciardo é Ricciardo. Acho que o australiano ainda vai mostrar serviço. Vai ensinar e aprender com Lando. Vai ser bom para os dois essa parceria na equipe laranja.

DIFERENTES. Sebastian Vettel teve um bom resultado, classificando-se para o Q3 pela primeira vez este ano com sua nova equipe, situação rara em 2020 com a máquina vermelha. De outro lado, vimos Alonso, outro ex-campeão, se dar mal na classificação (13) enquanto seu companheiro de equipe se manteve na P6, o que chamou a atenção de muitos e provocou muitos fuxicos na mídia.

Porém, na corrida, o hispânico conseguiu ser ultra eficiente e chegou uma posição atrás do companheiro de equipe, que largou sete posições à sua frente, fazendo uma ótima corrida.

ELES, SEMPRE ELES. Sem querer apelar, vejo que Verstappen nesta temporada, corre contra Lewis e sua poderosa equipe Mercedes e, de quebra, contra a turma que fica no alto da torre de cronometragem. Foi punido no Bahrein e agora em Portugal.

** O pior de tudo é que isso é o regulamento, hoje auxiliado pela tecnologia. Sensores ditam as regras hoje. Saudade dos tempos em que um piloto era valorizado pela sua audácia, perícia e capacidade de controlar o carro em condições extremas. Esse excesso de regras castra os que eram considerados sensacionais no passado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por