CULTURA & ARTE

Musical Beatles das Crianças

Espetáculo mostra uma menina sem coração, mas apaixonada pelo seu amigo imaginário

Rose Dutra
Publicado em 10/08/2012 às 11:59Atualizado em 19/12/2022 às 18:00
Compartilhar

Rogério Barbosa homenageia Mandela

Kalahari integra luta contra racismo

Kalahari – uma aventura no deserto africano, de Rogério Barbosa, conta a história do líder Nelson Mandela e da segregação racial no Sul da África. Numa narrativa cinematográfica e envolvente, aproxima a realidade africana da dos negros no Brasil, descreve os hábitos de vida no deserto do Kalahari e questiona as ideias de civilização, barbárie e atraso cultural implantadas pelo colonialismo. A história encantadora aborda questões extremamente atuais, como a preservação do meio ambiente, a pluralidade cultural e os limites da ética no mundo globalizado. Se você quer concorrer a um exemplar, envie mensagem QUERO GANHAR O LIVRO para o e-mail [email protected]. O autor virá a Uberaba, no dia 23, para participar da FLU - Festa Literária de Uberaba.

O musical “Beatles das Criança"

Cia. Rogê estreia musical Beatles das Crianças

O musical “Beatles das Crianças”, com a Cia. Rogê, censura livre e entrada franca, sobe ao palco do Teatro Sesiminas, no dia 23, às 10h, integrando a extensa programação da FLU - Festa Literária de Uberaba. Espetáculo mostra uma menina sem coração, mas apaixonada pelo seu amigo imaginário. Como pano de fundo para esta pequena fábula, 20 canções do inesquecível grupo The Beatles. Mais atuais e revisitados do que nunca, a banda é o tema central do musical que a talentosíssima Cia. Rogê estreia em Uberaba.

A banda formada em Liverpool, em 1960, coleciona prêmios, entre eles oito Grammy Awards e 15 Ivor Novello Awards da BASCA.[6]. Já vendeu mais de um bilhão de discos e seus componentes, John Lennon (guitarra rítmica e vocal), Paul McCartney (baixo e vocal), George Harrison (guitarra solo e vocal) e Ringo Starr (bateria e vocal), incluídos na compilação da revista Time das 100 pessoas mais importantes e influentes do século XX. Não há dúvida de que este espetáculo será primoroso.

FLU destaca uberabenses

A FLU – Festa Literária de Uberaba, em sua segunda edição, promovida pela Editora Melhoramentos, apresentará grandes nomes nacionais e regionais, como os escritores Eliana Barbosa e Tiago de Melo Andrade. Com vários livros publicados, os dois são filhos de Uberaba e merecem grande destaque nesta festa. “Literatura e diversão” será o tema da palestra de Tiago de Melo, na tarde do dia 24, e, à noite, Eliana irá proferir palestra e lançará seu mais recente livro “Seja o Herói da sua História”. Os ingressos gratuitos devem ser retirados na Alternativa Cultural ou no Sesiminas.

Projeto incentiva leitura

O Bibliotecando, projeto do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades) que incentiva o hábito da leitura e a valorização de obras clássicas brasileiras entre crianças e adolescentes de escolas públicas de Uberaba, realizou, em julho, o evento “Manhã Literária”, na Escola Estadual São Benedito. O projeto é patrocinado pelo Criança Esperança – Unesco e as atividades do dia fizeram parte do lançamento oficial da campanha em todo o país. O evento contou com a participação dos parceiros: Projeto Saúde e Equilíbrio, Biblioteca Municipal de Uberaba, Ponto de Leitura, Circo da Vida, “Sebo” Alternativa Cultural e do educador infantil Victor Gargiulo.

Livro de mineiro ganha repercussão

O Homem do Cavalo Branco, de autoria do uberlandense Ely Carneiro de Paiva, premiado pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, está tendo boa repercussão entre leitores e críticos, além de comentários elogiosos na mídia, inclusive no jornal

“O Globo”. Ele agradece o apoio da poetiza Iara Fernandes, na pesquisa histórica. O livro conta a história verídica do maior estelionatário da República Velha, Afonso Coelho de Andrade (1875-1922), tendo como pano de fundo o jornalismo policial da Belle Époque carioca. Afonso Coelho era de Catalão, estudou em Uberaba, onde tinha muitos parentes, assim como em Uberlândia. Lançamento no Rio será no dia 29, na Livraria da Travessa do Leblon. Confira mais no http://www.homemdocavalobranco.blogspot.com.br/.

Festa

Os cantores Marisa Monte, Seu Jorge e B Negão (Planet Hemp) vão representar o Brasil na cerimônia de passagem da bandeira olímpica. O evento faz parte da festa de encerramento dos Jogos de Londres, em 12 de agosto. A apresentação dos músicos brasileiros terá oito minutos e será bancada pelo Comitê Organizador da Olimpíada do Rio, em 2016.

Elegância marca abertura de série

Foi simplesmente maravilhoso o show que abriu a série. Aos Mestres com Carinho, no TEU, homenageando Cartola, por Novos Bambas (Fausto Reis, Carlos Giovanny, Carlos Humberto “Boi”, e Moacir “Neto”), tendo participações dos convidados Eduardo Carioca, Elaine Veludo e Adriana Lopes. Com teatro lotado, o show não só apresentou as mais belas canções imortalizadas pelo mestre Cartola, como contou a história do sambista em vídeo com depoimentos importantíssimos. Intercalando tudo, Tânia Mara Garcia contava muito bem ao público, passagens que destacam Cartola, não apenas como exímio compositor e intérprete, mas também como homem e marido amoroso. Como raramente se vê, a plateia permaneceu atenta durante todo o espetáculo. Só se levantou para aplaudir os artistas, que deram um show de talento e simplicidade. Fausto Reis, idealizador e diretor da série de shows, finalizou convidando a todos para estarem nas próximas homenagens, que prosseguirão até dezembro. Ataulfo Alves será o mestre homenageado no dia 14 de setembro de 2012, às 20h30, também no TEU.

CURTAS

 

ARTE

Exposição coletiva de pinturas, Janelas das Emoções, aberta na quinta-feira, na Câmara dos Deputados, em Brasília, reúne pessoas de áreas  distintas, como Pedagogia, Administração, Arquitetura, Jornalismo, e que têm um ponto em comum: a arte. Renata Prata, que integra o grupo de artistas, conta que a mostra permanecerá aberta ao público até o dia 23, de segunda a sexta, das 8 às 18h.

BIS

Quem perdeu O Fantasma da Ópera tem mais três chances de assistir. A coordenadora e produtora do espetáculo, professora Miriam Morel, revela que haverá reprise do musical, nos dias 23 e 24, às 19h30, e no dia 26 (domingo), às 18h, no Centro Cenecista Joubert de Carvalho.

 

EMOÇÃO

Missa na Igreja de Nossa Senhora d'Abadia, especial para os romeiros de Romaria, ainda ganha elogios, especialmente pela interpretação à “Ave Maria”, de Shubert, do tenor Henrique Nominato, acompanhado de seu filho Guilherme, ao teclado. Clima de fé e emoção.

Língua Afiada

“HOUVE ou HOUVERAM dois acidentes?”

O verbo HAVER, quando usado no sentido de “existir”, é impessoal. Isso significa que não tem sujeito e que só pode ser usado no singular. O certo é “houve dois acidentes”.

É interessante notar que ninguém diria “hão muitas pessoas aqui”. Todos falam corretamente: “Há muitas pessoas aqui”. O verbo HAVER (=existir) deve ser usado sempre no singular em qualquer tempo verbal: “Havia muitas pessoas na reunião”; “Haverá muitos candidatos no próximo concurso”…

Certa vez, li num bom jornal: “Houveram vários crimes na Baixada”. Sem dúvida, um dos crimes foi contra a língua portuguesa!!! O certo é “Houve vários crimes na Baixada”.

 

MEIO ou MEIA?

1) A palavra meio, quando significa “metade”, é numeral. Deve concordar com o substantivo a que se refere: “Bebeu meio litro de uísque”; “Bebeu meia garrafa de cerveja”; “Leu um capítulo e meio”; “Leu uma página e meia”; “É uma hora e meia”; “É meio-dia e meia (hora)”…

2) A palavra meio, quando significa “mais ou menos”, é advérbio de intensidade. Os advérbios são palavras invariáveis (=não se flexionam em gênero e número): “A aluna ficou meio nervosa”; “Os clientes saíram meio satisfeitos”;

“A atleta está meio cansada”; “Ela é meio poderosa”…

 

BIFÊ ou BUFÊ?

A língua francesa forneceu um grande número de palavras à língua portuguesa. A maioria já foi devidamente aportuguesada. Assim, a palavra francesa buffet foi aportuguesada para bufê (= escreve-se com “u” pronunciado como “u” mesmo).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por