CULTURA & ARTE

Circuito Regional de Turismo Rural terá 2ª edição no "Vale Encantado"

Rose Dutra
Rose Dutra
Publicado em 25/03/2022 às 18:06Atualizado em 18/12/2022 às 23:27
Compartilhar

De geração pra geração

Rita Soraggi

Filha de italianos, a artesã uberabense Rita Soraggi, tem o que podemos chamar de mãos de fada. A arte dela é comovente. Seu talento vai além, porque sua arte toca o coração das pessoas. Além de tapetes, almofadas e mantas de crochê, Rita aprendeu, por causa das netas, uma técnica japonesa chamada amigurumi, para criar pequenos bonecos de crochê. São presentes afetivos.

Os amigurumis possuem um significado muito especial: eles atraem boa sorte, até porque tudo o que é produzido com as mãos, recebe a energia das pessoas.

Rita diz que é das antigas. Estudou em colégio de freiras e sua avó e tia eram artistas de mão cheia. Assim, faz “artes” literalmente desde criança. Seu perfil no Instagram é @amigurumilualice. Você vai se encantar também.

Duo imperdível

Luciana Arraes

Nesta sexta-feira (25/3), a violinista brasileira Luciana Arraes e o pianista norte-americano Jonathan Moyer fazem um duo de violino e piano no projeto Sextas Musicais.

O repertório será uma celebração da música dos Estados Unidos e do Brasil, com peças de Aaron Copland, Amy Beach, Claudio Santoro e Marcos Cohen, entre

outros.

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson, entidade sem fins lucrativos, realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas

ao estudo e à performance musical e ao público.

A apresentação tem início às 20h, em live transmitida ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson - https://youtu.be/8IxI_9o-6QE

Expedição cultural passa por Uberaba

Daisi e Michele - Expedição vinhos

Duas gaúchas se aventuram numa pesquisa pelo Brasil: a sommelier Deisi da Costa, recentemente escolhida como a melhor do Rio Grande do Sul, pela Associação Brasileira de Sommelières, ABS/RS, e a contadora e técnica em enologia Michele Zanella Cordeiro.

Deisi e Michele visitarão 100 vinícolas num período de sete meses, com o

objetivo de escrever um livro sobre a viagem e a tradição vinícola do país.

A Expedição Cultural Vou de Vinho – Uma Experiência entre Vinhos e Vinhedos conta com o apoio do Pró-Cultura e do Governo do Estado do RS.

A viagem começou em Bento Gonçalves, em outubro, e terminará em Goiás, em maio de 2022. Em Uberaba, elas estarão neste domingo e segunda-feira e, claro, está programada uma visita à vinícola Ar Puro Wine.

Zebu

Arquiteto Gustavo Penna

Das mãos do arquiteto Gustavo Penna, vencedor do Prix Versailles, 2018, prêmio Internacional de arquitetura concedido pela Unesco, está surgindo um monumento que será um dos pontos turísticos de Uberaba e região, naturalmente homenageando as raças zebuínas, com espelho d’ água e tudo o mais na rotatória da Praça Vicentino Rodrigues da Cunha.

Rota do Triângulo

Com nascentes e uma bela cachoeira de quase 15 metros de altura em meio à mata fechada, com águas claras e cristalinas, e solo de areia natural, a reserva particular Vale Encantado, a 25km de Uberaba, Patrimônio Natural (RPPN), é o destino da segunda edição do Circuito Regional de Turismo Rural.

A iniciativa do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Sindicato Rural e Emater, reunirá ciclistas, produtores e ambientalistas na 2ª edição da Rota do Triângulo, no dia 3 de abril. A concentração será na Praça do Quartel, às 6h30.

O Vale Encantado é descrito como um geossítio no projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes. Top! 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por