CULTURA & ARTE

Moni Pimenta tem sua arte espalhada em Nova York, Dubai e Zurique

Rose Dutra
Rose Dutra
Publicado em 18/03/2022 às 14:35Atualizado em 18/12/2022 às 23:40
Compartilhar

Talento de Uberaba para o mundo

Mineira de Uberaba e carioca há mais de 30 anos, Simone Pimenta fez design de interiores, mas as artes plásticas são sua grande paixão, especialmente a pintura em telas. Seu lado artístico surgiu em 1993 quando cursou desenho e pintura em São Paulo e pintou sua primeira tela a óleo. Em 2020, em plena pandemia, retomou sua paixão pelos pincéis e desenvolveu uma assinatura artística como “Moni Pimenta".

O outrora descompromissado "hobby" hoje faz parte da rotina da artista que já reúne mais de 90 telas que lhe renderam diversos convites para exposições, inclusive com direito à premiação pela Abrammil.

Algumas de suas telas já se despediram da artista, sendo adquiridas por amantes da arte de Uberaba, Brasília, Rio de Janeiro, Zurique, Nova York e Dubai. Moni fez participação no livro da psicanalista Bianca Chromiec de Curitiba, e é cofundadora do Museu da Frida, também na capital do Paraná. Assim que a agenda dela permitir, fará exposição no Shopping Uberaba.

Moni Pimenta é de Uberaba e mora no Rio há 30 anos

Haicai e Circolando

O livro “Haicai para ser humano” será lançado em Uberaba, no dia 2 de abril de 2022, às 18h, na Livraria Papel Cartaz, no Shopping Uberaba. O autor, Mayron Engel, escritor de poucas palavras, tem afinidades com o haicai, poesia, microconto e estórias para crianças.

Ator por ofício, palhaço pelo afeto, Mayron é o criador do Circolando Iniciativas Artísticas, projeto que tem encantado alunos na rede municipal e chamado a atenção de empresas interessadas em apoiar. Mayron é membro da Academia de Letras do Brasil (ALB) Seccional Uberaba e Akademia Alternativa Pegasiane- Brasil (AAPBrasil). Quer saber mais? Siga @mayronelgelcircolando no Instagram.

Paz do campo

Fernanda Nasciutti, que é empresária, educadora física e gerontóloga, descobriu mais uma atividade que toca o seu coraçã o turismo rural. Pensando em proporcionar a um número maior de pessoas a mesma sensação de paz e leveza, sediará em Araguari, na Estância do Guardião, o projeto idealizado pelo IGR-Instância de Governança de Roteiros (que reúne 23 municípios), presidida pela diretora de Turismo, Feiras e Eventos de Uberaba, Cida Basilio. Para isso, Fernanda dedica-se a visitas técnicas a fazendas da região para o desenvolvimento de um roteiro para compor um circuito de turismo rural na região e encanta-se com o que tem visto. Ela entende que com a pandemia, os sentimentos de valorizar mais a família e a natureza ficaram mais aflorados e se cada um fizer a sua parte será possível ir além da busca pela sustentabilidade, mas recuperar o que foi danificado. “É um despertar para o que de fato tem valor.” A Estância do Guardião será o destino de estreia do Circuito Regional de Turismo Rural de Araguari.

O Amigo

Os autores do livro “Elias Barbosa - O Amigo de Chico Xavier”, Eurípedes e Marival Veloso, foram convidados pela Comunhão Espírita Cristã para o momento de autógrafos no livro recém-lançado. O evento integra a programação da data em que o médium faria 112 anos, no dia 2 de abril. Eles aceitaram e estarão na Comunhão para os autógrafos a partir das 19h30. A Comunhão Espírita Cristã, fundada por Chico Xavier, fica na rua Professor Eurípedes Barsanulfo, 185, no Parque das Américas.

Elias Barbosa é o amigo de Chico Xavier do livro que terá noite de autógrafos dia 2 de abril

Cultura na Concha

Neste fim de semana o público de Uberaba, que aprecia boas opções culturais tem programa garantido. No sábado, às 15h, o grupo Todo Um de Teatro encenará a peça “ A Flor e o Homem”, e às 18h, apresentação imperdível do violonista Ezequiel Piaz. E no domingo, às 10h, a Companhia Pés no Chão interpreta “Cotidiano Veríssimo”, e o músico e intérprete Pedro Amui começa seu show ao meio-dia. Não dá pra perder!

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por