POLÍTICA

Lula lidera, com 42%; Bolsonaro, em 2º lugar, tem 33% segundo pesquisa

Publicado em 12/08/2022 às 07:03Atualizado em 18/12/2022 às 21:12
Compartilhar

Pesquisa da Quaest Consultoria realizada face a face, contratada pela Genial Investimentos e divulgada hoje (12), aponta liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na intenção de votos dos eleitores de Minas Gerais para a Presidência, com 42% no cenário estimulado, quando é apresentada uma lista de candidatos.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 33%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 6%, e Simone Tebet (MDB), com 1%. Os demais candidatos testados não pontuaram.

Não é possível comparar este levantamento com o do mesmo instituto realizado no mês passado, porque, no mais novo, houve a inclusão do nome de Soraya Thronicke em vez de Luciano Bivar na vaga do União Brasil, além da saída de André Janones (Avante) e Pablo Marçal (Pros). Em julho, o ex-presidente liderava com 46% e o chefe do Executivo tinha 28%.

Já no cenário espontâneo mais recente, quando os eleitores podem indicar qualquer nome de sua preferência, Lula tem 31% das intenções de voto em Minas Gerais, Bolsonaro fica em segundo, com 26%, e Ciro tem 1%.

O levantamento ouviu pessoalmente 2.000 eleitores em Minas Gerais entre os dias 6 e 9 de agosto. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-08299/2022 e custou R$ 122.625,00.

Veja os cenários de primeiro turn

Cenário estimulado

Lula (PT): 42%

Jair Bolsonaro (PL): 33%

Ciro Gomes (PDT): 6%

Simone Tebet (MDB): 1%

Vera Lucia (PSTU): 0%

Soraya Thronicke (União Brasil): 0%

Eymael (DC): 0%

Felipe D'Avila (Novo): 0%

Sofia Manzano (PCB): 0%

Leonardo Péricles (UP): 0%

Indecisos: 9% Branco/Nulo/Não pretende votar: 7%.

Cenário espontâneo

Lula (PT): 31%

Jair Bolsonaro (PL): 26%

Ciro Gomes (PDT): 1%

Outros: 1%

Indecisos: 39%

Branco/Nulo/Não pretende votar: 2%.

Segundo turno

A pesquisa também testou um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, no qual o petista fica com 49% e o presidente, 37%. Em comparação com a pesquisa de julho, Lula caiu 6 pontos. O petista aparecia com 55% no mês passado. Já Bolsonaro cresceu 7 pontos, já que tinha 30% no último levantamento.

Lula (PT): 49%

Jair Bolsonaro (PL): 37%

Indecisos: 4%

Branco/Nulo/Não pretende votar: 10%.

Instituto.O Quaest é um instituto de pesquisas com sede em Belo Horizonte. Até 2020, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a empresa realizava pesquisas eleitorais só em Minas Gerais. Hoje, faz levantamentos sobre intenções de voto para presidente. O instituto tem uma parceria com a Genial Investimentos, a qual financia levantamentos sobre a corrida presidencial de 2022. As pesquisas são realizadas com entrevistas presenciais. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por