ALTERNATIVA

"Se judicializarem, vamos pro pau" - ameaça Vereador sobre linguagem neutra

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 09/08/2022 às 22:04Atualizado em 18/12/2022 às 21:18
Compartilhar

Verdade seja dita: o vereador Pastor Eloísio conseguiu chamar a atenção para si e dividir opiniões, com o projeto da proibição do uso de linguagem neutra nas escolas. O projeto foi aprovado por 11 votos a 6, na sessão de segunda-feira da Câmara Municipal, depois de mais de duas horas de discussão em plenário. Eloísio também conseguiu derrubar o parecer de inconstitucionalidade do projeto. A repercussão do assunto dominou as redes sociais e os grupos de whatsapp nesta terça-feira, onde as opiniões continuaram divergentes.

PALAVRA DE JURISTA

De acordo com explicação do advogado Marco Túlio Reis, “não existe "linguagem neutra" e sim palavras de gênero indeterminado - ou "neutro". O projeto em questão, que foi aprovado, creio que sem sequer ter sido discutido com a Secretaria de Educação, é uma bobagem sem precedentes na história de Uberaba. O pastor Eloísio - que eu admiro por uma série de outros posicionamentos - nesta questão deveria "caçar um serviço". É lei que leva do nada ao lugar nenhum”. Túlio Reis ainda acrescenta: “A prevalecer esta lei, na forma como está escrita, não poderão ser utilizadas palavras como presidente, vereadores, pastores, assessores, diretores etc.”

PERDA DE TEMPO

Não faltaram críticos à discussão do tema sobre linguagem neutra nas escolas pelo Legislativo municipal, quando, sabidamente, o assunto é afeto à esfera federal. Nas redes sociais, muitos reclamaram que os vereadores estão perdendo tempo com algo que não lhes diz respeito. “Preocupem-se com as demandas DA CIDADE. Qual o motivo do atraso dos uniformes? Por que os kits dados aos alunos vieram com material de qualidade inferior? Isso sim deveria ser prioridade”. E mais: “ao invés de vereadores ficarem apresentando projetos inconstitucionais, por que não apresentam um para a volta de jardineiro nas praças de Uberaba, estão sujas, com aparelhos de ginástica estragados (onde tem), gramado sem manutenção e que só vê água quando chove”.

Pois é. “Vox populi, vox Dei”.

FREIO DE MÃO

Autor do projeto, o vereador Pastor Eloísio participou do programa O Pingo do Jota nesta terça-feira e defendeu seu projeto. Segundo ele, é preciso dar um basta no que considerou “aberrações” que têm sido vistas nas escolas pelo país afora. Citou, ainda, informativos do governo municipal que usaram linguagem neutra, como “todes” em vez de “todos”. “Isso fere a Língua Portuguesa e confunde as pessoas” - destacou o vereador.

VAMOS PRO “PAU”

Ressaltando que parecer jurídico não é decisão judicial transitada em julgado, mas mero entendimento técnico, o pastor Eloísio explicou que os vereadores não são obrigados a acatar o que os procuradores da Câmara dizem. No caso específico, o Jurídico da Casa apontou inconstitucionalidade no projeto sobre linguagem neutra. Indagado se está ciente que a questão poderá ser judicializada, o vereador não se fez de rogad “se quiserem judicializar, vamos pro pau”.

Assim mesmo. Com todas as letras…

VAI PASSAR?

Pastor Eloísio não tem dúvidas de que a prefeita Elisa irá sancionar o projeto que proíbe a adoção da linguagem neutra nas escolas do município. “A prefeita não vai contra a Câmara. Tenho certeza que vai sancionar a lei. Mas, se ela vetar, vamos derrubar o veto” - destacou o vereador.

NEM SUPLENTE

Ex-prefeito Paulo Piau não foi indicado sequer para suplente do candidato a senador na chapa de Romeu Zema. Os suplentes da candidatura do deputado federal Marcelo Aro (PP) ao Senado foram divulgados nesta terça-feira e são ligados aos presidentes do Avante, deputado federal Luis Tibé, e do MDB de Minas Gerais, deputado federal Newton Cardoso Jr. A primeira suplente de Aro é a advogada Camila Soares de Oliveira (Avante). O segundo suplente é Gil Antônio Diniz (MDB), conhecido como Teteco, vereador de Contagem desde 1997 e homem de confiança do ex-governador Newton Cardoso, pai do atual presidente do MDB mineiro.

COMO SERÁ?

A reforma do Mercado Municipal tem sido cercada de curiosidade pela população. Não há quem passe pelas ruas do entorno sem esticar o pescoço para fora do carro ou do ônibus em busca de pistas sobre a obra. Para saciar a curiosidade popular, a Prefeitura ou a empreiteira encarregada do serviço poderia afixar na área externa do Mercadão uma placa com imagem do projeto, tal e qual fazem as construtoras com as imagens dos projetos arquitetônicos de casas e prédios durante a obra. Sugestão é do presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, escritor João Eurípedes Sabino.

SEXAGENÁRIA

A Academia de Letras vai completar 60 anos de atividades em novembro. Para marcar a data, o presidente João Eurípedes prepara uma programação recheada de eventos. A principal solenidade deverá ocorrer na semana do dia 15, com direito à presença dos imortais devidamente trajados com o fardão azul anil.

DIA D

Prefeita Elisa Araújo tem presença confirmada no Pingo do Jota desta quarta-feira, dia 10, a partir das 8h30. Não perca!

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por