POLÍTICA

Servidora tem 5 dias de suspensão por desobedecer prioridade vacinal

Responsável Técnica da Central de Vacinas respondeu a processo administrativo por antecipar a vacinação do público de 65 a 69 anos em março de 2021

Gisele Barcelos
Publicado em 09/08/2022 às 21:23Atualizado em 18/12/2022 às 21:19
Compartilhar

Foto/Reprodução

A decisão da servidora, considerada unilateral pela sindicância, beneficiou até mesmo o ex-prefeito Paulo Piau, que teve a sua imunização adiantada

Após responder a processo administrativo disciplinar por descumprimento dos grupos prioritários para imunização contra Covid-19 em Uberaba, a ex-responsável técnica pela Central de Vacinas, Valéria Ferreira, foi penalizada com suspensão temporária das atividades.

O processo administrativo contra a servidora é fruto de sindicância aberta para apurar eventuais irregularidades funcionais na convocação antecipada da população de 65 a 69 anos para vacinação contra Covid-19 em Uberaba.

O caso ocorreu no dia 29 de março de 2021, quando o público alvo eram os idosos de 72 anos. No entanto, doses foram aplicadas em diversas pessoas de outra faixa etária, inclusive no ex-prefeito Paulo Piau, de 67 anos.

Segundo as informações da Controladoria-Geral do Município, após a análise do caso, câmara disciplinar constatou que a servidora tomou uma decisão unilateral ao autorizar o adiantamento da imunização de outra faixa etária sem consultar a comissão organizadora da campanha de vacinação, o que prejudicou a credibilidade da Prefeitura e, também, resultou em tumulto no dia da vacinação.

No correr do processo, a servidora se limitou a negar as acusações, mas não apresentou elementos para comprovar a alegação. Com isso, a decisão foi pela penalidade de suspensão, na qual o funcionário fica temporariamente afastado das atividades, com prejuízo na remuneração.

A câmara disciplinar aplicou cinco dias de suspensão à ex-responsável pela Central de Vacinas. Como o processo administrativo já foi finalizado em segunda instância, não há mais chance para recorrer da decisão e a servidora já cumpriu a penalidade.

No âmbito do processo administrativo, nenhuma outra punição foi aplicada à funcionária. Apesar de não estar mais à frente da Central de Vacinas, ela permanece no cargo de enfermeira e lotada na Secretaria de Saúde.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por