ALTERNATIVA

Sem Zema, debate em Minas perdeu o interesse

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 08/08/2022 às 21:24Atualizado em 18/12/2022 às 21:21
Compartilhar

Primeiro debate entre os candidatos a governador de Minas foi um fiasco. Com a ausência de Zema, sobraram Alexandre Kalil (PSD), Carlos Viana (PL), Marcus Pestana (PSDB) e Lorene Figueiredo (PSOL). Em que pese o trabalho da Band em oportunizar esse espaço para os candidatos apresentarem suas propostas, nenhum dos quatro participantes dessa primeira rodada usou adequadamente o tempo para conquistar o eleitor. Pelo contrário. O debate foi cansativo, sem graça, uma chatice sem fim.

SEM MISTURA

E não é que o ex-secretário geral do governo estadual, Mateus Simões (NOVO), venceu a queda de braço com todos os pretendentes a vice de Zema, na corrida pela reeleição? Pois é. Venceu.

Consta que o governador resistiu até o último momento, mas acabou cedendo às pressões do seu partido e irá para a disputa com chapa pura. Resta saber se seu companheiro de chapa irá puxar votos para a dobradinha, uma vez que sua passagem pelo governo mineiro foi marcada por algumas “trombadas” em aliados e adversários políticos de Zema.

CHICLETE NA CADEIRA

Por falar em vice, o PSDB também vai disputar as eleições majoritárias em Minas com chapa pura. Marcus Pestana fará dobradinha com o atual vice-governador, Paulo Brant. É uma verdadeira salada. Brant foi filiado ao Partido Novo até o início de 2020, mas rompeu com a sigla após Zema vetar parte do reajuste salarial para as forças de segurança que ele próprio havia proposto.

Desde então, Brant foi gradativamente perdendo espaço no governo, a ponto do governador sequer avisá-lo que ele não seria o candidato a vice nas eleições deste ano.

QUE RASTEIRA!

PDT está se notabilizando como o partido das rasteiras. Nas eleições passadas, a direção estadual deu uma tremenda rasteira no então presidente da Provisória em Uberaba, que era o advogado Jacob Estevam. Naquela oportunidade, o deputado Mário Heringer (cacique mor do PDT em Minas) tratorou a decisão local pelo apoio ao nome do empresário Roberto Velludo, para confirmar a candidatura de Lerin a prefeito. Pois bem. Lerim não teve êxito para prefeito, mas assumiu o comando do PDT na cidade. Este ano, ele anunciou sua pré-candidatura a deputado federal. Mas, pelo visto, Lerim também acabou levando rasteira do partido, que apresentou apenas o nome de Josimar Rocha para a disputa. Pelo menos no sistema da Justiça Eleitoral, Lerim está de fora das eleições de outubro.

OUTRA VERSÃO

Em entrevista à colega Gisele Barcelos, Lerim garantiu que partiu dele a decisão de não disputar as eleições deste ano. Disse que Uberaba tem candidatos demais e corre o risco de não eleger nenhum deles. Por isso, ele achou melhor ficar de fora, para não ter de carregar o peso da falta de representatividade de Uberaba na esfera federal.

NA PAZ

Lerim ainda afirmou que vai continuar no PDT e irá formatar a nova executiva do partido na cidade. Ou seja: as partes estão de bem. Lerim está fora da disputa em nome da representatividade de Uberaba na esfera federal, mas não conseguiu demover o partido de lançar outro nome a deputado federal aqui em Uberaba. Deu na mesma. Continuaremos com o mesmo número excessivo de candidatos. Com Lerim, ou Josimar Rocha.

Vá entender…

MAIS ADIANTE

Fora do páreo este ano, Lerin adianta que estará firme na disputa para prefeito em 2024.

NOME NOVO

Advogado na vizinha Delta, Luisinho Zanuto vai disputar assento na Assembleia Legislativa de Minas pelo Podemos. Em 2016, quando era filiado ao DEM, ele disputou as eleições para prefeito, mas não se elegeu. Detalhe: Luisinho, como é conhecido Luís Humberto Zanuto Júnior, é natural de Uberaba.

DESAFIO

Administrador de um dos grupos de whatsapp mais movimentados da cidade, Cássio Frank promete ir da casa dele até Santa Rosa, “pelado, cantando a música do Pablo Vitar em aramaico, de trás pra frente, e dando triplo carpado mortal a cada 2km de caminhada”, se uma determinada candidata do NOVO for eleita Já tem gente querendo fazer campanha para a tal candidata, só para ver o Cássio cumprir a promessa…

APOIO DE PESO

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado abraçou a chapa encabeçada pelo pecuarista Fabiano Mendonça, na disputa pela presidência da ABCZ.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por