POLÍTICA

STF ignora Assembleia e autoriza o Estado a aderir à Recuperação Fiscal

Gisele Barcelos
Publicado em 02/07/2022 às 18:31Atualizado em 18/12/2022 às 21:48
Compartilhar

Supremo Tribunal Federal ignorou a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e autorizou o governo de Minas a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A decisão, publicada na sexta-feira (1°), foi do ministro Nunes Marques, alegando “omissão do Legislativo mineiro em analisar a matéria”.

Defendida pelo governo mineiro como única solução para a dívida de cerca de R$140 bilhões do Estado com a União, a pauta aguardava aprovação da ALMG desde 2019 e ainda não havia sido votada na Casa. Com isso, o Estado ajuizou uma ação no STF.

No despacho, o ministro do STF pontuou que o Legislativo Mineiro age com inércia em não votar o projeto enviado pelo governo e que a decisão vem para resolver o que classificou como bloqueio institucional entre Executivo e Legislativo. Ele também justificou que Minas vive uma penúria fiscal e a demora em avaliar a pauta representa perigo para a situação financeira do Estado.

Na prática, o despacho de Nunes Marques permite que Minas dê prosseguimento aos trâmites legais e administrativos para formalizar ao governo federal a solicitação de ingresso no RRF. Assim, Zema agora poderá negociar os termos da adesão ao regime diretamente com o Ministério da Economia.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por