ALTERNATIVA

Marcos Montes acha "muito difícil" viabilizar Planta de Amônia

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 23/05/2022 às 19:24Atualizado em 18/12/2022 às 19:39
Compartilhar

Tão cedo não deve sair do papel esse projeto da fábrica de amônia/uréia de Uberaba. Esta é a avaliação do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta segunda-feira, o ministro argumentou que a fábrica de Três Lagoas está com 85% das obras concluídas e, mesmo assim, encontra grande dificuldade para sua viabilização. Já o projeto da fábrica de Uberaba foi totalmente descontinuado e teria de recomeçar do zero. Muito difícil - para não dizer quase impossível - transformar esse sonho em realidade a curto prazo.

PROJETO DE ESTADO

Como ministro do agronegócio e, portanto, um dos principais interessados na autossuficiência de fertilizantes pelo Brasil, Marcos Montes deixou muito claro que a construção dessa fábrica precisa ser uma prioridade do governo de Minas. “Cabe ao Estado definir essa obra como estratégica para o seu desenvolvimento” - frisou o ministro. E completou: “Se o governo do Estado não abraçar esse projeto para atrair investidores, ele não vai sair do papel”. Recado dado.

Com essa visão do ministro da Agricultura, fica evidente que eventuais promessas de pré-candidatos de viabilizar a fábrica de amônia/ureia é mero canto da sereia neste momento. E mais: o governo municipal não pode, nem deve, se apoiar exclusivamente nesse projeto, sob pena de concluir os quatro anos com enorme frustração.

DEFENSIVOS

Se por um lado são remotas as chances de concretização da fábrica de amônia/uréia, por outro lado o ministro Marcos Montes acredita na possibilidade de trazer para Uberaba uma nova fábrica de defensivos agrícolas.

COMO FICA?

Ministro Marcos Montes esteve no Mercado Municipal no fim de semana, acompanhado pela prefeita Elisa e pelo presidente da Câmara, Ismar Marão. Mas, o ministro não interferiu, nem vai interferir, nas tratativas do governo municipal com os permissionários para desocupação do prédio durante as obras. Marcos Montes, no entanto, contou ter ouvido queixas dos permissionários de que tiveram muitos prejuízos durante a pandemia e, por essa razão, temem deixar o Mercado durante a reforma.

ACELERANDO

Relatório dos atendimentos prestados nas duas unidades de pronto atendimento locais revela que a média do tempo de permanência dos pacientes ficou em torno de 1 hora para transferência para hospital, entre janeiro e abril deste ano. Na UPA Mirante, o tempo de permanência começou em 1 hora e 16 minutos no mês de janeiro, saltou para 1 hora e 58 minutos em fevereiro, e depois começou a despencar: menos de uma hora nos meses de março e abril.

NÚMEROS DA SAÚDE

Levantamento do tempo de permanência dos pacientes na UPA São Benedito para transferência aos hospitais não foi muito diferente daqueles registrados na UPA Mirante. Em janeiro, o tempo de espera ficou em 1h26min, saltando para 1,39 em fevereiro, e baixando para menos de uma hora nos meses seguintes.

VAGA ZERO

No primeiro quadrimestre deste ano, a UPA Mirante atendeu 1.275 pacientes, dos quais 149 considerados “vaga zero”, ou seja, casos graves. Na UPA São Benedito os números foram maiores: 1.553 pacientes atendidos, sendo 163 “vaga zero”. Os hospitais Regional e de Clínicas foram os principais destinos dos pacientes encaminhados pelas UPAs, seguindo-se Mário Palmério.

DENGUE E COVID

Na semana de 15 a 19 deste mês, as UPAs transferiram 8 pacientes com Covid positivo para os hospitais. A maioria (6 casos) procurou inicialmente a UPA Mirante. Já os casos de dengue confirmados ou suspeitos levaram 10 pacientes a serem transferidos das UPAs para os hospitais, no período de 9 a 19 de maio.

PICO DA DENGUE

No mês de abril, a UPA São Benedito registrou pico de 190 casos de dengue notificados, contra 23 no mesmo período do ano passado. Na UPA Mirante a situação foi mais grave: 429 casos de dengue notificados este ano, contra 24 em 2021.

CONTRAMÃO POR QUÊ?

Por falar em dengue, motoristas foram surpreendidos na noite de sexta-feira, por veículo Fumacê transitando na contramão, em plena avenida Santos Dumont. Por pouco não se envolveu num acidente de trânsito.

CIDADANIA

Timoneiro da Cervejaria Petrópolis, o empreendedor Valter Faria virá a Uberaba no dia 31 especialmente para receber o merecido título de cidadania.

TCHAU, QUERIDO!

Ex-governador de São Paulo, João Dória, finalmente jogou a toalha. Desistiu da disputa à Presidência da República. Já foi trarde…

Arnaldo Santos Júnior e Luciene, ao lado dos filhos Arnaldinho e João Neto, receberam os colaboradores para um almoço especial no sábado, marcando o Jubileu de Prata da Fardas Uniformes. Orgulho do parque industrial uberabense, a Fardas leva o nome da nossa cidade aos mais diversos pontos do país, fabricando uniformes de qualidade. Tive a oportunidade de visitar a fábrica, integrando a comitiva da ACIU recentemente, e fiquei encantada com a produção totalmente automatizada da Fardas. Parabéns à família Santos por essa marca de 25 anos de atuação empresarial com responsabilidade social e competência. Que o sucesso continue sendo a marca permanente dessa indústria genuinamente uberabense!

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por