POLÍTICA

Hospital da Criança adota medidas para melhorar acolhimento a pacientes

Publicado em 18/01/2022 às 21:10Atualizado em 18/12/2022 às 17:59
Compartilhar

O Hospital da Criança em Uberaba apresentou à Secretaria Municipal de Saúde uma série de medidas a serem implementadas visando melhoria no atendimento. Dentre as medidas solicitadas consta a colocação de tendas com cadeiras para melhor acolhimento de pais e pacientes à espera no Hospital, que é responsável pelo pronto atendimento pediátrico (UPA da Criança).

Até a tarde de ontem, em contato com o Hospital, foi informado à equipe do Jornal da Manhã que a instalação das tendas foi concluída, porém, a dificuldade está sendo na obtenção das cadeiras para que os acompanhantes possam aguardar sentados pelo atendimento.

Apenas um acompanhante por criança está sendo permitido, para não haver aglomeração. Outra medida é a separação de crianças com sintomas gripais daquelas sem esses sintomas. Por não haver profissional de Saúde disponível para a triagem 24 horas por dia, as crianças ficavam todas juntas.

Um local foi providenciado nas dependências da própria instituição, sendo este salão secundário destinado aos pacientes que não apresentem sintomas de síndrome gripal, que passarão por atendimento com outro médico. Crianças com síndrome gripal continuarão no fluxo já estabelecido, ficando assim o salão principal do Hospital para esses pacientes. A medida já está em vigência.

Além disso, a instituição vai priorizar para o teste de Covid-19 aqueles pacientes com sintomas e dentro do protocolo preconizado pela Saúde Municipal, com orientação do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. O teste é recomendado para pacientes com sintomas do terceiro ao sétimo dia.

“Pedimos à população um pouquinho de paciência porque a demanda aumentou muito. Estamos com falta de médicos, mas providenciamos uma escala para aumentar o volume de atendimento”, aponta Cláudia Macedo, médica e uma das representantes do Hospital da Criança.

Atendimentos. A equipe do Jornal da Manhã entrou em contato com a enfermeira Patrícia Sarreta, referência técnica da instituição, que informou que, até o final da tarde dessa terça-feira, 145 fichas de atendimento já haviam sido distribuídas no hospital, e que, até o momento da entrevista, apenas 25 ainda aguardavam por atendimento. A enfermeira informou também que nessa terça já haviam sido realizados mais de 80 testes de Covid-19, sendo 21 deles positivos.

Unidade tem cerca de 20 funcionários afastados com Covid e síndrome gripal

Atualmente, cerca de 20 funcionários estão afastados do trabalho no Hospital da Criança, pela contaminação por Covid-19 e síndrome gripal, informou Patrícia Sarreta.

“Nosso quadro de funcionários já é pequeno (cerca de 130 funcionários), então este número nos assustou bastante. Somente da área de enfermagem temos 12 profissionais afastados com Covid (enfermeiros e técnicos). Isso dificulta bastante o nosso trabalho, além da dificuldade de contratação, mas estamos trabalhando duplamente para poder ajudar a todos”, elucida Patrícia Sarreta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por