POLÍTICA

Elisa confirma manutenção do subsídio e isenção para ônibus

Gisele Barcelos
Publicado em 18/01/2022 às 20:36Atualizado em 18/12/2022 às 17:59
Compartilhar

Subsídio financeiro e isenção do ISSQN serão mantidos para concessionárias de transporte coletivo para tentar barrar novamente o reajuste da tarifa de ônibus em Uberaba. As medidas foram confirmadas pela prefeita Elisa Araújo (Solidariedade), que já começou as negociações com os representantes das empresas para definir o preço da passagem em 2022.

Elisa voltou a declarar que a intenção do governo é que não haja aumento da tarifa de ônibus e afirma que os esforços estão sendo feitos neste sentido. “Tivemos uma reunião na semana passada com as empresas de ônibus e apontamos até onde nós podemos ir”, afirma.

De acordo com a prefeita, é preciso manter o que deu certo no ano passado para o congelamento da tarifa. Ela argumenta que o subsídio financeiro e a isenção fiscal não foram medidas adotadas somente em Uberaba para evitar o reajuste da passagem, mas por várias outras cidades com transporte coletivo.

Além da negociação com as concessionárias, a prefeita ressalta que a questão também envolverá a Câmara Municipal, pois é necessário o aval dos vereadores para prorrogar o subsídio financeiro e manter a isenção do ISSQN. “Nós vamos dialogar com o Legislativo para construirmos juntos essa solução, que seja melhor para a comunidade”, declara.

As concessionárias de ônibus solicitaram aumento da passagem de R$4,50 para R$7,86 em 2022, o que corresponde a quase 75% de acréscimo. A queda de passageiros em função da pandemia e o aumento do preço do combustível foram os pontos que mais pesaram na planilha de custos, segundo as empresas de transporte coletivo.

No entanto, as concessionárias já haviam manifestado inicialmente que a confirmação do subsídio financeiro poderia interferir nas negociações. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por