ALTERNATIVA

Reviravolta Eleitoral: Anderson admite candidatura a deputado

Lídia Prata
Publicado em 17/01/2022 às 21:48Atualizado em 18/12/2022 às 17:56
Compartilhar

Alô candidatos a deputado federal: coloquem suas barbas de molho. O ex-prefeito e ex-ministro Anderson Adauto está percorrendo a região e deve disputar as eleições para a Câmara Federal este ano. Isso mesmo. Conversei com ele na noite desta segunda-feira e a resposta foi clara, bem ao estilo AA. Existe, sim, a possibilidade real de Anderson sair candidato a deputado federal. Uma vez consolidada sua candidatura, o quadro eleitoral em Uberaba vai sofrer uma tremenda reviravolta. E a campanha de 2022 poderá ter sabor de disputa para prefeito.

TATEANDO O TERRENO

Na conversa com o ex-prefeito, ele explicou o que o levou a repensar a possibilidade de voltar a disputar eleição para deputado federal, depois de quase 10 anos ausente da vida pública. Veja o que Anderson Adauto disse: “Desde junho do ano passado tenho feito um trabalho para o ex-presidente Lula. Em todas as reuniões, as pessoas me perguntavam e eu dizia: não, não sou candidato. Mas eu vi duas coisas muito claras. Primeir que a candidatura do Lula está se consolidando. Segund acho que essa eleição vai ser muito carregada, do ponto de vista ideológico. Ou seja, da mesma forma que quem vai votar no Bolsonaro não vai votar num candidato de esquerda, eu vejo que quem for votar no Lula vai votar num candidato a deputado ligado ao Lula, para ajudá-lo num processo de governabilidade. No Triângulo Mineiro, não está tendo ninguém com essa objetividade, com essa clareza e a lealdade com que eu trato a questão do Lula”.

DESAFIO

Anderson contou também que no último encontro que teve com Lula, foi questionado pelo ex-presidente sobre sua candidatura a deputado. “Eu disse que não queria. Mas acho que Lula me achou com corpo mole”. Aquele encontro soou como um desafio para Anderson. “No fim do ano, dei uma repensada na vida. Por isso digo que existe a probabilidade de eu ser candidato. Não posso dizer que vou ser candidato. Já passei da idade de dizer que sou candidato porque eu quero ser candidato e depois ser um fiasco nas urnas. Tenho de sentir (o terreno) primeiro. Afinal, estou afastado da vida pública há 10 anos. Será que Uberaba quer a minha volta?”

PROBABILIDADES

Ao colocar na balança a sua disposição de voltar a disputar os votos dos eleitores, Anderson frisa que ainda não está certa a sua candidatura. “Mas posso dizer que hoje eu conto com a probabilidade de ser candidato e só vou aguardar até o mês de março para saber se terei chance ou não. Vou sentir se os eleitores querem um (deputado) novo ou um (deputado) antigo que quando teve mandato fez bem feito”. Para bom entender, esse pingo é um alfabeto inteiro.

E O PARTIDO?

Aí são outros 500! Anderson ainda não sabe para qual partido irá, mas certamente estará entre o PSD, de Gilberto Kassab, e o PSB. Se for para o PSD, vai trombar de frente com outra liderança política peso-pesado em Uberaba, que é o vice-ministro Marcos Montes. A corda pode arrebentar para o lado do presidente da Câmara, Ismar Marão, que já foi lançado pré-candidato a deputado federal pela sigla, com apoio de Marcos Montes. Xiiiiiiiiiii…

CALMA, PESSOAL!

Já o ex-prefeito Paulo Piau continua com o futuro político indefinido. Pelo menos oficialmente. Nos últimos dias correu solto o zunzunzum sobre suas tratativas com o senador Carlos Viana, provável candidato do MDB ao governo de Minas este ano. Piau poderia compor a chapa do MDB, como candidato ao Senado, que é seu sonho. Questionado sobre o assunto, ele respondeu o seguinte: “Minha formação profissional foi na área da pesquisa científica e tecnológica. Lá você não dá o primeiro passo se não for via PROJETO. Continuo convicto de que tudo na vida tem de estar lastreado num projeto. Assim, tenho debatido na esfera maior do meu partido e com lideranças de outros partidos de Minas Gerais, na feitura do Projeto de Poder, que é organizar para ganhar as eleições, do Projeto de Governo, que é cumprir compromissos assumidos durante a campanha, e do Projeto de Estado, que é estabelecer grandes eixos de desenvolvimento para nosso Estado e nosso País. Embora às vezes me sinta pregando no deserto, sinto-me feliz por estar ajudando a elevar o nível da régua do debate político. Uma possível candidatura minha ao Senado da República é um assunto debatido nas entranhas do MDB estadual. Sei que não é fácil, mas me sinto reconhecido pelo trabalho que já realizei pela minha região, por Minas Gerais e pelo Brasil.” Oremos!

“TÔ FORA”

Na sua rápida passagem por Uberaba nesta segunda-feira, o bem articulado presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) descartou completamente sua eventual candidatura a deputado federal este ano. Pela manhã, ele desembarcou no aeroporto local e foi direto para a Prefeitura, onde esteve com a prefeita Elisa, de quem é amigo pessoal. Vale destacar que Flávio Roscoe tem feito um trabalho excepcional no comando da FIEMG e disse que sua intenção é cumprir o mandato até o final. Para quem não sabe, Roscoe é uma espécie de “secretário sem pasta” do governador Romeu Zema, e uma das principais (senão a maior) liderança classista de Minas Gerais na atualidade.

ZEMA CONTAMINADO

O Governador Romeu Zema testou positivo para Covid nesta segunda-feira. Segundo nota oficial distribuída agora a pouco pelo Governo de Minas, ele está com sintomas leves, ficará em isolamento, mas participará das reuniões virtuais nos próximos dias.

PASSAPORTE JÁ!

Sindicato dos Bancários está pedindo a obrigatoriedade da apresentação do passaporte vacinal em Uberaba, com urgência. Com os casos de Covid-19 entre os bancários numa crescente preocupante, o presidente do Sindicato dos Bancários de Uberaba e Região, Diego Bunazar, alerta a população para que evite aglomerações, sobretudo em horários de pico nos bancos, e pede que a PMU passe a exigir o passaporte vacinal.

PARA BAIXINHOS

Começa nesta terça-feira a vacinação contra Covid-19 para os baixinhos com 11 anos, portadores de deficiência permanente ou comorbidades. Nesta primeira fase a Secretaria municipal de Saúde destacou apenas dois postos para a vacinação, um na 13 de Maio e outro no CAISM. Mas a coordenadora da vacinação em Uberaba, Ana Vera Abdanur, adianta que é possível acatar a proposta do vereador Marcos Jammal e levar a vacinação às escolas municipais. A ideia é montar uma espécie de rodízio nas escolas, por bairros. Seja onde for, será necessária a autorização dos pais, por escrito, para a imunização dos filhos.

COMO ASSIM?

De acordo com Ana Vera, a ideia é convocar os pais para reunião nas escolas, explicar tintim por tintim o esquema de vacinação e tirar as dúvidas deles e, caso autorizem a imunização dos filhos, será preenchido o formulário padrão.

MUITO POUCO

Nesta primeira etapa, Uberaba irá imunizar apenas 5% do público-alvo, uma vez que é pequeno o volume de vacinas contra Covid para crianças. A perspectiva é que todas as crianças com idade entre 5 e 11 anos estejam vacinadas até março.

A CAMINHO

Se o quantitativo para baixinhos é ínfimo, para adultos não deve mais faltar vacina. Segundo Ana Vera, mais 25 mil doses da Pfizer estão para chegar em Uberaba, além das 17 mil que chegaram semana passada. Vale lembrar que Uberaba ficou dois dias com a vacinação suspensa, por falta do imunizante. Mas agora está tudo sob controle, segundo Ana Vera.

EM DOBRO

A coordenadora da vacinação em Uberaba quer colocar pelo menos mais uma unidade móvel em ação, para acelerar a imunização da população. Uma unidade do “Vacine Aqui” está percorrendo empresas para colocar a vacinação dos colaboradores em dia, seja contra Covid, seja contra Influenza. Outra unidade seria destinada a percorrer os bairros, para vacinação das crianças em pontos de maior movimento.

BRONCA TOTAL

Presidente do Instituto de Engenharia do Triângulo Mineiro, Gilberto Barata, está na bronca com a Prefeitura. Projeto de repaginação da rotatória em frente à ABCZ foi aprovado, sem o aval da instituição. Barata defende que os projetos sejam previamente discutidos com a entidade, até mesmo para orientações e sugestões técnicas dos arquitetos e engenheiros da cidade, evitando problemas futuros.

ELEIÇÕES

Está marcada para o dia 15 de fevereiro a eleição para renovação da diretoria do IEATM. Pela primeira vez o Instituto terá uma mulher na presidência: a arquiteta Alê Roso.

NA ATIVA

Candidato a presidente da ABCZ pela chapa de oposição, o pecuarista Gabriel Garcia Cid está visitando criadores brasileiros de Norte a Sul, Leste a Oeste do país. Nesta segunda-feira ele visitou o JM, em companhia dos pecuaristas João Machado Júnior e Gilberto Barata. Mais cedo ele esteve no Boitel da Alvo Agronegócios Exportações e Importações de Animais Vivos e Materiais Genéticos, onde foi recebido pelo pecuarista Marcelo Guandalini, que tem projeto para engorda de mais de 20 mil cabeças.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por