ALTERNATIVA

Marcos Montes confirma pré-candidatura de Marão a federal

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 04/12/2021 às 05:22Atualizado em 18/12/2022 às 17:24
Compartilhar

PRA VALER

Agora é oficial: Ismar Marão é o pré-candidato do PSD de Uberaba a deputado federal. A confirmação foi feita em primeira mão pelo secretário executivo do MAPA e líder do partido em Uberaba, Marcos Montes, em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta sexta-feira. Segundo Marcos Montes, a decisão foi sacramentada pouco depois do evento do 5G Agro, na quinta-feira, quando os dois tiveram uma longa conversa para “afinar a viola”.

NOVAS LIDERANÇAS

Depois de cumprir dois mandatos como prefeito, eleger-se deputado federal por três mandatos, ocupar cargo de secretário de Estado e agora ocupando o segundo posto mais importante na hierarquia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes não quer mais disputar eleições. Vai continuar atuando politicamente, junto com seu grupo de apoiadores. E buscando novas lideranças, especialmente entre vereadores. Foi assim com Turkinho, depois com Riposatti, mais recentemente com Franco Cartafina e agora com Ismar Marão.

CADA UM NA SUA

Lançar o nome de Ismar Marão para federal não inviabilizará a reeleição do deputado Franco Cartafina, na opinião de Marcos Montes. “O deputado Franco já tem seu caminho e quatro anos de mandato parlamentar para credenciar sua reeleição. Eu disse ao vereador Ismar Marão que vamos trabalhar para ganhar. Se isso inviabilizar outros nomes, paciência. Mas, Uberaba tem votos suficientes para eleger mais de um candidato” - destacou o ex-prefeito.

Vale lembrar que Uberaba já teve quatro deputados federais: Paulo Piau, Marcos Montes, Aelton Freitas e Adelmo Carneiro. Foi perdendo representatividade ao longo dos anos e hoje tem apenas um federal, já que milhares de votos foram desperdiçados com paraquedistas oportunistas.

E O PIAU?

“Piau é uma reserva política que Uberaba tem. Foi ótimo prefeito e excelente deputado. Não se manifestou nesse um ano. Segurei até agora. Mas não posso ficar esperando” - reagiu Marcos Montes, ao ser indagado como ficaria sua relação com o ex-prefeito Paulo Piau, caso venha a disputar eleição para federal, também. MM inclusive lembrou entrevistas dadas pelo ex-prefeito nas quais afirmou que não disputaria mais eleição para os cargos que ocupou, incluindo deputado estadual, deputado federal e prefeito. Portanto…

SEBO NAS CANELAS

Marão, por sua vez, acredita que não será nada fácil vencer as eleições do ano que vem. “Já vou comprar um par de botinas novas para a campanha”, brinca. Ele tem plena ciência de que vai precisar sair de Uberaba com uma votação expressiva, para depender o mínimo possível de votos de fora. É bem verdade que Marcos Montes se comprometeu a ajudá-lo junto a apoiadores que o acompanham desde os tempos em que foi deputado.

ATENÇÃO

Sinal de alerta: pacientes com Covid voltaram a ser entubados em Uberaba. No Mário Palmério Hospital Universitário, por exemplo, um paciente de 43 anos teve o quadro agravado. Segundo comentários de bastidores, o paciente não foi vacinado. No Hospital Regional, seis leitos de UTI Covid estão ocupados nesta sexta-feira, e outros sete na rede particular. Nesta sexta-feira, o boletim Covid registrou dois óbitos confirmados e um caso em investigação, depois de passar muitos dias sem nenhum registro.

VACINAÇÃO NO SÁBADO

Acelerar a vacinação em Uberaba para tentar brecar uma quarta onda da Covid: esta é a palavra de ordem neste momento. Tanto assim, que neste sábado a Secretaria de Saúde abrirá dois postinhos para vacinação, das 8h30 às 16h. São as UMS Tibúrcio Teixeira, no Abadia, e Valdemar Hial Junior, no Tancredo Neves. Todas as pessoas já convocadas para tomar a 2ª dose da AstraZeneca podem aproveitar a oportunidade, assim como adolescentes com 12 anos ou mais que ainda não se vacinaram. Não dá para perder tempo, diante do temor de uma nova onda da pandemia.

RENOVAÇÃO

Vai haver renovação no comando do Sindicomércio a partir de 2022. O atual presidente, Marcelo Árabe, não quer disputar a reeleição e está apoiando chapa liderada por Luciano Ciabotti. Pleito está marcado para o início de janeiro.

MULHER, MULHER

O Instituto de Engenharia, por sua vez, pode ter uma mulher no seu comando a partir do ano que vem. A conceituada arquiteta Alexandra Roso deve disputar a sucessão do presidente Gilberto Barata.

VOZ FEMININA

A contadora Carla Cintra comandará o Sindicato dos Contabilistas Profissionais de Uberaba – SINDCONT, pelos próximos três anos a partir de 2022. É a primeira vez que a entidade será presidida por uma mulher desde a sua fundação, em 1978. As eleições aconteceram no dia 22 de setembro. Carla Cintra é graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro – FCETM, e atua na área financeira, administrando a Madeireira Notre Dame Ltda, há 11 anos.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por