ALTERNATIVA

Papai Noel chega ao Natal com 5G

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 02/12/2021 às 21:44Atualizado em 18/12/2022 às 17:21
Compartilhar

Se não houver contratempo, as sete antenas 5G previstas para Uberaba estarão em operação no dia 15 deste mês. A previsão inicial apontava para as vésperas do Natal, como presente de “Papai Noel” para os uberabenses. Mas, segundo o head da Nokia no Brasil, Ailton Santos, os equipamentos já foram despachados e devem chegar aqui na segunda ou terça-feira. Pela Algar, está tudo pronto para iniciar as operações. Portanto, prepare-se para a velocidade 5G neste fim de ano.

PROJETO PILOTO

A princípio, a tecnologia de quinta geração foi concebida para levar internet ao campo, que hoje está presente em apenas 23% das propriedades rurais brasileiras. Tanto assim que no evento de apresentação do 5G, no IFTM, foram apresentadas soluções inovadoras para o agronegócio. Graças à iniciativa da Aciu, que contou com inteiro apoio do secretário executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes, Uberaba foi uma das sete cidades brasileiras escolhidas pelo Ministério das Comunicações para participar do projeto piloto de 5G na zona rural.

PARA POUCOS

Mas nem só o meio rural irá se beneficiar dessa tecnologia. Como serão instaladas sete antenas em pontos estratégicos da cidade, cerca de 40% da área urbana terá cobertura 5G. Outro detalhe: para usufruir da nova tecnologia será necessário ter o iPhone 12 ou 13. Samsung de gerações mais novas também estarão aptos. Aparelhos mais antigos terão de ser trocados. A maior velocidade impactará muito a transmissão de dados para empresas localizadas no raio de abrangência das antenas.

PRA FRENTE

Enquanto comemoramos a chegada da quinta geração, o ministro Fábio Faria conheceu o 6G com a Nokia, na Finlândia. É 100 vezes mais rápido do que o 5G…

EXTREMO ATRASO

Por outro lado, o ministro revelou que dentro do Brasil temos uma área do tamanho da Espanha que não tem internet. Disse mais: temos de investir na tecnologia, e isso ficou mais claro durante a pandemia. Home office, aulas virtuais, e-commerce aquecido. Não dava para adiar os leilões do 5G, segundo Fábio Faria.

MONITORAMENTO

Outro ponto destacado pelo ministro das Comunicações refere-se ao monitoramento dos desmatamentos no país, especialmente na Amazônia. Com o 5G, o ministro garante que vamos mostrar que o nosso agro não desmata a Amazônia. Não são os produtores rurais que estão derrubando as árvores. Ele revelou que o governo vai colocar satélites em cima da Amazônia para monitorar os desmatamentos e checar se estão autorizados ou são ilegais. “A nova tecnologia vai conectar e mudar a história do agro. Estamos fazendo algo concreto para proteger nosso meio ambiente” - garantiu Fábio Faria, remetendo aos compromissos firmados pelo Brasil na Cop26.

DE MUDANÇA

Provocado pelo deputado Franco da Cartafina durante o evento desta quinta-feira no IFTM, o Ministro Fábio Faria confirmou que está saindo (pela porta da frente) do PSD, de Gilberto Kassab, para se filiar no Progressistas. Deve ser candidato ao Senado pelo seu Estado de origem, Rio Grande do Norte. Mas terá pela frente um adversário na própria base do governo Bolsonaro. O ministro Rogério Marinho também sonha com a vaga no Senado pelo RN.

MUSA DO EVENTO

Com nome inspirado na Princesa Grace, de Mônaco, e tão bela quanto ela, a deputada federal bolsonarista Greyce Elias fez o maior sucesso no evento do 5G Agro. Além do porte esguio e dos belos olhos verdes, a parlamentar tem uma oratória impecável.

Que show

Belíssima estrutura do IFTM na Univerdecidade foi uma das grandes estrelas do evento 5G Agro. Quem não a conhecia se encantou com o que viu, incluindo o auditório (com direito a telão de LED) onde foi realizada a solenidade.

Cadê vocês?

Poucos vereadores prestigiaram o grande evento da conectividade. Além do presidente Ismar Marão, foram vistos Luizinho Kanecão, Marcos Jammal, Almir Silva, Celso Neto e Rochelle Bazaga. Já do governo municipal, além da prefeita Elisa, lá estiveram as secretárias Miria Resende e Indiara Ferreira, o secretário José Geraldo Celani, do Agro, o presidente da Fundação Cultural, Cássio Facure, e o oficial de Gabinete, Caio Presotto.

Em peso

O Grupo Algar, por sua vez, prestigiou o evento em peso. A começar pelo timoneiro Luiz Alberto Garcia, de impressionante vitalidade no auge de seus quase 90 anos, e seu filho, Luiz Alexandre, o presidente do grupo, Jean Borges, dentre outros diretores e executivos do grupo.

PORTA VOZ DOS LOTEAMENTOS

Edição do dia 1º de dezembro do jornal oficial do município pode ser considerada o “Porta Voz dos loteamentos”. De uma só tacada foram destravados vários processos que estavam em análise na PMU, há meses. Agora foram publicados decretos revalidando prazos de decretos anteriores que aprovaram os projetos dos loteamento Jardim Wilson Lombardi, assim como do Residencial Badajós (aquele, da polêmica rede de água, que a Codau se recusava a bancar) e do Loteamento Uberville. Tem também publicação de decreto liberando garantia dos loteamentos “Chácaras Mariita II” e "Jardim Libânio”. Por último, destravou o projeto do Loteamento ‘Ilha Bela”, agora aprovado. Ufa!

TROCA TROCA

Márcio Antonângelo destá deixando o cargo de chefe do Departamento de Planejamento, Gestão, Projetos e Convênios, da Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Uberaba – FUNEL. Será substituído por Guilherme Cecílio Resende.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por