POLÍTICA

Orçamento 2022 não contempla novas UBSs noturnas, conforme prometido

Gisele Barcelos
Publicado em 23/10/2021 às 18:35Atualizado em 19/12/2022 às 01:33
Compartilhar

Orçamento 2022 não prevê recursos para ampliar o total de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com atendimento noturno em Uberaba. A cidade hoje tem seis UBSs com expediente até 22h e uma das propostas de campanha da prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) era aumentar o número, porém o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, posiciona que a medida não está entre as prioridades pós-pandemia.

O titular da pasta afirma que o foco neste primeiro momento será melhorar a resolutividade da Atenção Básica e conseguir resolver 80% dos problemas dos pacientes nas unidades dos bairros. Com isso, a expectativa é desafogar as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e, também, reduzir a fila de pessoas à espera de exames.

Apesar de não acreditar que seja necessário ampliar as unidades básicas com funcionamento à noite, o secretário declara que não está descartado estender o horário em novos postos de saúde, em outros bairros. Sétimo afirma que a questão será analisada ao longo do próximo ano.

O secretário argumenta que é preciso verificar se existe a real necessidade de aumentar as unidades com horário noturno, pois a questão envolve gastos e até mesmo a segurança dos profissionais.  “Se for ampliar horário e atender um pouquinho só de gente, não tem sentido. Vamos analisar com calma. Não adianta só ir abrindo e deixar aberta sem estudo prévio. A gente pode deixar só algumas para que cidadão procure essas [caso precise de atendimento noturno]”, pondera.

O titular da pasta ainda ressalta que a Secretaria de Saúde hoje está com custo elevado devido ao pagamento de hora extra por conta da vacinação da Covid-19. Por isso, encerrada a etapa mais intensa da campanha de imunização, será preciso adequações nas despesas para não extrapolar o limite de gastos. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por