POLÍTICA

Estado anuncia calendário de vacinação da Covid-19: previsão é imunizar população adulta até outubro

Larissa Prata
Publicado em 15/06/2021 às 11:15Atualizado em 18/12/2022 às 14:38
Compartilhar

Durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (15), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais anunciou a previsão de imunizar pelo menos com a primeira dose toda a população adulta mineira até outubro. Fábio Baccheretti fez questão de frisar que o cronograma do Estado, no entanto, depende frontalmente do envio de doses pelo Ministério da Saúde e que qualquer atraso na previsão já divulgada pelo governo federal certamente vai impactar também as datas estabelecidas em Minas. “Qualquer atraso de distribuição pode impactar o nosso calendário”, ponderou Baccheretti.

O secretário pontuou que a expectativa é que o país receba este mês mais 38 milhões de doses. Além disso, para julho, estão previstas 35 milhões de doses; em agosto, o número sobe para 68 milhões de doses, enquanto em setembro a previsão é de 62,5 milhões. Em outubro, devem chegar a 65 milhões. Seguindo a previsão de recebimento de doses no Brasil e levando em consideração que o Estado fica com cerca de 10% do quantitativo total, a previsão é a seguinte:

Entre 55 e 59 anos - vacinação em junho

Entre 50 e 54 anos - vacinação em julho

Entre 35 e 49 anos - vacinação em agosto

Entre 25 e 34 anos - vacinação em setembro

Entre 18 e 24 anos - vacinação em outubro

Ainda durante sua fala, Baccheretti explicou que a vacinação por faixa etária é possível após deliberação do dia 11 de junho que permite que cada município utilize “70% das doses para faixa etária de forma descendente e 30% para terminar os grupos prioritários, como trabalhadores de transporte, de indústria e de limpeza urbana”. Segundo ele, “a ideia dessa deliberação é que, diferentemente do que aconteceu com grupo de comorbidades, que exige relatórios médicos, comprovação, e aí houve uma certa desaceleração, a idade, por ser algo prático, se deve mostrar apenas comprovante de endereço e identidade, seja mais rápido e fácil. Não precisa de pré-cadastramento”, explicou.

Vale lembrar que durante entrevista ao Pingo do J de sábado (12), o secretário de Saúde de Uberaba, Sétimo Bóscolo, evidenciou a possibilidade de retomada da vacinação por idade ainda nesta semana. Na avaliação do titular da pasta, a vacinação em Uberaba está em ritmo avançado e, se não houver entraves, a previsão é que o público em geral comece a receber as primeiras doses até o fim desta semana, a começar pelos adultos com 59 anos e seguindo de forma decrescente. “Vamos estudar como será o processo. Verificar se é possível fazer uma faixa etária por dia, porque agora a quantidade de pessoas aumenta bastante”, pontuou Bóscolo. Confira a entrevista do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, na íntegra:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por