POLÍTICA

Cirurgias eletivas ainda não têm previsão de voltar a ser realizadas

Gisele Barcelos
Publicado em 13/06/2021 às 06:36Atualizado em 18/12/2022 às 13:53
Compartilhar

Mesmo com a projeção otimista quanto ao controle da pandemia de Covid-19, Uberaba segue sem previsão para a retomada das cirurgias eletivas. Os procedimentos eletivos foram interrompidos por tempo indeterminado no início deste ano, devido ao aumento dos casos da doença e, também, em função do desabastecimento de sedativos.

Em entrevista à Rádio JM ontem, o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, afirmou que ainda não é possível retomar as cirurgias eletivas na cidade e nem precisar uma data futura para restabelecer o atendimento por enquanto.

O titular da pasta argumenta que o Hospital Regional está exclusivo para atender os casos de Covid-19 e a situação resultou em maior lotação do Hospital de Clínicas da UFTM para receber os pacientes com outras doenças. Desta forma, não haveria como liberar vagas no momento para a realização das cirurgias eletivas. “Os leitos ainda estão bastante comprometidos. Infelizmente, há falta sim”, pondera.

Nem todos os procedimentos eletivos foram atingidos pela ordem de suspensão por tempo determinado. Os atendimentos em Oncologia, Obstetrícia, Cirurgias Ambulatoriais e Cirurgia Cardiovascular podem ser realizados no período, preservando os casos de urgência e/ou emergência. As cirurgias de catarata, por exemplo, podem continuar normalmente, pois são realizadas de forma ambulatorial e não há ocupação de leitos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por