POLÍTICA

Pandemia está estabilizada em patamar alto em Uberaba, afirma secretário

Gisele Barcelos
Publicado em 13/06/2021 às 06:33Atualizado em 18/12/2022 às 13:53
Compartilhar

Secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo, durante anúncio de abertura de mais leitos no Hospital Regional, em fevereiro (Foto/André Santos/PMU)

Apesar de patamar alto, o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, afirma que situação da Covid-19 está estabilizada em Uberaba no momento e preocupação agora é o aumento da disponibilidade de leitos para atender pacientes com outras doenças.

De acordo com o titular da Saúde, 24 pacientes não Covid estavam nas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) à espera de liberação de vaga hospitalar na sexta-feira (11), enquanto nenhuma demanda por leito de Covid havia sido registrada até o início do dia.

Sétimo explica que 18 leitos serão abertos no Hospital Regional nesta segunda-feira (14) para o tratamento de pessoas com Covid-19. Segundo ele, a ampliação permitirá transferir uma parte ou todos os pacientes Covid hoje internados no Hospital Universitário Mário Palmério, o que permitirá que a unidade libere vagas para receber pessoas com outras doenças e suprir a nova demanda. “Hoje os pacientes não Covid estão mais necessitados de leitos. Por esse motivo, vamos abrir a capacidade no Mário Palmério para atendimento desse grupo”, pondera.

De acordo com o secretário, a situação é dinâmica e está sendo monitorada continuamente para fazer as adequações necessárias na rede. No entanto, a princípio, os dados levam a acreditar no início de uma queda da transmissão da doença. “Espero que a taxa de positividade continue caindo [...] Estamos com a doença hoje estabilizada na cidade, embora estabilizada num patamar alto. A gente espera que continue [...] Começou a dar uma trégua [a internação hospitalar por Covid]”, pondera.

Entretanto, o titular da pasta ressalta que o recesso devido ao feriado de Corpus Christi, no início de junho, pode impactar as projeções. “Essa doença é muito arrogante e a expectativa pode inverter a qualquer momento. O feriado prolongado, com população em casa por quatro dias, pode interferir e comprometer a tendência de declínio”, salienta.

Em situação de alerta para Covid-19, Uberaba adota regras intermediárias

Com nova metodologia de avaliação implementada, Uberaba é considerada em situação de alerta para a pandemia de Covid-19 e permanece com nível intermediário de restrições.

A análise levou em consideração indicadores de ocupação de leitos, taxa de positividade da testagem e a incidência referentes ao período de 30 de maio a 5 de junho, período que incluiu o feriado prolongado de Corpus Christi.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, os dados entre 6 e 12 de junho não entram ainda na avaliação que embasou o novo decreto, publicado na madrugada desse sábado (12), pois a semana epidemiológica somente seria fechada no fim do dia de ontem para consolidar as informações.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, o decreto vigente pode ser revisado no prazo de 15 dias ou até antes desse prazo, com base no comportamento dos indicadores a partir do dia 6 de junho.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por