POLÍTICA

Triângulo Sul não é incluída na onda roxa, que determina o lockdown em Minas

A princípio somente as regiões Triângulo Norte e Noroeste

Gisele Barcelos
Publicado em 03/03/2021 às 11:43Atualizado em 18/12/2022 às 12:32
Compartilhar

Governo de Minas cria nova onda mais restritiva do programa Minas Consciente e determina endurecimento de regras no Triângulo Norte e Noroeste para conter propagação para a Covid-19. Triângulo Sul não foi atingido no momento, mas o governador Romeu Zema afirma que a região sediada por Uberaba está em "observação diária" e pode entrar em fase mais dura posteriormente. Diferentemente das demais ondas do programa do estado, a onda roxa é impositiva, ou seja, mesmo os municípios que não aderiram ao Minas Consciente devem seguir as regras do Estado. 

A recém-criada onda roxa prevê apenas o funcionamento de serviços essenciais, toque de recolher das 20h às 5h, proibição de circulação sem máscaras ou com sintomas de gripe, proibição de reuniões presenciais e confraternizações familiares, proibição de eventos públicos e privadas, criação de barreiras sanitárias de vigilância e  autorização de bares e restaurantes para funcionar somente via delivery.

No pronunciamento, Zema que a adesão às regras da onda roxa não será facultativa. Com isso, todos os municípios das regiões que forem enquadradas pelo Estado na etapa mais restritiva deverão seguir as normas mais duras pelo período de 15 dias, até reavaliação dos indicadores.

"O município pólo adotar medidas duras e restritivas  não é suficiente se as cidades do entorno continuam produzindo pacientes e enviando para o município pólo. A onda roxa será impositiva porque se isso continuar causa estrangulamento do sistema de saúde", manifestou o governador.

Ainda no pronunciamento, Zema justificou que a autonomia dos prefeitos foi respeitada praticamente por um ano, mas agora a situação envolve a rede de Saúde como um todo e aplicar ações mais rígidas é necessário para evitar um colapso geral.

Quatro critérios serão avaliados para embasar o enquadramento de regiões na nova onda roxa do Minas Consciente: a taxa de distanciamento social; desassistência e taxa de ocupação de leitos; a taxa de incidência e a taxa de óbitos.

TRIÂNGULO E ALTO PARANAÍBA

A coletiva de imprensa foi convocada pelo governador Romeu Zema (Novo) e o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, também participará. Minas Gerais enfrenta a interiorização do avanço da Covid-19 e a situação é crítica em várias regiões, inclusive o Triângulo Mineiro, cujas maiores cidades, Uberaba e Uberlândia, enfrentam situação de esgotamento de leitos. Apesar do crescimento, medidas mais duras de isolamento não foram determinadas em Uberaba, que manteve regras semelhantes às do decreto municipal anterior. A medida mais rígida anunciada foi o fechamento de estabelecimentos nos finais de semana.

Em Uberlândia, o toque de recolher e a lei seca estão mantidos. A cidade vizinha entrou na fase mais rígida no dia 20 de fevereiro, que deve se estender até 12 de março, pelo menos. Assim, há restrição da circulação de pessoas e veículos entre 20h e 5h e os comércios continuam proibidos de vender bebida alcoólica, por qualquer meio, inclusive remoto, a qualquer dia e hora. Uberlândia tem 100% de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva tanto na rede pública quanto na privada, e há fila de cerca de 200 pacientes aguardando vaga em UTI. Nas últimas 48h, Uberlândia registrou 792 novos casos de Covid-19.

Em Araxá, no Alto Paranaíba, a Lei Seca foi prorrogada após decisão do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do município ontem (2). Na mesma região, Patrocínio suspendeu o uso do transporte coletivo por pessoas maiores de 65 anos. A rede hospitalar na cidade atingiu 100% de ocupação. Em Frutal, no Triângulo, a prefeitura adotou toque de recolher das 23h às 5h todos os dias e multa de R$ 514,50 para quem for flagrado sem máscara de proteção. Abertura de bares, restaurantes, comércio, entre outros, foi proibida aos finais de semana.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, Minas Gerais registrou nesta quarta o segundo dia com mais mortes por coronavírus em 24h. Foram registrados 227 óbitos e o recorde para o período é de 243 mortes, registradas no último dia 10 de fevereiro. Ao todo são 893.645 casos de Covid-19 em Minas e 18.872 mortos. (Da redação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por