ALTERNATIVA

Presidente da Codau fala que sistema de abastecimento está "muito atrasado"

Lídia Prata
Publicado em 21/01/2021 às 21:15Atualizado em 18/12/2022 às 12:01
Compartilhar

Atacar o desperdício de água: essa é a principal meta da Codau, sob a presidência do servidor de carreira José Waldir. Nesta quinta-feira, ele participou do programa O Pingo do Jota, pela Rádio JM, e revelou que metade da água tratada pela companhia se perde no caminho e não chega às torneiras das casas. Para alcançar esse objetivo, o presidente pretende automatizar todo o sistema, para identificar rapidamente eventuais vazamentos e otimizar reparos. ”Estamos muito atrasados no sistema de abastecimento de água em Uberaba” - avalia o presidente. Nem cadastro da rede a Codau tem...

MEIA BOCA

Desde 2012, quando ainda era prefeito Anderson Adauto, que a Codau fala em automação. No governo Piau, em 2016, um novo anúncio de automação da Codau foi amplamente divulgado. Mas, segundo o presidente José Waldir, a automatização realmente necessária e completa não foi executada. “De fato esta verba veio para um projeto de automação completo. Entretanto, a gestão anterior optou por reduzir o escopo do objeto do contrato, redirecionando metade dos recursos para a construção dos Centros de Reservação (CR) 12 e 13, além da ampliação do CR-4 e CR-5. A outra metade da verba foi aplicada em automação do sistema de distribuição, como a gestão anterior a classificou. Neste ‘modelo’, os equipamentos apontam a métrica de volume e vazão de cada Centro de Reservação. A proposta desta nova gestão (2021-2024) é automatizar de fato o sistema de abastecimento de água, seguindo o que realmente é uma automatização - um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuam medições e realizam as correções imediatas e automáticas. Este projeto de automação deverá atender desde a captação de água in natura no rio, a adução, o tratamento, a distribuição para os centros de reservação e entrega da água nos imóveis” - explica o presidente. 

BARRAGEM PRAINHA

Acredite, se quiser: segundo José Waldir, as obras da Barragem Prainha foram entregues paralisadas para a nova gestão, com a seguinte justificativa: necessidade de realinhamento de preços do contrato por conta do elevado custo de materiais, como ferro e cimento. Situação gerada por efeito adverso da pandemia do Coronavírus. No entanto, ele conta que, segundo a versão da empreiteira responsável pela obra é que a paralisação se deu em virtude de erros no projeto. Como assim??? Se havia erros no projeto, por que a empreiteira não discutiu o assunto, antes de iniciar as obras? De acordo com o presidente, 10% dos serviços estão prontos. Salvo melhor juízo e se de fato ficar provada a alegação de erros no projeto, a empreiteira foi no mínimo imprudente ao iniciar a execução de uma obra cujo projeto tem defeitos insanáveis. 

REAVALIAÇÃO

A situação da obra da Barragem da Prainha será avaliada em conjunto com a Caixa e o Ministério do Desenvolvimento Regional, que detêm as prerrogativas sobre este contrato firmado com recursos federais. É o que revela o presidente José Waldir, que deve ir a Brasília provavelmente na próxima semana para tratar desse assunto.

COLETA SELETIVA

Só para matar esse assunt José Waldir garante que a partir deste ano Uberaba deverá ter coleta seletiva de lixo, o que há tempos já deveria estar acontecendo. Mas o formato a ser implantado ainda está em estudos.

NO FIM

Termina domingo o prazo para manifestação de pais na consulta online que a Secretaria municipal de Educação está fazendo para definir os rumos do ensino este ano. Com início do ano letivo confirmado para o dia 4 de fevereiro, o modelo a ser adotado será decidido a partir desta consulta e posterior posicionamento do Comitê Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus. 

PODE VOLTAR

A propósito, se depender do parecer do médico infectologista Vitor Maluf, que integra o Comitê do Covid em Uberaba,  as escolas poderão retomar as aulas presenciais ainda neste primeiro semestre. Ele defende que o controle da transmissão é mais fácil de ser feito nas escolas, com orientação técnica e adoção de medidas de segurança. Maluf cita, por exemplo, a possibilidade de divisão das turmas e rodízio entre os alunos, o que evitará superlotação das salas de aula. Com isso, metade dos alunos assistiria aula pela manhã e outra metade à tarde, por exemplo. Ou em dias alternados. Porém, ele ressalta que tudo isso dependerá da elaboração de protocolos bastante criteriosos.

UMA OU OUTRA

Aqueles que ainda têm dúvidas sobre a vacina contra a Covid, o infectologista Vitor Maluf alerta que tanto a CoronaVac quanto a da AstraZeneca dependem de duas doses para fazer efeito. Mas não podem ser doses de vacinas diferentes. Quem tomar uma dose da CoronaVac terá de tomar a segunda dose da CoronaVac. Além disso, uma vez vacinado com a CoronaVac não há que se falar em tomar vacina de outra marca no segundo semestre.  Maluf ressalta que a vacina produzida pelo Butantã vai conseguir imunizar 58% dos vacinados. O restante, se tiver covid, não terá a forma grave da doença, que é a mais perigosa e que vem superlotando os hospitais pelo Brasil afora.  No entanto, ele acredita que essa vacina terá de ser repetida anualmente, como acontece com a vacina contra H1N1. 

QUASE 900 UBERABENSES VACINADOS

Números oficiais mostram que 872 pessoas já foram vacinadas em Uberaba, das quais 436 foram imunizadas nesta quinta-feira. A Unidade Regional de Saúde (URS) São Cristóvão - Dr. Lineu José Miziara, que se tornou o Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19, foi a primeira unidade de saúde de Uberaba a imunizar 12 pessoas da equipe, profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento à Covid-19. Além da equipe do C-Covid, também foram vacinadas 266 pessoas do Mário Palmério Hospital Universitário e 158 do Hospital São Domingos.  Já para esta sexta-feira, a previsão é aplicar a 1ª dose em cerca de 900 pessoas, das quais 370 são do Hospital de Clínicas da UFTM e 132 do Hospital da Criança. Outras 400 doses serão distribuídas entre as equipes das Unidades de Pronto Atendimento – UPA – São Benedito e Mirante.

COMO SERÁ?

A vacinação dos idosos internos em asilos está marcada para segunda-feira. Equipe da Secretaria de Saúde está fazendo um levantamento criterioso, dentro dos 500 idosos asilados nas 35 Instituições de Longa Permanência de Uberaba, para analisar como será a imunização, uma vez que a quantidade de doses não será suficiente para imunizar todos eles. 

EM ALTA

Levantamento feito pela Guarda Municipal revela que em todo o ano de 2020 foram atendidas 51 ocorrências envolvendo acidentes de trânsito, sem vítimas, e outras 45 com vítimas. Em todo o ano de 2019 foram apenas 24 acidentes sem vítimas e 17 com vítimas. E olha que no ano passado havia bem menos carros nas ruas, por conta da pandemia. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por