POLÍTICA

Deputados querem suspender prazo de vencimento de concurso da Polícia

Gisele Barcelos
Publicado em 02/12/2020 às 20:54Atualizado em 18/12/2022 às 11:07
Compartilhar

Deputados querem suspender prazo de vencimento do concurso da Polícia Militar. O assunto foi discutido em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A Comissão de Segurança Pública aprovou um pedido de providências ao governador Romeu Zema (Novo).

No requerimento, os parlamentares solicitam ao governador e aos membros do Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin) para que suspendam os prazos de vencimento dos concursos públicos vigentes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. No texto, eles afirmam que a medida asseguraria mais tempo para análises quanto à possibilidade de convocação de excedentes.

A solicitação foi feita por causa da falta de previsão do governo com relação à nomeação de 523 excedentes de concurso da Polícia Militar e de 229 excedentes do Corpo de Bombeiros.

O requerimento aprovado ontem inclusive enfatiza que uma lei aprovada este ano já suspendeu o prazo de validade de concursos públicos, em vigor ou expirados no período entre 20 de março deste ano e o fim do estado de calamidade por conta da pandemia, para o provimento de cargo ou emprego em órgão da administração pública. 

Na audiência, o presidente da Comissão de Segurança, deputado Sargento Rodrigues, falou sobre a necessidade de recompor os quadros das instituições ligadas à Segurança Pública. Ele ressaltou que gostaria que o governo avaliasse melhor a situação antes de inviabilizar a nomeação desses excedentes. Ele acrescentou que vai continuar a buscar a nomeação.

Outro requerimento aprovado pede que o governo convoque todos os excedentes de uma vez. Desta forma, a formação seria feita em conjunto e haveria economia de gastos.

Vice-presidente da comissão de segurança, o deputado Heli Andrade (PSL) também assina o documento pedindo providências ao Governo de Minas. Segundo ele, o Estado já deliberou que serão chamados todos os excedentes da Polícia Civil porque está mais deficitária, mas nada ainda foi decidido sobre as outras corporações. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por