POLÍTICA

PMU lança Cosip com vencimento até o próximo dia 30 de dezembro

Gisele Barcelos
Publicado em 02/12/2020 às 20:49Atualizado em 18/12/2022 às 11:07
Compartilhar

De última hora, Prefeitura anuncia cobrança da Cosip (Contribuição para Custeio da Iluminação Pública) com vencimento em 30 de dezembro de 2020. A taxa normalmente era lançada entre junho e julho, mas foi adiada em função da pandemia de coronavírus este ano e, até então, não havia previsão sobre a cobrança. A data de pagamento foi oficializada em edição do Porta-Voz que entrou em circulação ontem.

A Cosip é cobrada somente sobre terrenos vagos, onde não há ligação de energia elétrica e existe iluminação pública na rua. Conforme as informações da Prefeitura, a cobrança não incluirá os imóveis localizados nos bairros rurais, condomínios fechados com custeio próprio e bairros sem infraestrutura de iluminação pública ou em áreas de expansão urbana.

De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Jorge Macedo, as guias estarão disponíveis a partir de segunda-feira (7) no site da Prefeitura para impressão. Não há previsão de reajuste na base de cálculo pelo município.

O titular da pasta justificou que a Lei de Responsabilidade Fiscal obriga o município a fazer o lançamento da Cosip anualmente e não haveria condições de cancelar a cobrança da taxa em 2020. “Se não fosse feito, o prefeito até poderia responder por improbidade administrativa por renúncia de receita”, argumenta.

Além disso, o secretário ainda posicionou que a Prefeitura optou por esperar para fazer o lançamento no fim do ano por causa da pandemia. “Fomos até o limite. Temos que lançar por obrigações legais. Deixamos para dezembro porque tem o décimo terceiro e a pessoa pode utilizar o recurso para o pagamento”, salienta.

Questionado sobre a ausência de aviso prévio da cobrança, Macedo declara que os contribuintes que procuraram a Secretaria da Fazenda foram informados. “Comunicamos que seria feito ainda este ano, mas não tinha previsão de data ainda, se seria em novembro ou dezembro”, encerra.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por