ALTERNATIVA

Avante troca dobradinha majoritária; Leandro da Visão está fora da disputa

Lídia Prata
Publicado em 26/10/2020 às 18:46Atualizado em 18/12/2022 às 10:32
Compartilhar

FORA DO PÁREO

Leandro Souza, ou Leandro da Visão, está fora da disputa para prefeito de Uberaba. Condenação por crime ambiental tirou o corretor de imóveis da parada, embora ele tenha recorrido da sentença de primeiro grau. Com isso, a nova dobradinha do Avante tem o Cel. Lupércio Peres Dalvas como cabeça de chapa, e o empresário Mateus Morais como vice. Anúncio foi feito no final da tarde desta segunda-feira.

MEA CULPA

Às vésperas da celebração de Finados, o prefeito Paulo Piau foi às redes sociais no fim de semana para se desculpar com os familiares do rapaz sepultado em Delta, semana passada. Embora tenha demorado para se manifestar sobre essa questão - o que gerou muitas críticas à sua gestão - , Piau considerou inadmissível o ocorrido e prometeu a impedir que novo absurdo como aquele volte a ocorrer em Uberaba. Por fim, o prefeito lamentou a exploração eleitoreira da dor alheia por seus adversários. 

RAZÃO E SENSIBILIDADE

Por um lado, o prefeito tem razão, quando reclama da politicagem em cima do fato. Mas, tudo isso poderia ter sido evitado, caso o Município tivesse atentado desde o princípio para a necessidade de oferecer alternativa às famílias de baixa renda quando tivessem que enterrar seus entes queridos. Somente depois que o fato ocorreu a Prefeitura saiu correndo para corrigir a falha, editando um novo decreto a toque de caixa, que foi publicado na sexta-feira. Aliás, poderia ter evitado também todo esse transtorno para a família (e a consequente politicagem que o fato gerou) se o atendimento inicial na Prefeitura à família tivesse tido a sensibilidade de tentar contornar o problema, em vez de fechar questão em cima da letra fria da lei. Deu no que deu.

SILÊNCIO PREOCUPANTE

Silêncio do concessionário a respeito do preço supostamente cobrado da família que enterrou parente em Delta tem gerado toda espécie de especulação. O preço alardeado nas redes sociais está muito acima da tabela fixada pelo Município.

POR QUE NÃO?

Na estreia da Sabatina JM, nesta segunda-feira, o prefeitável Tony Carlos (PTB) foi questionado sobre esse imbróglio envolvendo sepultamentos de pessoas de baixa renda em Uberaba. Segundo o candidato, em que pese ser importante a atuação da iniciativa privada nesse segmento, ele pretende rever as sepulturas públicas nos três cemitérios da cidade, e, se for possível, aproveitar aquelas com mais de 50 anos para novos sepultamentos. Tony não descartou, também, a implantação de um quarto cemitério público em Uberaba.

QUEM SE HABILITA?

Ainda sobre essa questão, Tony Carlos desafiou os adversários a provarem que  alguém da sua campanha faça parte do contrato social do cemitério concessionário, o Cemitério Parque. O desafio é consequência de acusações que estão rodando as redes sociais, dando conta de que um dos coordenadores da campanha do PTB seja sócio do Cemitério Parque.

TRANSFORMAÇÃO JÁ

Ainda na Sabatina JM, Tony Carlos defendeu a transformação do lixo em energia, com o fim do aterro sanitário. E mais: o candidato entende que, além do lixo,  a gestão da energia (leia-se iluminação) deve ser entregue também à Codau.

TÚNEL ILUMINADO

Dentre as propostas que o candidato Tony Carlos tem apresentado nesta campanha e que ele reforçou aos ouvintes da Rádio JM na Sabatina desta segunda-feira está a construção de um túnel na avenida João XXIII. O projeto, segundo ele, é totalmente diferente de todos os anteriores que foram feitos pelo governo Paulo Piau. O custo dessa obra não foi levantado ainda.

E O CENTRO?

A proposta do candidato Tony Carlos para a revitalização do centro da cidade é muito parecida com o projeto desenvolvido pela Seplan, em tramitação na Câmara Municipal. Parte do princípio de conceder isenção de ISSQN e IPTU a empreendedores que queiram investir em habitação vertical popular em áreas centrais. Mas, em relação à extensão do Calçadão até o 5º quarteirão da Rua Artur Machado, Tony invocou “Toninho e Marieta” para dizer que vai ouvir a comunidade: “É conversando que a gente se entende” – destacou.

O PRÓXIMO

O candidato Antônio dos Reis Gonçalves, o Lerin, é o convidado desta terça na Sabatina JM, que vai ao ar das 9h às 9h30min, pela Rádio JM FM 95.5. Você pode acompanhar a entrevista também pelas redes sociais do Jornal da Manhã e da Rádio JM.

BATENDO ASAS

Além da baixaria virtual circulando nas redes sociais e grupos de whatsapp, com esculhambação de candidaturas, chamou a atenção o número de desistências de candidatos. Só no ninho tucano, três candidatas bateram em retirada, deixando o partido com um baita problema nas mãos.

ADEUS

Nesta segunda-feira, a Covid nos privou da convivência de um uberabense apaixonado por essa cidade: o empresário e produtor rural César Sebastião Martins. Durante muitos anos ele comandou a Disauto, revenda Volkswagen localizada na esquina das avenidas Santos Dumont e Leopoldino de Oliveira. Presidiu a ACIU, entidade que era outra de suas paixões. Durante décadas, César Martins foi um dos empresários mais atuantes da cidade, ao lado de seus irmãos Joaquim dos Santos Martins e José Ribeiro  Martins, o Zé do Gás. Deixou um legado de respeito, coragem, honradez a todos nós.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por