ALTERNATIVA

Interdição de agência bancária na cidade dividiu opiniões

Lídia Prata
Publicado em 14/08/2019 às 19:50Atualizado em 17/12/2022 às 23:25
Compartilhar

Foto/Divulgação

Aluno da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, o garotão Leonel visitou ontem o quartel dos bombeiros em Uberaba, onde foi recebido pessoalmente pelo comandante Anderson Passos. Recebeu emprestado um livro, que prometeu ler e devolvê-lo no dia 7 de setembro, quando poderá assistir ao desfile ao lado do comandante, no palanque oficial

Dia da Padroeira

As homenagens à Padroeira da cidade começam hoje com alvorada, bem cedinho, quase no mesmo horário em que os exemplares do Jornal da Manhã estiverem chegando às casas de seus assinantes. A primeira missa está marcada para as 6h da matina e a última, às 17h. Ponto alto da festa, a coroação da santa está marcada para as 18h30, seguida de procissão. Hoje é um dia especial para Uberaba, não por ser feriado. Mas por ser um dia de agradecimento, de fé, de fraternidade. Salve Nossa Senhora da Abadia!

Tudo ou nada

A interdição da agência do banco Santander na avenida Leopoldino de Oliveira dividiu opiniões. Não faltou quem criticasse o Procon por ter determinado a suspensão temporária das atividades da agência e ainda aplicado multa de R$118 mil ao banco Santander. O argumento dos críticos é que Uberaba já quase não dispõe de agências bancárias e que esse tipo de autuação pode acabar afugentando o Santander. Será?

Até quando?

O problema desse embate entre Procon e os bancos é que esses teimam em descumprir uma lei municipal que obriga as agências a instalar dispositivos de segurança, para dificultar a ação de bandidos em explosões de caixas eletrônicos. Desde o fim do ano passado que as agências bancárias estão “enrolando” para adotar essas medidas protetivas. Em dezembro, quando foram fiscalizadas pelo Procon, foi concedido prazo de 10 dias para cumprimento da lei. Porém, elas continuaram fazendo corpo mole. Procon está certo. Esperou até demais, principalmente considerando o recente assalto à agência do Banco do Brasil. Tem de endurecer o jogo com todas as agências, e não apenas com o Santander, sem dó nem piedade!

Suspense

Pode sair amanhã o nome do próximo procurador-geral da República, em substituição a Raquel Dodge. Um dos nomes mais fortes na disputa é o do mineiro José Bonifácio Borges de Andrada, procurador de carreira que foi sub de Rodrigo Janot na PGR.

Confusão

Mais uma vez a Justiça Estadual e a Federal não se entendem na fixação do calendário de recessos forenses. Em razão do feriado de hoje, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais autorizou o “enforcamento” do trabalho também amanhã. Já a Justiça do Trabalho e a Justiça Federal só param hoje. Amanhã terão expediente normal.

200 para 200

Há exatos 200 dias para os 200 anos de Uberaba, a Codau lança hoje uma campanha ilustrada por uberabenses, muitos dos quais conhecidos, como a jornalista Rose Dutra, o advogado Richard Maciel, empresários Saulo Kikuchi e Alcides Borges, DJ Samhara, Edson Bernardes (o popular guardador de carros da Choperia do Mário), publicitária Larissa Melo, além de Terezinha Marinho, que trabalhou na Codau por quase 40 anos, e Ildo Wendling, servidor da Codau há 25 anos, e dos garotos Martin Nóbrega (filho da Anne Roy Nóbrega, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e Rafael Miziara (filho do controller Carlos Bracarense e Patrícia Miziara). Ficou bem interessante.

Salve, salve!

“Gratidão por ser uberabense” é a tônica da campanha dos 200 dias para os 200 anos de Uberaba. “Temos de despertar esse sentimento nas pessoas e aproveitar esse momento para virar o jogo dos pessimistas” – ressalta o presidente Luiz Guaritá Neto, lembrando que todas as campanhas da Codau mexem com o orgulho e a autoestima dos uberabenses.

Mão dupla

Ao fazer a entrega de equipamentos para a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, esta semana, o promotor de Justiça Carlos Valera deixou claro que quanto mais eficientes forem o poder público e os servidores municipais, menos trabalho terá o Ministério Público. Os equipamentos foram adquiridos com recursos de medidas compensatórias aplicadas a infratores.

Dura lex

“O promotor Valera é duro no cumprimento da lei, mas tem compreensão, serenidade, visão de parceria e compensação social.” Análise é do prefeito Paulo Piau, lembrando que a Prefeitura não teria como comprar, nem reparar os equipamentos caros de alta tecnologia por falta de scanner automotivo, que foi um dos itens do pacote doado pelo MP. E voltou a insistir na tecla: não adianta o Poder Público limpar se a população não colaborar. “Quanto mais a população ajuda, menos gasto para a Prefeitura. Dinheiro gasto para limpar sujeira dos outros poderia ser investido em outras áreas” – desabafou o prefeito.

Cadeia neles!

Não bastasse o desabafo, o prefeito Paulo Piau ainda garantiu que não vai deixar barato para os sujismundos. Segundo ele, tem conversado com o Ministério Público e polícias para acertarem medidas mais duras contra quem não cuidar do quintal. Piau falou gross “Tem que prender. É cadeia mesmo. Porque quem suja chama mosquito, que dá dengue, e dengue mata. Ninguém tem direito de levar doença para os outros, muito menos morte” .

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por