NO BICO DA CHANCA

Como esquecer do grande Edu?

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Roberto Moura - Ticha
Publicado em 08/08/2022 às 18:44Atualizado em 18/12/2022 às 21:22
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

Sábado foi seu aniversário, muitos torcedores não lembram e outros não sabem que EDU aquele ponta esquerda de alto nível jogou pelo Corinthians um dos maiores rivais do Santos FC. Jonas Eduardo Américo é o nome da fera, que veio ao mundo em 06 de agosto de 1949. Ele fez 40 jogos com a camisa do Timão, conquistou o Paulista de 77 e a Taça Governador do Estado, também em 77, fez apenas 5 gols. A sua estreia foi no dia 23 de janeiro de 77 e com derrota para o Grêmio Maringá por 3 a 2; foi uma partida amistosa e Edu começou no banco. Na verdade, foi um ponta esquerda infernal naquele time do Santos de Pelé. Depois de ter jogado no Timão foi vendido ao Monterrey, do México. De uma maneira ou de outra, Edu ajudou a tirar o Corinthians da fila, com isso as vitórias voltaram a acontecer. Edu com a camisa do Santos foi um extrema endiabrado e ajudou o time de Pelé a fazer sucesso, aliás pelo setor vários pontas brilharam com a camisa do Peixe. Pepe, Abel, João Paulo e outros cobras da bola. A coluna de hoje fala sobre Edu, justamente para acabar com a dúvida. Na verdade, depois de 23 anos ele ajudou a tirar o Corinthians da fila. Ele não foi titular absoluto. Em 40 jogos, jogou 26 como titular. Conseguiu 18 vitórias, 9 empates e conheceu 13 derrotas. Nessa caminhada marcou 5 gols. Antes de chegar ao Corinthians jogou pelo Grêmio Maringá. No Timão disputou a posição com Romeu, na verdade, ficou mais na reserva do que jogou. Um ataque que Edu figurou: Vaguinho, Basílio, Palhinha, Geraldão e Edu. É bom frisar que Edu não participou daqueles confrontos com a Ponte Preta. “bem que poderia ter jogado no Uberaba SC”, mas foi encerrar a carreira no Dom Bosco time do Mato Grosso. Jonas nasceu na cidade de Jaú-SP. Marcou 184 gols, jogou pela seleção em 66/74. Ganhou cinco Campeonato Paulista; um Rio-São Paulo/66; um brasileiro/68, um Sul Americano/68 e um Mundial, também em 68. Mas como todo bom filho a casa retorna, Edu voltou ao Santos e vive na maior felicidade com a esposa Lena Della Costa Américo e conta sempre com a amizade e apoio dos amigos. Até nos dias de hoje, nas peladas, Edu faz a diferença. Não tentei escrever uma pequena biografia do craque, mas sim, apenas para lembrar que ele jogou no Corinthians. Como é bom lembrar de você.

Com a camisa da seleção

Na formação do Corinthians

Com Clodoaldo

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. WastsZap 9.9918-0717 Visite nosso showroom e realize seu sonho de ter uma moto 0 quilômetros. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

O Mamoré não deu moleza e ferrou o Paracatu em casa. É como diz o amigo Elton Castr Aqui, em Patos, “Sapo de fora não ronca”.

Conheci um jogador perna de pau, que quando marcou um gol, imediatamente olhou o número de sua camisa e depois explicou a imprensa:

--- Queria ter a certeza de que fui eu mesmo quem marcou...

É a grande verdade e acontecia muito no interior.

Alguns anos atrás, antes dos jogos, os cartolas faziam acordo de cavalheiros:

--- Hoje seu time fica com o árbitro, e o meu com os assistentes...

Jogador astronauta esclarece o moment

--- Quem não se ajeita na direita, nem no centro e nem na esquerda, acaba indo para o espaço...

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 39 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Cruzeiro voltou a vencer e aumentou a vantagem sobre os demais concorrentes. No futebol tudo pode acontecer, mas desta feita nem a maior zebra de todos os tempos tira a Raposa da Serie “A”. Este embalo é consequência de uma vibrante competência.

Na Serie “A”, a gente está acompanhando o Juventude a se afundar a cada rodada. Já o Botafogo parece ter perdido o equilíbrio e se afastou das vitórias, mas é um time de muita vontade. O Avaí quase segurou o Corinthians, o empate deu uma complicadinha.

Quem parece ter voltado a jogar bom futebol é o Atlético-GO, a vitória sobre o Bragantino foi das melhores. Por outro lado, o Flamengo conseguiu vencer o São Paulo e subiu na tabela. A Máquina tricolor não para e com o atacante Cano não tem vazamento.

O Palmeiras não deu chances ao Goiás. No Castelão, o Fortaleza conseguiu excelente vitória frente ao Internacional. Agora, jogo com intensidade, foi entre os dois Atléticos: Galo e Furacão. O Mineirão sentiu o potencial do time de Luiz Felipe.

Com semana cheia de jogos interessantes, isso com Brasileirão da Serie “B”, Sul Americana e Libertadores, as emoções começam hoje com Vasco, Grêmio, Cruzeiro e Bahia em campo. Jogos que fazem parte do G4. Ninguém quer perder. É guerra.

Hoje a Sul-Americana tem Atlético-GO com a vantagem de poder até empatar para seguir em frente enfrentando o Nacional de Luizito Suarez. Tem Independente x Deportivo Tachira. Amanhã, o Ceará espera pelo São Paulo. Quem vencer segue.

Pela Libertadores as emoções iniciam -se hoje com o duelo entre os gigantes Flamengo x Corinthians. No primeiro jogo, deu Flamengo 2 a 0. Amanhã, jogam Talleres x Velez Sarsfield. Agora, o jogaço vai ser entre Palmeiras x Atlético. E agora josé?

A estreia do Nacional dentro de casa, pela Segunda Divisão não foi nada agradável. Dentro da sua chave foi o único mandante que perdeu. Mamoré passou por cima; Coimbra bateu no Inter de Minas e o Araxá ganhou do Inter de São Gotardo. Recuperar.

O que foi mostrado pelo time elaborado pelo Lucio Vaz não foi suficiente para dominar uma partida dentro de casa. Houve falhas na marcação, vimos um meio campo sem criatividade e um ataque que precisava ser mais municiado. A molecada sentiu.

Gostei das atuações do goleiro Cassio, do beque Keke, Lucão foi razoável, Rafinha, Cleisson e Breninho correram muito, mas criaram pouco. Dahora fez algumas jogadas e brigou no ataque. O estreante Caio Bala esteve bem no jogo, mas precisa de ajuda.

A gente acredita e vai pelo lado de que toda esteia é difícil e mexe com o emocional, mas na verdade, ficou claro que mais uns quatro reforços se fazem necessário. É um campeonato difícil. O equilíbrio, e jogadas trabalhadas tem que valer. TRAVA.

TA CONFECÇÕES 25 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050 – Whatzapp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial com TA Confecções. Venha ser feliz. Atendimento classe “A”. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por