NO BICO DA CHANCA

A coluna desta quinta relembra a grandeza do time Independente campeão de 1976

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 19/01/2022 às 18:51Atualizado em 18/12/2022 às 17:57
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

Time do Independente campeão de 1976

A coluna desta quinta-feira fala do time do Independente AC campeão amador de 1976. Era um time intercalado com jogadores do Juvenil, que na maioria das vezes eram convocados para jogar a competição. Os jogos aconteciam aos domingos, na parte da tarde e não com as regalias do futebol de hoje. Os campos com gramados ruins e outros, que além dos buracos não eram nem cercados. Tudo isso fazia parte da arte de jogar futebol que era jogado com prazer, muitos até deixavam o almoço do domingo para jogar às 15 horas no amador. Momentos em que chutar bola era um prazer tremendo e massageava o ego dos atletas. A foto ou retrato, como queiram, mostra os craques que batiam um bolão e não tinham o reconhecimento de hoje. A foto começa pelo Araúdio Pereira Melo, o Chim, aquele que foi massagista do Uberaba SC. A madrinha do time, era a simpática Marcia. Ela trabalhava com Arnaldo Reis e foi ao estádio “Antônio Dal Sech” colorir a festa das faixas do time cadete. Em seguida aparece o goleiro Tinoco, jogava com tranquilidade e foi proprietário de um restaurante na Praça Rui Barbosa, foi irmão do Bilu. O zagueiro Arnaldo, de cabeça baixa, segura o troféu. Domingão, que nunca foi do Faustão, sempre foi o xerife do time. O rapaz não perdia uma dividida, ficava com todas. Vaguinho foi um beque de nível, sempre usou a categoria para jogar bola. Hermes era um jogador de precisão e marcava bem. O meio campista Dida foi craque: este sabia jogar, e como jogava; domínio, dribles, passes em curta e longa distância era com ele mesmo. No retrato também aparecem os diretores: Fernando Pires e Fernando do Açougue. Agachados vem Fernandinho Caparelli, este jogava muita bola: cruzamentos precisos eram feitos com maestria. Foi um craque do nosso futebol amador. Wando, jogador de muita raça e sempre aproveitando oportunidades para fazer seus gols; ajudou muito na trajetória do Independente. João Moreno, chegou para brilhar no “Azulão do Bairro Yanque”. Foi feliz vestindo a camisa do time azul e fez vários gols. Da Chagas atuava pela ponta esquerda; foi um jogador veloz, usando os contra-ataques fez sucesso na campanha do título. O último agachado é o Nenê, bom jogador de meio-campo, mesmo jovem, ainda atuava no juvenil tinha ótimo posicionamento. Juntamente com Vaguinho e Dida transformava o meio campo gigante e com criatividade: setor que pesou muito na campanha vitoriosa. Escrevo essa pequena história, que valeu um dos títulos mais importantes do clube da rua Osvaldo Cruz. Isso ninguém apaga... O presidente do clube, Túlio Miranda, com seis aninhos viu este título.

Túlio Miranda, atual presidente do clube

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

No jogo da Copinha, na decisão por pênaltis, o treinador falou para o goleir

--- Você tem que pular. Goleiro que se preza tem que ficar no espaço.

--- Desculpe seu treinador, mas quem tira serviço no espaço é astronauta.

E um cartola perguntou ao treinador de goleiros do seu time:

--- Que tal os nossos goleiros?

--- Péssimos. Ainda bem que só podemos escalar só um para jogar.

Antes da partida contra o Bahia o treinador alertou seus jogadores:

--- Gente, cuidado com as cabeçadas dos baianos... Eles são bons de coco...

Maka pergunta para o David:

--- David, o que significa o Karrapixo triste, sentando em um saco de cimento?

--- Só pode ser aborrecimento...

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 39 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Depois de não aceitar as propostas de Uberaba SC e do América-MG, o veterano goleiro Fábio de 41 anos chega ao Rio de Janeiro para fazer exames médicos e assinar com o Fluminense. Fábio já não precisa mais de vitrine, mas gostou da escolha.

O estado de saúde do presidente da Liga Uberabense de Futebol, Roberto Carlos Fernandes continua estável. Embora intubado, vem correspondendo. Existe uma corrente de orações para a cura do Roberto e parece que vem fazendo efeito positivo. Moço bom.

É bom frisar que Roberto Carlos Fernandes, depois que assumiu a presidência da LUF revolucionou o futebol local. Os campeonatos ficaram mais interessantes e concorridos. Criou mais charme e valorizou as competições, são mais 10 categorias.

Lamentável a falta de juízo, isso em 2013, do atleta Robinho que brilhou no Santos, Europa e Seleção Brasileira. Acusado de violência sexual, o moço acaba de ser condenado a nove anos de prisão, e além do mais pagar uma indenização de 60 mil euros.

Analisando bem, sem mesmo entrar em campo, jornalistas apontam neste início de ano o time do Fluminense como o melhor entre os cariocas. Além de ter uma garotada formada em Xerem, os veteranos que estão chegando devem acrescentar muito no clube.

Foi no peito e na raça que o América-MG passou pelo Botafogo Carioca e segue na Copinha. A vitória veio através de um erro da zaga do Fogão, que vacilou no passe. O Santos foi outro que passou apertado, mas através dos pênaltis passou pelo Mirassol.

Com América e São Paulo preparados para o duelo na semifinal da Copinha, o Palmeiras (favorito) encarou o Oeste em Barueri. Por outro lado, o duelo entre Cruzeiro e São Paulo foi outra partida que chamou atenção dos torcedores. E agora José?

Parece que Rafael Sobis criou coragem e acabou entregando jogo para o Internacional, partida que poderia ter rebaixado a equipe gaúcha. Sobis disse que naquela partida errou muitos lances de propósito. Ainda bem que parou de bola. Inacreditável.

A diretoria do Corinthians não vai sossegar enquanto não contratar o atacante Diego Costa. O timão já fez sua proposta e aguarda a resposta do atacante. Conseguindo o feito, é torcer para que os torcedores não se decepcionem com o atleta. Não sei se será uma boa.

Pelo andar da carruagem, parece que o módulo II vai estar paralelo com o Regional Sub 23. A Federação Mineira não divulga a data do arbitral e a Liga de Uberlândia não define a data do início do Regional. É bom esperar sentado; em pé vai ser cansativo.

O famoso ex-atleta e técnico vencedor Eulo Lúcio Vaz é o convidado do programa Toque de Primeira de sábado (22) pela Rádio JM 95,5 FM. Depois de um longo tempo vamos voltar a falar do Nacional e seus planos para o futuro. É o retorno. TRAVA.

TA CONFECÇÕES – Há 25 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por