NO BICO DA CHANCA

Tapuia vive a vida assim como joga bola: com talento.

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 17/01/2022 às 19:34Atualizado em 18/12/2022 às 17:56
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

Com a formação do IAC de 1972

Hoje a coluna lembra de um atacante, que pouco foi falado, mas cumpria sua obrigação dentro de campo. Luiz Henrique Mioto é o nome da fera. Nasceu em 27 de agosto de 1948. Seus pais, Boulanger Mioto e Felismina César sempre apoiaram o filho, que gostava de jogar bola e estudar. Foi no campinho de um terreno do dr. Ernestino que Tapuia apareceu para o mundo da bola e de lá para o Nacional, onde chegou a ser profissional. Isso foi em 1970. Domingos Baroni, o grande Mingo foi seu primeiro treinador. Agora, diz que aprendeu muito com Carlos Alberto, o famoso Bel. Afirma, ainda, que sempre admirou o futebol do Tinoco. Sua maior emoção dentro de campo foi o de marcar um gol em um dos jogos de inauguração do Uberabão, nesta partida defendeu a camisa do Independente. Agora, um jogo que marcou sua carreira foi aquele entre Nacional x Caldense em Poços de Caldas, onde o alvinegro venceu por 3 a 2, Tapuia fez os três do Nacional. Tem um momento ruim no jogo contra a Paraense, onde, em uma dividida quebrou o pé direito. Como jogou profissionalmente no IAC e Nacional, ele considera as equipes como primordiais na sua curta carreira, mas os estudos sempre estiveram no primeiro plano. E foi no Uberabão, em partida contra o Uberlândia, que fez um gol que considera mais importante. No empate em dois gols, ele fez os dois do IAC. Seu sonho foi realizad formou-se em odontologia e conseguiu fazer seu pé de meia. Acredita que a vaidade é cruel e prejudica qualquer grupo. Seu time do coração é o Vasco da Gama. Nunca se espelhou em nenhum jogador, sempre foi ele mesmo. Um fato cômico aconteceu na partida contra o Ituiutaba, quando o árbitro apitou um minuto de silêncio, o ponta Carlão disparou para o ataque. Resultad voltou sem graça e provocou risos. Acredita que a diferença do futebol do passado com o atual é muito grande, principalmente na parte financeira. Falando em “Maria Chuteira”, elas assediavam mesmo, só que os pais proibiam as filhas de namorar jogadores de futebol. Hoje, os pais fazem questão que elas namorem jogadores, é uma garantia financeira. Seu grande ídolo foi o Romário e sua maior paixão é a família. Tapuia volta a afirmar que Tinoco foi o melhor jogador com quem jogou. Para ele, Uberlândia sempre foi um adversário chato de enfrentar, principalmente quando o zagueiro Dunga estava em campo. Na atualidade, aponta dois craques: Messi e Neymar. Lembra ainda que em 1969, que além de artilheiro no Juvenil, foi eleito o craque do ano. Hoje, aposentado como dentista, tem uma vida tranquila ao lado da esposa Lúcia Helena em sua fazenda em Minaçu. Tem dois filhos, o famoso Luiz Henrique, o Pi e Soraya, além de três netos. Uma família que sabe viver. Tapuia, mesmo com carreira curta, escreveu sua história no mundo da bola. História que ninguém apaga. O moço que sabe viver, principalmente quando curte uma pescaria.

Com a esposa Lúcia Helena

Soprando a velinha

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Karrapixo, com David, que lhe mandaram uma mensagem chamando o de pobre:

--- O que você fez?

--- Nada. Eu não tinha crédito para responder.

Mulher sempre complica: entre este casal foi assim:

--- Você está linda hoje.

--- Por quê? Ontem eu era feia?

---Não, é que hoje você parece estar mais magra.

--- Tá dizendo que eu gorda?

--- Caramba, como você tá difícil.

--- Antes eu era fácil...?

Malandro foi aquele tremendo pilantra, que na saída da igreja falou para a mulher:

— Não vamos fazer a viagem de lua de mel, vamos é guardar o dinheiro para o divórcio...

Inacreditável, mas fazer o quê?

--- Doutor, meu marido pode assistir ao parto?

--- É claro que sim. O pai sempre deve assistir ao parto.

--- Ah, então deixa pra lá. Ele e meu marido se detestam.

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 39 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Com a Covid-19, a saúde do presidente da Liga Uberabense de Futebol continua comprometida. Infelizmente, foi entubado, o que preocupa os amigos e familiares. O pessoal do esporte continua fazendo aquela corrente para frente e orações não faltam.

Recebi informações de que o Regional Sub 23 só começa no início de março. A pandemia precisa dar espaço. Com isso, o USC ganha tempo para acertar o seu time e o Nacional tem mais tempo para fazer as contratações. Trabalho começa em fevereiro

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, chegou na fase de quartas de final, e muitos clubes grandes foram surpreendidos por equipes montadas por empresários. O time do Mirassol vem jogando uma bola que dá gosto de ver. Da mesma forma, está o Oeste.

Incrível, mas a direção de futebol do Flamengo precisa conscientizar que futebol é coisa importante para os torcedores. Fez pouco caso do Brasileirão e, agora, pela segunda vez não deu importância para a Copinha. Acabou sendo eliminado. E o torcedor?

Três clubes do interior de Minas estão na Copa do Brasil. O Pouso Alegre, que tem momento inédito e estreia no dia 23 de fevereiro contra o Paraná. A URT espera pelo Avaí (esse vai ser parada torta). O Tombense joga fora de casa contra o Icasa.

Apenas três times grandes entram na primeira fase. É o caso do São Paulo, que não obteve boa colocação no Brasileiro, e vai jogar contra o Campinense. O Vasco da Gama vai até Araraquara encarar a Ferroviária. Este é um jogo duro. Grêmio também está nessa.

América-MG; Atlético-MG, Atlético-PR, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Palmeiras, Bragantino, Bahia, Remo e Botafogo-RJ estreiam na terceira fase do torneio, que promete ser um dos melhores e mais rentáveis de todos os tempos.

Nada fácil, mas os Árabes do Al Hillal ofereceram U$ 9 milhões, cerca de R$ 50 milhões para ter o atacante Michael jogando na terra do petróleo. A direção do Mengo pediu mais U$ 1 milhão. Parece que o negócio está por fechar. Acho que está barato.

Eulo Lúcio Vaz vai montar e comandar o Nacional Sub 23 no Regional que deve começar só em março. Lúcio acredita que será de bom proveito para o alvinegro da rodovia. Isso, porque meio caminho fica andado. Pode aproveitar até 100% dos atletas.

No programa do último sábado, pela JM 95,5 FM, o Toque de Primeira recebeu a dupla de garotos do USC: Igor Nunes e Rafael Garcia. O papo foi da melhor qualidade, e os garotos, que são bicampeões da “segundona”, acreditam que USC irá no módulo II.

O Arbitral para o módulo II, ainda não tem data marcada e pode acontecer até o final do mês, o que prejudica os clubes na montagem de seus elencos. O conselho técnico acontecia sempre com 60 dias antes de iniciar a competição. É aguardar. TRAVA.

TA CONFECÇÕES – Há 25 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por