NO BICO DA CHANCA

Uma curta viagem no tempo: vamos relembrar o time do Marista Diocesano na década de 60

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Roberto Moura - Ticha
Publicado em 10/01/2022 às 17:33Atualizado em 18/12/2022 às 17:42
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

Jovem e promissor time do Diocesano/Marista.

A coluna de hoje tem a memória curta, pois muitos desses “craquinhos” de bola não moram mais na cidade e fica só a lembrança de um começo formidável e cheio de atração, onde todos admiravam, isso pela qualidade dos garotos que jogavam um bolão. O nosso baú, vai tentar lembrar de alguma coisa no futebol que positivou e deu oportunidades a muitos garotos para bater aquela bolinha, inclusive de até mesmo jogar no profissional e foram gênios no Futebol de Salão. Pouca gente do novo mundo deve lembrar de que no Colégio Diocesano tinham vários campinhos para jogos de futebol. Um era maior e mais bem cuidado e sempre foi reservado para os grandes jogos da época, inclusive o timaço do colégio só jogava nele. O ex-jogador profissional Luiz Alberto Cecílio, que nos dias de hoje é engenheiro civil, apreendeu muita coisa naqueles campos. Citei o nome do Luiz, mas na verdade foram centenas de craques daquele momento e ótimos profissionais na atualidade, isso, cada um na profissão que escolheu. Então, surpreendido pela foto enviada pelo craque Clevinho, analisei e pensei: por que não falar sobre alguns nomes que estão na foto e fizeram parte da minha amizade. Essa molecada, todos na faixa de 14/15 anos faziam sucesso no campo do Champagnat, isso na década de 60. Na foto que a coluna estampa, aparecem Irmão Clausio, Chaim, Domingos Pousa, Antônio Carlos Sampaio Moreno, Osório Guimarães, Carlos Estevão, Durvalzinho; Mauro Mengueti, José Alexandre Prata, Luiz Guaritá Neto, Clevinho Davi (Americano). Acredito que tem um bom tempo (uns 40 anos) que essa não se fala, mas comentam como eram felizes e sabiam. Na turma, cada um morava em um bairro e a minoria no centro da cidade: Durvalzinho morava no Grande Abadia; Luiz Neto e Chaim no centro da cidade. Já Clevinho, José Osório (famoso Branquinho) e Estevão residiam no Bairro Estados Unidos. Agora, no mundo da bola a escalação era essa: Domingos; Chaim, Antônio Moreno, José Osório e Estevão; Mauro e Alexandre Prata; Durvalzinho, Luiz Neto, Clevinho e David. Gostaria de ter tido mais detalhes. Luiz Neto, que era o xodó do Pai Netinho que sempre falava: “meu filho é craque”; é engenheiro e foi prefeito da cidade. Chaim médico; Domingos Pousa foi ou ainda é músico; Clevinho trabalhou na Nestlé como contador; hoje mora em Goiânia e trabalha com eventos. José Osório trabalhou com o pai, que tinha um empório na Pires de Campos. Durvalzinho continua a vida como empresário. Sinceramente, esse pessoal, os que estão vivos, é claro, deveriam se encontrar para um chope e resenha. É contar história da vida.

Durvalzinho sempre curtindo a família.

 Luiz Neto, curtindo a natureza.

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

E um bombeiro chateado com a atuação do árbitro que apitou pessimamente um jogo do seu time falou para a dona de casa, onde prestava serviç

--- A caixa d’água já está pronta e botando água pelo árbitro...

No Bar do Lagoa, Karrapixo reclama com o Delacir:

--- Lagoa, no meu caldo tem uma barata.

--- Você não está vendo que é desenho no prato!

--- Mas ela está mexendo, caramba!

--- Então deve ser desenho animado...

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 39 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

O futebol do final de semana na cidade passou em branco. No sábado, o primeiro jogo da decisão do Máster entre Fabrício e Bonsucesso foi cancelado. É bem provável que possa acontecer no primeiro sábado de fevereiro. É esperar a poeira baixar...

O futebol Sênior foi outro que ficou para o mês que vem. O problema é sempre o mesm “onda da Covid”. O Amador acompanhou o sistema e a partida entre Sete Colinas x Independente deve ser remarcada para o dia 6 de fevereiro. É a expectativa.

Deve ter muitos jogadores da nossa grande Uberaba participando da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Até agora consegui apurar dois nomes: Artur Contarim, filho do Denis Contarim e João Pedro, filho do Sabonete. A coluna deseja sucesso pra molecada.

A repercussão da contratação do goleiro Fabio, ex-Cruzeiro pelo Uberaba SC fez sucesso nas redes sociais. Somente através de grandes empresas, tal fato poderia acontecer. Na verdade, o noticiário mexeu muito com o mundo da bola. Faz parte.

O técnico Paulo Souza chegou e já se apresentou à torcida do Flamengo. O gajo foi técnico da seleção da Polônia, é uma bagagem considerável. Por aqui as coisas não são como lá. É muita cobrança e aguentar a pressão da torcida não é nada fácil. Vamos ver.

Os times da região como Patrocinense, Uberlândia, URT estão trabalhando intensamente em busca de reforços e de preparação para o campeonato que começa dentro de 16 dias. Quem não conseguir formar bom elenco pode se dar mal. Rebaixamento.

Pelo que temos acompanhado, a Caldense tenta contratar jogadores pontuais. O Villa Nova, mais uma vez vai ter o apoio do Coimbra, com isso entra forte. Pouso Alegre e Democrata estão buscando alternativas, mas o Tombense, como sempre, vem forte.

Pelo módulo II, o CAP Uberlândia começa a trabalhar. E para a formação do elenco foram buscar o veterano Wantuil Rodrigues, que chega elogiando a direção do Portal. Este módulo II vai dar muito pano pra manga. Mais uma vez vai ser bastante disputado.

A saída às pressas do meio campista do Rondoniense para dar aquela aliviada durante uma partida não foi caso inédito. Não foi a primeira vez, mas chamou atenção de todos. “O cara voltou mais leve”. É bom fazer no lugar certo do que em campo. Ufa!

Na verdade, a diretoria do USC vai prestigiar, e muito, o trabalho do jovem treinador Djavan Moraes, que já é o novo técnico do Sub 20 do Colorado. Dificuldades vai ter pela frente, mas é como dizem os sábios do futebol: “É preciso ter sorte e competência.

Notícia que deixou torcedores do Uberaba SC satisfeitos foi dada pelo presidente do clube, que disse que a comissão técnica pode permanecer e vários jogadores que vão jogar a elite do Mineiro já assinaram um pré-contrato com o Colorado. TRAVA.

TA CONFECÇÕES – Há 25 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por