NO BICO DA CHANCA

A história do futebol de várzea em Uberaba passa direto pelo Santa Marta

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Roberto Moura - Ticha
Publicado em 05/01/2022 às 16:09Atualizado em 18/12/2022 às 17:32
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

Entra ano sai ano e a história dos clubes e de atletas estão sempre chegando à tona. As lembranças são inúmeras. Tem um título de um filme que diz: “O passado não perdoa”. Isso mesmo e estão nos casos positivos e negativos. A marca do futebol é feita com segurança e quem fez a história nunca será esquecido, pois o registro é marcante. É só fazer uma pequena pesquisa, que descobrimos coisas maravilhosas no mundo do esporte. Vejam só; a foto que a coluna publica hoje, mostra um timaço do Santa Marta, recheado de craques. Este clube, antes de se filiar a Liga Uberabense de Futebol, jogou os campeonatos de Várzea, que por sinal eram bem concorridos, pois em cada Bairro da cidade tinha um ou dois clubes de nível. Quem não se lembra dos times da Musical, aquele do Bilo Miranzi e Dionizio. Caçula do Zé Humberto, São Paulinho, onde jogava os irmãos e Waldez Gomes, Comendador Quintino de Rollemberg (Rolinha) e Eurico; Estados Unidos do Jair Mazola, Carlos Gomes da família Licursi, Vasquinho, Botafoguinho, União da Vila, Santos, Ponte Preta Curtume, Comercial, Cruzeirinho, Peiropolis, Santa Efigênia e tantos outros que brilhavam nas tardes de domingo nos campinhos esparramados pelos bairros da cidade. Mas notando bem este timaço do Santa Marta, campeão varzeano de 1962 e seguindo nome a nome a impressão que fica é de um time profissional. E tudo começa pelo diretor Zé Tavares. Na sequência vem o goleiro Marquinho, que pegava muito. Claudemiro foi outro bom jogador. Vem o Zé Inácio, excelente lateral que jogou profissional nos três clubes da cidade. Bombinha muita disposição. Carrapato, o nome diz tud marcava firme e jogava bem. Neném, este fez história no clube, como jogador, técnico e presidente, inclusive, o estádio do Santa Marta leva o seu nome: “Zonimo Ferreira”, o Nenenzão... Pelezinho foi famoso na época, batia com facilidade na redondinha. Capucho, outro nome que marcou época. Marambaia, que não é aquele que atuou no USC e Nacional. Coperna, “mordia” a bola. Magrinho, outro que fez parte da direção do clube. Agachados estã Mizael, rápido pelo setor direito. Depois vem o cracaço Jackson: este foi fora de serie; jogava muita bola, e esbanjava categoria: foi profissional e brilhou até mesmo no time do Cruzeiro. A sequência é com Criança, jogador de muita vontade; tem o famoso Zé Maria, que fez história no Santa Marta e no Fabricio. Zé Maria, pai do famoso Marcão, colecionador de títulos. O atacante Bodinho também apareceu bem no futebol varzeano e amador. Brasil fecha a histórica foto, que leva lembrança linda e cheia de felicidades. É a história do futebol de várzea.

Timaço varzeano do Santa Marta de 1962

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Coisas do apit

--- Segundo o melhor árbitro do interior de Minas Rogerio Gomes de Melo, a sorte dos árbitros de futebol é a de ter duas mães: A verdadeira é a que fica em casa...

Frase que ninguém nunca ouviu:

---“O trio de árbitros foi olhado com muito respeito pelos jogadores e torcedores...”

Na atual conjuntura do futebol do interior, é que tem clube que os jogadores fazem a preparação física correndo atrás do tesoureiro...

Karrapixo é apresentado a outra pessoa:

--- Você é de Juiz de Fora?

--- Sou não.

--- Então somos conterrâneos, pois eu também não sou...

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 39 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Gol de todo quanto é jeito está acontecendo na Copinha. Para quem estava com saudades de ver a rede balançar é só ligar a TV. A bola começa a rolar na hora do almoço e só para na hora de dormir. Nessa, os chamados “grandes” vêm superando nos duelos.

Na verdade, a Copinha vai começar a “pegar fogo” na próxima semana, quando os classificados da primeira fase começar a duelar no famoso “perdeu saiu”. Acredito que, a situação dos finalistas não vai fugir do normal, mas pelo jeito pode ter alguma zebra.

Mais uma novidade trazida de Portugal: o técnico Paulo Sousa contratado pelo Flamengo vai treinar o time e observar pelo telão, que inclusive já está instalado no “Ninho do Urubu”. Tecnologia está bem avançada para os estudos da bola. É esperar.

Barcelona resolveu emprestar o seu meio campista Philippe Coutinho para o Aston Villa. O sonho do Flamengo e de outros clubes em ter o futebol do craque fica para a próxima oportunidade. Vem a pergunta: Será que Coutinho queria voltar ao Brasil?

Quando a fase não é boa, a fila anda. O goleiro Alisson, titular da seleção Brasileira fica fora do top 3 de o melhor de 2021. Donnarumma, Mende e Neuer são escolhidos. Por outro lado, Vini Jr. desbancou Halland e Foden como o mais valioso da temporada.

Torcedor Nacional feliz, comemora o “chapéu” em cima do Uberaba SC. Para alguns amantes da camisa preta e branca, o alvinegro foi feliz nas contratações de Eurípedes Piu e Luizinho Vaz para cuidar do futebol da base, e quem sabe do profissional. Tacada certa.

Agora, o Colorado vai ter que correr atrás de outros profissionais para cuidar do Pré-Mirim ao Infantil. Acredito que, pela competência do José Antônio Ferreira, o Zezinho, os problemas não serão tantos. Djavan Moraes comanda o sub 17 e o sub 20.

Muitos torcedores perguntam, mas as respostas serão dadas de conformidade com o andamento da situação e propostas. A comissão técnica do USC será a mesma? Nessa eu acredito que pelo menos 90% devem permanecer para encarar o que vem por aí.

Voltando ao Nacional, não sei do pensamento do presidente Mário Hueb, mas o diretor Antônio Xixi Oliveira afirmou que pode até chover “canivete”, que o Nacional vai jogar a “Segundona”. O planejamento está em fase final, depois é só bater o carimbo.

Voltando ao Uberaba SC, quando a conversa passa a ser a respeito dos jogadores, acredito que, tirando a “molecada” que vai jogar o Sub 20, nenhum daqueles que participaram da conquista do bicampeonato, firmou compromisso com o clube.

Neste sábado (08), o programa “Toque de Primeira” apresentado na JM 95,5 tem como convidado o presidente campeão Rodrigo Alcino Vieira, começa meia hora mais ced às 11h30. Vamos falar e saber tudo sobre o Uberaba SC. Vai ser imperdível. TRAVA.

TA CONFECÇÕES – Há 25 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por