NO BICO DA CHANCA

Cheio de gíria e ginga, Carioca fez sucesso em Uberaba

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Roberto Moura - Ticha
Publicado em 11/11/2021 às 11:21Atualizado em 18/12/2022 às 16:43
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

Hoje a coluna fala de um craque de bola que nasceu no Rio de Janeiro em 1943, filho de Jair da Silva Fontes e Erenice Taveira Fontes. Ainda bem jovem, Gilson Taveira Fontes, mais conhecido como Carioca, chegou a Uberaba, com sotaque carioca e cheio de ginga, quis mostrar suas qualidades como jogador de futebol.

Foi logo naquele campinho do Ceres, que além de torto era cheio de cascalho, mas como os craques daquela época não se importavam com os defeitos dos “tapetes”, a categoria que fazia a diferença, Carioca começou a jogar no Amador do Produtos Ceres (saudades de um tempo maravilhoso). E sob o comando do Sr. Rui, que foi seu primeiro treinador. Depois foi trabalhar no Fabrício, lá estava o sargento Mor, Caetano Blancato. Nessa época, o Fabrício contava com o futebol dos irmãos Chiquinho, Zé Bode e Toniquinho. Como o futebol do Gilson Carioca começou a chamar atenção, isso na década de 60, o Independente de Ênio Veludo contratou os serviços do craque Carioca, que na verdade, ficou mais feliz do que “pinto no lixo”. Por lá só encontrou jogadores de nível superior com Marcenal, Perigo, Normandes, Cunha, Sapucaia, todos vindo do Uberaba SC para reforçar e dar poder ao time Cadete. Sem falar do jovem bom de bola Dedé, que mais tarde foi contratado para jogar no Botafogo de Mané Garrincha. Depois, Normandes, zagueiro de muita qualidade, foi vendido ao Atlético Mineiro. Sapucaia foi outro jogador que foi vestir a camisa do Galo. Ainda lembra que, quando menino, jogou no Cruzeirinho da Praça do Grupo, também conhecido como Comendador Quintino, treinado pelo grande Arroba. Quando profissional teve ótimos treinadores com Hector Roberto Grita. Depois vieram Loli, Tatão, Beta e Dema, este conhecido no clássico entre Merceana x Independente como “Tira Dema”. Por fim, voltou ao futebol amador defendendo as cores do bom time da Sodima, treinado por Abraão e Rubens Ciabotti. A foto mostra o timaç Cairo, Euripedes, Carlinhos, Pablinho, Moacir, Antonio Coli, Fernandinho, Vitor Hugo, Carmelito, Carioca e Paulo Luciano. Notável time do futebol amador da cidade. Como na outra foto a formação do bom time do Independente com: Normandes, Alaerte, Dedão, Belmar, Jarbas Cury, Netinho, Carioca, Nena, Walter, Zezinho e Zé Humberto. Tempos que valiam ouro. Agora é história e saudade. Gilson Taveira Fontes, é aposentado, trabalhou nos Correios, é casado com Creusa Teodoro Fontes e pai de dois filhos: Marco Aurélio e Alexandre Henrique. Marcou época.

Carioca no timaço do Independente

Carioca no bom time da Sodima

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Um desportista pergunta ao Karrapix

--- Karrapixo, você sabe tudo e bola, é verdade que o Makarrão já marcou gol de bicicleta?

--- Pura mentira. Nem andar de bicicleta ele sabe...

Cúmulo de Atletican

---- Casou se com uma mulher cruzeirense, mas com separação de clubes...

Torcedores tomam cerveja e trocam ideia no Bar Brasil:

--- Como fazer para o Paulo Henrique marcar gols em outras equipes?

--- Fácil; é só pendurar uma bandeira do Araguari atrás do gol do adversário...

Uma de português: - Manuel estava de sentinela. Lá pelas tantas da noite, viu um vulto e falou em tom autoritári

--- Quem vem lá?

--- É o Oficial de Dia, - respondeu.

Foi aí que Manuel deu um tiro no oficial e foi encará-l

--- Pensa que sou bobo? Nunca vi Oficial de Dia, à noite!

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

São Paulo e Flamengo mostraram muita categoria e habilidade no primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil Sub 17. Assistindo a partida, senti um futuro promissor. A molecada sabe jogar. Agora, é preciso saber aproveitar. Uma fortuna em campo.

Fiquei feliz com a vitória do Cruzeiro sobre o Brusque. A Raposa subiu mais um degrau e foge da zona da degola. A dificuldade que o time estrelado vem passando é coisa fora do normal. Jogadores, diretoria e comissão técnica, fazem da tripa o coração.

Ontem a Série “B” teve jogos importantes para quem está na parte de cima e aqueles que brigam para chegar. O Guarani jogou fora de casa; Goiás deve ter jogado tudo no duelo contra o Coritiba. O Vasco, em casa, jogou como favorito contra o lanterna Vitória.

Quem vem fazendo sucesso no Tênis, é a garota Daniela Di Romas, que mesmo com aquele frio na barriga, conseguiu o título da 2a Etapa Simples de Tênis. O sucesso acontece quando a vontade de vencer se junta com a capacidade. Parabéns, Dani!

Ontem foi dia da Série “A” pegar fogo com jogos emocionantes: O duelo mais emocionante foi entre Atlético x Corinthians; este balançou o emocional dos torcedores. Santos e Bragantino deve ter sido fritar peixe e linguiça no óleo bem quente.

O Palmeiras teve, diante do Atlético-GO, a oportunidade de avançar um pouco mais na tabela. Não sei se conseguiu. O Fortaleza foi outro que jogou tudo para ficar encostado no G4. América-MG e Internacional, mesmo fora de casa, entraram como favoritos.

Hoje a Série “B” tem dois jogos, inclusive com o líder Botafogo tentando seguir firme na ponta da tabela. Amanhã tem CSA, Guarani e Avaí segurando as pontas para não cair na tabela. Faltam poucas rodadas, quem não tiver bala na agulha, fica fora.

Hoje tem Flamengo no Maracanã. O duelo é contra o Bahia, que vem jogando bem. Na verdade, mesmo desfalcado, o time de Renato Gaúcho precisa melhorar o rendimento nas partidas. Parece que o esquema da coletividade abandonou o Mengo.

Basta uma vitória, hoje à noite contra a Colômbia para que a Seleção Brasileira carimbar de vez o passaporte para a Copa do Mundo no Catar. Certo de que não será um jogo fácil, mas caso o time de Tite tenha a mesma intensidade do jogo passado, vence.

O que mais vem trabalhando na Segundona do Mineiro é a maquininha de calcular. Nas chaves “A” e “C”, não tem nada definido, mas pelo que os jogos vêm apresentando, acredito que classificam três times de cada chave. Agora, é muito difícil apontar quem.

Uberaba SC treina hoje e amanhã, oportunidade de o técnico Bruno Barros definir, o esquema e maneira de time jogar contra o Araxá, sábado às 15h no Uberabão. A diretoria do Colorado espera pelo menos dois mil pagantes. Jogo vale a liderança.

TRAVA.

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso.

Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por