JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 05 de dezembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Carlos Roberto Moura - Ticha NO BICO DA CHANCA 30/10/2021


Continua depois da publicidade


Refrescando a memória do futebol com a turma do Azulão da década de 60

carlosticha@hotmail.com

 

Time do Independente

TOQUE DE PRIMEIRA

A foto que a coluna de hoje estampa estava na coluna que contou um pouco da história de Zezinho Magrela, foi através dela que recebi alguns e-mails e pedidos pelo WhatsApp para falar do pessoal que figura na foto. Alguns são lembrados e outros fugiram da memória dos amigos-torcedores. Mas, de qualquer forma, a coluna vai atender o pedido e lembrar para o amigo-leitor alguma coisa sobre cada jogador, que na época vestiram a camisa Azul Celeste, do Azulão do Bairro Yanque. A dúvida que tenho é exatamente essa: “ano 63, 64 ou 65?”. Foi no ano que Normandes, Zezinho e Paulo Prata foram transferidos do Nacional para o time Cadete. A foto, que antigamente era chamada de “retrato’, começa com Paulo Prata, lateral esquerdo, daqueles que não dava moleza, chegava junto e não dava espaço para nenhum ponta direita. Em seguida, vem o craque Zezinho, ótimo jogador, muita qualidade no desarme e passes; na verdade foi um jogador do nível superior, um médio volante que sabia jogar. Alaerte, lateral direito que chegou a jogar nos três times da cidade. Chegava com vontade e decisão. Normandes, jovem que começou no futebol do “Prado”, foi para o Nacional e depois brilhou no Independente. Não demorou muito, o Atlético de Tele Santana contratou o jovem zagueiro, que na verdade foi craque de bola e enfrentava qualquer atacante sem fazer força. Agora, na zaga central, aparece o grandalhão Jarbas Teles, que chegava junto e precisando, também dava seus “bicudos”. Foi o xerifão da zaga cadete. Agora vem o nosso goleiro, que mais 331 pessoas perguntaram “quem é este?”. É o Grande Julião, o guardião que jogou, principalmente no Fabrício e que fez parte deste time. Obs.: Julião era o único que batia faltas e pênaltis de letra. Marcinho foi o ponta direita desse time. Jogador prata da casa, driblava bem e cruzava com facilidade, foi bom jogador. Cilo é o meia direta, era como se chamava naquela época. Jogador que ajudava bastante. No comando de ataque aparece ele, que é meu grande amigo e jogava muita bola, só que era igual ao irmão Maurinho, inventava muito, principalmente usando as jogadas de calcanhar. Este é Marco Antônio, que foi um ótimo jogador. Na meia esquerda aparece Nena, este jogava muita bola, esbanjava categoria, driblava fácil e armava as jogadas do time. Foi excelente jogador. Lá na ponta esquerda tem o Vitor Celso, corria muito e sabia se posicionar; foi um atleta que fazia justiça nas suas escalações. Independente, time imortal de muita tradição. Tem história incríveis.

 

Normandes com a camisa do IAC ao lado do Djalma Santos

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Um padre alerta um bêbado:

--- Quando você morrer, vai parar no inferno, onde o fogo é eterno!

--- Oba! Obrigado seu padre.

O futebol moderno chegou na seguinte fase de visualidade, que um o corte de cabelo chama mais atenção do que a camisa do time... E as cenas de um jogador, depois de receber uma sarrafada, são mais espetaculares do que as cenas de cinematográficas...

Nesta época de fortes chuvas, ao estacionar seu carro, nunca confie nas arvores, elas são todas caras de pau...

Hoje tem briga de “cachorro grande” no Maracanã. Atlético enfrenta o Flamengo e vai mostrar para o Brasil e mundo o segredo de como os mineiros aprenderam a fazer bem-feito...           




Continua depois da publicidade


ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Torcedores do Flamengo começam a fazer comparações entre Rogerio Ceni e Renato Gaúcho. Na verdade, o rubro-negro perdeu a consistência defensiva, mas Ceni ganhou a Super Copa e um brasileiro. Renato até agora foi eliminado da Copa do Brasil.    

Que fase que estou atravessando como torcedor. USC a gente não sabe se vai. Cruzeiro é uma verdadeira sofrência; o time não consegue se encaixar e passa por grande aperto. Flamengo perdeu a qualidade defensiva o ataque esqueceu de como fazer gols.

Brasileirão da Série B a gente tem apenas uma quase certeza é a de que Coritiba e Botafogo estão perto da elite. O Goiás está bem próximo de chegar. Agora, o quarto clube é o Vasco da Gama, tem bom time, mas precisa ser avassalador. ´Vencer sempre.          

Vejam só: na Série “A”, o domínio pertence ao imbatível Atlético Mineiro, disparado na frente; Palmeiras é o segundo, pois conseguiu vitórias importantes; na terceira colocação o Bragantino que vem jogando com competência. Fortaleza fecha o G4 com méritos.   

Como todos os jogos são importantes, hoje tem prova de fogo para o Santos e Juventude encarando o Bahia. O América pode quebrar o encanto do Fortaleza. Agora, Flamengo e Atlético é o jogo, que o Brasil espera ver. Se a defesa do Mengo abrir...

Grêmio, mais uma vez vai jogar para se salvar, o duelo é contra o Palmeiras. Ceará espera pelo favorito Fluminense; o Morumbi vai ter momentos de emoção com São Paulo Internacional. Sport recebe o Atlético-GO. O Cuiabá quer derrubar o Bragantino.

A Funel arregaça as mangas, monta time de voleibol sub 21 e vai jogar a Liga Nacional da Série “C”. O Torneio vai de 2 a 6 de novembro. A estreia é contra o América; depois vem Cedobra e fecha a primeira fase jogando com a Usipa. É o saque.

A convocação feita pelo Tite para jogar contra Colômbia e Argentina não foi nada de impactante. O correto foi a de poupar os jogadores que estão envolvidos com seus clubes em jogos importantes pelo Brasileirão. Pelos nomes, a seleção vai estar forte.

A “Segundona” de Minas só tem jogos importantes e obriga os clubes a vencerem. Betis pode ser presa fácil para o Contagem: Santarritense contra Poços de Caldas é a briga pelo pódio. Araxá encara a Patrocinense acredito em jogo igual. Liderança em jogo.

América-TO na quarta colocação, pega o líder Manchester: bom duelo, este vai sacudir a peneira, o América precisa de vencer e vai para cima. Em Três Corações o Atlético vai deitar e rolar para cima do lanterna Figueirense e pode subir na tabela.

No Uberaba SC chegou a hora da verdade. Acabou a moleza, restam três partidas e a busca por vitórias começam esta tarde diante do Araguari. Jogo aparentemente fácil, mas no jogo, não se pode brincar com a sorte. Ingro e Luiz Eduardo devem estrear. TRAVA.         

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia