NO BICO DA CHANCA

Craques uberabenses que também brilhavam no Mato Grosso

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 15/10/2021 às 19:24Atualizado em 19/12/2022 às 01:46
Compartilhar

Na foto, timaço do Mixto com Ernani, Fabinho, Gilmar, Jairo e cia

TOQUE DE PRIMEIRA

Como muitos ex-jogadores, a coluna de hoje atravessa vários estados para chegar ao Mato Grosso, digo isso porque muitos craques do futebol uberabense foram felizes naquele estado e fizeram a felicidade dos torcedores dos clubes que jogaram os campeonatos locais e outras séries de brasileiros. Sinceramente, quando me deparo com uma foto de amigos e atletas que brilharam aqui como lá, me enche de orgulho e bate aquela saudade de ver todo este pessoal jogando aquela bola redondinha, enchia os olhos e emocionava os torcedores dos vários clubes por onde passaram. Nesta foto do Mixto de Cuiabá, timaço de 1980, tem quatro jogadores de Uberaba e um que jogou no Uberaba SC. Não digo nos dias de hoje, mas nunca um time havia montado uma equipe tão eficiente como esta. Na verdade, essa formação jogava por música e as conquistas eram conseguidas em vários sons musicais. Como todo bom time começa por um ótimo goleiro, na foto tem um que foi um gigante na meta: Ernani, que deste o início de sua carreira foi seguro; em todos os clubes que passou foi titular absoluto. Em seguida tem o lateral direito Gilmar, que sabia marcar e jogar com facilidade, além do mais, chutava forte. Jogou no IAC, USC, Uberlândia, Vasco da Gama, este fazia a diferença. Na outra lateral tem o Jairo, que foi craque no Independente, foi gigante no Nacional, brilhou no XV de Piracicaba e foi ídolo no Mixto. Tinha uma perna esquerda fantástica. E o Fabinho, gigante no meio campo, este ditava as regras do jog marcava, orientava, passava e ainda fazia uns golzinhos. Foi um verdadeiro craque, que naquela época, quem jogava no meio tinha de saber mais do que os outros. Agora, aposentado, mora em Cuiabá. Complementam o time bom de bola; Orlando Fumaça, que botava fogo no jogo. Miro sempre atento ao esquema. Na linha dos agachados, tem Marcinho, que foi bom de bola. Tostão que ainda brilhou no Cruzeiro. Bife sustentava a linha de frente da equipe. Ademar, atacante que sempre buscava o gol. Na ponta, tinha o Toninho Campos, que teve ótima passagem pelo Colorado e foi brilhar no Mixto, com conquistas de títulos. Na verdade, foi um time que fez o maior sucesso nos anos 80. Não podemos esquecer de citar o massagista Buchecha, que usava aquela “água benta” para reanimar e recuperar a moçada das pancadas dos adversários. Uberabenses fizeram e fazem sucesso pelo mundo a fora. Recordar é viver. Como é bom falar de você.

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

A bola toda humilhada, reconhece, e depois da partida contra o Uruguai fala para o Neymar:

--- Quando é que vou deixar de ser sua escrava?

Como dizia o saudoso comentarista Ramon Franco Rodrigues:

---Depois da goleada e show de bola que o Uruguai levou do Brasil na quinta-feira, os craques Gondim, Suárez e Cavani meteram a viola no saco e voltaram sem som...    

Em teste para cronista esportivo, o mediador do curso, David Augusto pediu ao Karrapixo que escrevesse uma composição sobre o futebol. Um minuto depois, Karrapixo entregou sua redaçã

--- Jogo adiado por motivo de chuva!

Um presidente de um grande clube dizia:

--- Em matéria de dinheiro estamos comendo o pão que o diabo amassou.

Foi aí que um presidente de um clube do interior respondeu:

--- E nos comemos o diabo amassado pelo pão...                   

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444. 

BOLA DE MEIA

 As Eliminatórias para a Copa do Catar começam a apresentar resultados inesperados, com a goleada da Bolívia sobre o Paraguai por 4 a 0. Incrível. É falta de equilíbrio das equipes do Chile, Colômbia e Peru são fatores que chegam a surpreender.

 Agora, a bola que a Seleção Brasileira apresentou contra o Uruguai mostrou a realidade do mundo do futebol. É jogar com intensidade, ser objetivo e mostrar o talento de cada atleta, que somando tudo, mostra o potencial dos brasileiros. Goleada marcou.

Na quinta-feira, com convidados tomando todo o espaço do famoso “Salão de Vidro” do UTC, a diretoria fez o lançamento do projeto Parque Aquático. Os trabalhos começam no próximo mês. Visando o futuro, o momento é de muito trabalho.           

 A Série “B” do Brasileirão continua com jogos pegados e sem a gente poder apontar esse ou aquele como favorito. CRB e Guarani foi um jogo bem disputado, como também, o duelo entre Goiás e CSA. Partidas em que o perdedor pode acabar perdendo o rumo.

 O duelo entre Vasco x Coritiba vai ser de arrepiar. O Cruz de Malta procura subir na tabela e tem time para isso. O Coxa é líder da competição, mas sabe que não pode falhar, pois a sequência vai ser de “levantar poeira”. Ninguém que chorar o “leite derramado”.

Agora, o que o desportista fica indignado é com a situação que deixaram o Cruzeiro. Atraso de seis meses no pagamento e jogadores e funcionários em greve. Até onde vai isso? Como vão conseguir dinheiro? Os responsáveis serão punidos? Sei não.    

Por outro lado, o Brasileirão da Série “A”, que tem o Galo no topo do poleiro. A cada rodada tem aflição dos torcedores de outras equipes. Do segundo ao quinto colocado, quem perder vai ficando mais distante do sonho da Libertadores. O título é do Galo.

Cada rodada a importância tem uma crescente: Fluminense tem compromisso delicado; Palmeiras e Internacional é tudo ou nada. Bragantino é outro que embalou. Grêmio, Sport, Bahia e Santos sofrem. Flamengo e Palmeiras não podem nem piscar

Mais decisão de sequência tem o Uberlândia esta tarde em partida pela Serie “D”, diante da Aparecidense. Como o Verdão sempre joga bem fora de casa, Chiquinho Lima confia em seus atletas e no esquema que foi implantado para partida de hoje em Goiás.

 A rodada de hoje, que abre o segundo turno da “Segundona” tem jogos de suma importância que podem mexer na classificação. No Grupo B, o USC por ficar de folga pode até perder a liderança. Inter de Minas e Patrocinense é partida que promete muito.

O Colorado fica de folga, mas prestando atenção e torcendo como nunca por uma derrota do Araxá e um empate entre Inter de Minas e Patrocinense. Resultados que podem até acontecer, mas acho difícil o Araguari bater no Ganso. Quem sabe? TRAVA.         

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por