NO BICO DA CHANCA

Lembranças do Uberaba SC de 1917

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 29/09/2021 às 15:26Atualizado em 18/12/2022 às 16:16
Compartilhar

Time da época de 1917

TOQUE DE PRIMEIRA

Hoje a coluna foi no fundo do Baú para trazer uma lembrança, praticamente do primeiro time do Uberaba SC. O ano foi o 1917, no início daquela pandemia que tirou a vida de muitas pessoas pelo mundo afora. A postagem da foto de hoje é daquela formação inicial do Colorado que venceu o troféu “La Amarulla”. Época que jogar futebol era mesmo para quem sabia, mas o “bicudo” também comia solto. Na partida no campo da Misericórdia, no 25 de dezembro de 2017, vejam só, em pleno Natal, o Uberaba SC, com gols de Aristides, José Ribeiro e Targino, contra um de Alderico, venceu o Araguary (Americano) por 3 a 1 e ficou com a Taça da competição. A arbitragem foi de Ricardo Fonseca. Nesta partida, que chamou atenção dos desportistas da cidade, o campo lotou e chegou até balançar a pequena arquibancada de madeira que foi construída para conforto dos torcedores. Este jogo só aconteceu, depois que a equipe do USC passou vários meses se preparando para entrar em campo. A torcida, apreensiva, aguardava com a maior ansiedade, inclusive a jovem da época, Dona Maria Cândida, super apaixonada pelo clube: hoje ela soma 105 anos de idade. A partida também fazia parte da inauguração do estádi “Campo da Misericórdia”, construído com terreno arrendado, junto a Santa Casa da Misericórdia. Bola de capotão criada pelo chinês Fu-Hi levou seus primeiros chutes e cabeças dos seguintes craques daquele momento históric UBERABA SC: Aladino; Macário e Gama Neto; Betelo; Satyro (foi casado com minha tia Augusta) e Waldemar Junqueira; Targino; José Ribeiro; Olavo; Aristides e Mário Junqueira. ARAGUARY: Ernesto; Machado e Pinho. Dante; Celso e Aristides; Alderico; Mário; Jeová; Luís e Djalma. Sem confirmação exata, falam que o primeiro da foto, de terno branco é o Rigoleto Di Martino. História que não se apaga.

A bola do jogo

  Dona Maria Candida, torcedora símbolo de 105 anos de idade

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Karrapixo se levanta às 5 da manhã, espreguiça e desabafa:

Como é bom passar dos sessenta anos e perceber que seu corpo ainda é desejad Obrigado pernilongo...

Essa é de um zagueiro, ex-presidiário, que voltou ao futebol e na primeira dividida com um atacante mostrou os cravos e ameaçou:  

--- A bola ou vida...?    

Jogador pergunta ao árbitr

--- Seu árbitro, que falta você apitou?

--- Isso é lá pergunta que se faça?

--- Desculpe: pensei que você soubesse.

Qual é a moral da história? Um revólver estar em cima de um saco de cimento?

--- Só pode ser cimento armado...                     

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Todos os desportistas sabem que no futebol nem sempre o melhor time ganha sempre e pode até perder para o mais fraco. Mas na verdade, a torcida do Atlético não imaginária que mais uma vez fosse eliminado dentro de casa. Galo entortou o bico.

Não quero com isso dizer que o Palmeiras é mais fraco, só que o Atlético atravessa uma fase incrível e jogando um futebol coletivo e agressivo. Naquele momento, o time de Abel Ferreira soube jogar e aproveitou aquela “brecha”. Sem dúvida, foi emocionante.

Ontem foi a vez de o Flamengo enfrentar “barra pesada”. O duelo no Equador contra o Barcelona foi de emoção e oportunidades. Tomara que o Mengão tenha passado. Como, também o Bragantino foi ao Paraguai dar de cara com o Libertad. Bastava empatar.            

O Democrata de Governador Valadares está de volta à elite do Mineiro. A Pantera venceu o Nacional de Muriaé e de maneira antecipada está de volta. A outra vaga está de colher para o Villa Nova, que só não chega ao acesso, caso a ZEBRA for gigante.

Ontem o Cruzeiro teve uma parada torta diante do Guarani em Campinas. Jogo foi corrido e bem disputado. Por outro lado, em Salvador, acredito que o Botafogo deve ter jantado uma “sopa de minhocas”. Pura moleza, o Vitória não vem bem na competição.

Cronistas esportivos que acompanharam a partida entre Atlético e Palmeiras acham que o gol do Palmeiras, invasão dos reservas deveria ser anulado. Tudo bem, é errado, mas entraram no campo de jogo depois que o gol foi marcado. É o orgasmo do futebol.    

Mesmo sendo eliminado da final da Libertadores, ainda aponto o Atlético como o melhor time da atualidade do futebol brasileiro. Como vou citar o goleiro Everton como o grande nome da partida. Outro que brilhou foi a força e raça do Felipe Melo.  

A matemática do Brasileiro da Série “A” está bem apertada. O Atlético está disparado e dificilmente será alcançado soma 46 pontos; o segundo colocado, Palmeiras tem 38. Já o sexto colocado já alcançou a marca de 33 pontos. Está bem ajustado.

A direção do Uberaba SC mandou imprimir 500 carnês para facilitar descontos para os torcedores. Cada um tem três ingressos e custa R$ 100. O bilhete individual, cobrado na bilheteria do estádio terá custo de R$ 40. Os carnês já estão sendo vendidos.

A delegação do Uberaba SC viaja nesta sexta-feira à 7h da manhã e almoça na cidade de Itaúna. Depois faz um treino leve de desintoxicação, descanso, jantar, cama e concentração para o duelo de sábado, às 9h no estádio “José Flavio de Carvalho”.

O volante Márcio e o atacante Paulo Henrique que já estrearam, vão estar com os novatos: William Mococa, Douglas Pelé e Stuart, que se juntarão ao técnico Bruno Barros para conseguir importante vitória contra o Inter de Minas. É ter “bala na agulha. TRAVA.         

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por